A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS MOVIMENTOS FEMINISTAS. Os movimentos feministas Origens Christine de Pizan escreveu La Cité des Dames (A Cidade das Mulheres), em 1405.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS MOVIMENTOS FEMINISTAS. Os movimentos feministas Origens Christine de Pizan escreveu La Cité des Dames (A Cidade das Mulheres), em 1405."— Transcrição da apresentação:

1 OS MOVIMENTOS FEMINISTAS

2 Os movimentos feministas Origens Christine de Pizan escreveu La Cité des Dames (A Cidade das Mulheres), em 1405.

3 Os movimentos feministas Origens François Poulain de la Barre escreveu, em 1673, De lÉgalité des Deux Sexes, Discours Physique et Moral où lon voit lImportance de se Défaire des Préjugés (Sobre a Igualdade dos Sexos).

4 Os movimentos feministas Origens Independência dos Estados Unidos da América (1776).

5 Os movimentos feministas Origens Revolução Francesa (1789).

6 Os movimentos feministas Outros contributos para o feminismo Mary Wollstonecraft ( ) Publicou Uma Reivindicação dos Direitos da Mulher. Defendeu que as mulheres devem ter a mesma educação e a mesma liberdade política que os homens. Jeanne Desirée ( ) Fundadora do jornal La Femme Libre. Socialistas utópicos como Saint -Simon ( ) e Charles Fourier ( ).

7 Os movimentos feministas Outros contributos para o feminismo John Stuart Mill ( ) defendeu na sua obra A Sujeição da Mulher que a diferença entre os sexos é uma construção social. Flora Tristan ( ) Feminista e revolucionária, foi considerada uma das grandes figuras do feminismo. Defendeu que as mulheres de todos os estratos sociais são oprimidas e argumentou que «todo o oprimido encontra um ser a oprimir, é a mulher; ela é a proletária do proletariado.»

8 Os movimentos feministas Primeira vaga do feminismo (a luta pelos direitos) As sufragistas Elizabeth Cady Stanton ( ) Liderou a equipa que redigiu a Declaração de Sentimentos de Seneca Falls, em 1848, marcando o início do Movimento Sufragista nos EUA. Neste defendia-se que as mulheres deveriam ter os mesmos direitos individuais que os homens brancos na esfera política, económica e doméstica. Várias sufragistas lutaram simultaneamente pelo voto para as mulheres e pela abolição da escravatura. Uma delas foi Sojourner Truth ( ).

9 Os movimentos feministas Emmeline Pankhurst ( ) Feminista mais radical, fundou em Inglaterra a Associação Social e Política das Mulheres, ou seja, o Movimento das Suffragettes, que continuava a lutar pelo direito de voto para as mulheres, mas através da acção directa. Primeira vaga do feminismo (a luta pelos direitos) As suffragettes Cartaz anti-suffragette.

10 Os movimentos feministas Primeira vaga do feminismo (a luta pelos direitos) Carolina Beatriz Ângelo ( ) Foi a primeira mulher a votar em Portugal e no Sul da Europa.

11 Os movimentos feministas Contributo para a segunda vaga do feminismo Feminismo radical (década de 1970) Simone de Beauvoir ( ) Publicou, em 1949, O Segundo Sexo, considerado um tratado feminista. Foi uma obra de referência do feminismo, tendo influenciado as feministas da segunda vaga.

12 Os movimentos feministas Cartaz contra a violência de género. Contributo para a segunda vaga do feminismo Feminismo radical (década de 1970)

13 Os movimentos feministas Terceira vaga do feminismo (décadas de 1980 e 1990) Abandono do conceito de patriarcado. Reconhecimento da diversidade das necessidades e experiências das mulheres. Abandono de situações únicas e universais. Desconstrução do sujeito mulher, baseado nas mulheres brancas de classe média. Surgimento de outras dimensões do feminismo como os feminismos negro e islâmico. Crítica ao existencialismo.

14 Os movimentos feministas Feminismo de agência ou de intervenção social Conceito de agência segundo A. Giddens: acção colectiva articulada com as agendas políticas. Integrar o público e o privado onde as estruturas de dominação e opressão sejam pensadas em termos de sexo, classe social, etnia, orientação sexual e região de origem. Considerar as mulheres como sujeito colectivo, aberto à diversidade de experiências e subjectividades. Ligação entre os estudos académicos e o activismo (participação nos movimentos sociais). Ligação a outros movimentos sociais (LGBT, anti-racista, defesa das(os) migrantes, ambientalista, etc.).

15 Os movimentos feministas FEMINISMO É O CONCEITO RADICAL QUE CONSIDERA QUE AS MULHERES SÃO PESSOAS.


Carregar ppt "OS MOVIMENTOS FEMINISTAS. Os movimentos feministas Origens Christine de Pizan escreveu La Cité des Dames (A Cidade das Mulheres), em 1405."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google