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Dançar e artes marciais ajudam à sair do sedentarismo (01/06) DICA DE SAÚDE – Junho 2011 Dançar e praticar artes marciais, podem ser igualmente eficientes.

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1 Dançar e artes marciais ajudam à sair do sedentarismo (01/06) DICA DE SAÚDE – Junho 2011 Dançar e praticar artes marciais, podem ser igualmente eficientes na melhora da sua capacidade aeróbica e do seu tônus muscular, com a vantagem de ser atividades mais divertidas e mais fáceis de você permanecer realizando. Melhor que só se exercitar é colocar o cérebro para malhar também. Por exemplo, acertar o passo na salsa ou tentar acerta um golfe ou kung fu requerem coordenação motora, equilíbrio e noção de espaço. Deste modo, essas opções exigem que seu corpo assuma diferentes posições, além de ser um forte estímulo mental. Fonte: Revista WomensHealth, Maio/2009.

2 Abraço gera bem-estar, conforte e combate o estresse (08/06) DICA DE SAÚDE – Junho 2011 Está para ser criado gesto tão significativo quanto o abraço. Ao mesmo tempo em que conforta e protege, ele proporciona uma sensação prazerosa a quem envolve e é envolvido. O ato ativa as regiões temporais e frontais do cérebro, que são ligadas ao prazer. Segundo a neurologista Sonia Brucki, da Associação Brasileira de Neurologia, o abraço faz com que o cérebro libere dopamina e serotonina, hormônios do prazer. "Você estabelece uma empatia com a pessoa, percebe o sentimento dele. Isso dá uma sensação prazerosa". O abraço também é uma ótima alternativa para sanar o grande mal moderno: o estresse. Estudo realizado pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, indica que abraçar diminui os níveis de cortisol e a norepinefrina, hormônios relacionados ao estresse, além de diminuir a pressão sanguínea, o que previne doenças cardíacas. O aumento da taxa de uma substância chamada oxitocina também é notável. Quanto mais oxitocina o cérebro libera, mais a pessoa quer ser tocada e menos estressada ela fica: ou seja, quanto mais abraçada ela é, mais ela deseja ser abraçada. Portanto, embora não combata diretamente as causas do estresse - sejam elas vindas de problemas familiares, do trabalho, entre outras -, o abraço acolhe a pessoa de tal forma que pode melhorar, e muito, a disposição e a maneira de encarar os problemas. Fonte: sobresites.com/educacaofisica

3 Você já ouviu falar em Neuróbica (15/06) DICA DE SAÚDE – Junho 2011 Quem foi que disse que o cérebro não precisa de exercícios para se manter ativo? Se o nosso corpo necessita de malhação para ficar sempre em ordem e cheio de disposição, por que com a mente seria diferente? O cérebro também vai perdendo sua capacidade produtiva ao longo dos anos e, se não for treinado com exercícios, pode falhar. A teoria de Katz é baseada no argumento de que, tal como o corpo, para se desenvolver de forma equilibrada e plena, a mente também precisa ser treinada, estimulada e desenvolvida. É comum não prestamos atenção naquilo que fazemos de forma mecânica, por isso costumamos esquecer das ações que executamos pouco tempo depois. A neuróbica consiste na inversão da ordem de alguns movimentos comuns em nosso dia a dia, alterando nossa forma de percepção, sem, contudo, ter que modificar nossa rotina. O objetivo é executar de forma consciente as ações que levam à reações emocionais e cerebrais. 5 dicas para começar a deixar seu cérebro afiado: 1. Vista-se de olhos fechados; 2. Veja as horas através de um espelho; 3. Escreva ou escove os dentes utilizando a mão esquerda - ou a direita, se for canhoto; 4. Ao ler uma palavra pense em outras cinco que começam com a mesma letra; 5.Troque o mouse do computador de lado. A melhor maneira de manter a memória em dia é cuidar da saúde, por isso é importante evitar cigarro e bebidas alcoólicas, seguir uma dieta equilibrada, praticar exercícios e exercitar o cérebro. Fonte: Corpo e Saúde

4 Exercícios físicos no frio (22/06) DICA DE SAÚDE – Junho 2011 Durante o frio que predomina no inverno, é natural não encontrarmos disposição para realizar exercícios físicos, isso porque a baixa temperatura motiva a preguiça. No entanto, é através dos movimentos aeróbicos que podemos aquecer o corpo e também trabalhar toda a musculatura. Basta ter um pouco de força de força de vontade para não se render ao sedentarismo, então comece praticando atividades simples como uma caminhada e estimule o melhor funcionamento do seu metabolismo através disso. A prática de exercícios físicos durante o inverno proporciona calor ao corpo e também promove bem-estar, mas você precisa aderir uma alimentação saudável para conseguir ter energia suficiente para tal atividade. Caso queira exercícios mais produtivos, escolha uma modalidade esportiva da sua preferência ou passe a freqüentar uma academia, clubes. Fonte: blogbrasil.com.br

5 Como manter a saúde da sua coluna (29/06) DICA DE POSTURA – Junho 2011 Fonte: msn.minhavida.com.br Para manter ou restabelecer a saúde da sua coluna, é necessário ter cuidados simples, mas que fazem toda a diferença. Dormir bem é importante para nossa saúde, de uma forma geral. Nosso corpo necessita de uma boa noite de sono para se recuperar do desgaste do dia-a-dia. E, para que haja uma boa reidratação de muitos órgãos, como os discos da nossa coluna, o sono é muito importante. Dormir de lado com um travesseiro entre as pernas alivia um pouco mais a tensão e permite um alinhamento mais suave de toda a coluna. Investir num colchão e num travesseiro que ajude neste alinhamento é muito importante e alivia a tensão no pescoço. Praticar atividade físicas ajuda a manter um bom peso, contribuindo para a queima de gordura. Uma pessoa acima do peso recebe mais sobrecarga, exigindo assim mais da sua coluna, incluindo os músculos, articulações, discos e ligamentos que compões esta estrutura. Manter-se hidratado auxilia a manter uma boa elasticidade e boa lubrificação do nosso corpo. A maior parte dele é composta por água, especialmente os nossos discos que ficam entre os ossos da nossa coluna. Uma boa postura previne contraturas musculares, dores lombares e cervicais, hérnias de disco, ciática, problemas nos punhos, entre tantos outros.


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