A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORMULAÇÃO DO PROBLEMA"— Transcrição da apresentação:

1 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
PROJETO DE PESQUISA FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

2 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Toda pesquisa começa com a identificação e a seleção de um tema. O tema pode surgir de diversas maneiras: pela necessidade de cumprir um requisito determinado; pela necessidade que o pesquisador tem de conhecer mais sobre um tema; pela necessidade de encontrar soluções concretas para determinados problemas.

3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
"Tematizar é selecionar e assumir um aspecto delimitado do assunto, um enfoque, um ângulo, uma abordagem mais restrita, mais concreta, menos genérica e abrangente". (LUCKESI).

4 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Fatores Internos Afetividade em relação a um tema ou alto grau de interesse pessoal; Tempo disponível para a realização do trabalho de pesquisa; O limite das capacidades do pesquisador em relação ao tema pretendido. Fatores Externos A significação do tema escolhido, sua novidade, sua oportunidade e seus valores acadêmicos e sociais.   O limite de tempo disponível para a conclusão do trabalho. O Material de consulta e dados necessários ao pesquisador.

5 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Para escolha do tema, o pesquisador pode lançar mão de algumas técnicas de delimitação dentro do assunto a ser pesquisado: Decomposição do assunto em partes; Delimitação de circunstâncias de tempo e espaço; Definição de termos; O tratamento a ser dado.

6 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Na escolha do tema devem ser considerados: viabilidade técnica; viabilidade política; viabilidade lógica; viabilidade financeira; características pessoais; aplicabilidade a uma determinada área; originalidade; utilidade e necessidade.

7 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Um problema de pesquisa é um problema que se pode “resolver” com conhecimentos e dados já disponíveis ou com aqueles factíveis de serem produzidos. Um problema de pesquisa não é um problema que se pode resolver pela intuição, pela tradição, pelo senso comum ou pela simples especulação. Um problema não merece uma pesquisa se não for um “verdadeiro” problema – um problema cuja compreensão forneça novos conhecimentos para o tratamento de questões a ele relacionadas.

8 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
De onde vêm os problemas de pesquisa? De nossas experiências (conhecimentos e valores); CONHECIMENTO Conhecimento de fatos brutos – não sofreram reflexão; Conhecimento de fatos construídos – generalizações resultantes do relacionamento de diversos fatos brutos (conceitos e teorias) * Conceito – categoria que estabelece um caso geral a partir de um conjunto de casos particulares aparentados por suas características essenciais. * Teoria – explicação geral de um conjunto de fenômenos; pode ser aplicada, em princípio, a todos os fenômenos semelhantes.

9 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
De onde vêm os problemas de pesquisa? De nossas experiências (conhecimentos e valores); VALORES São representações mentais, representações do que é bom, desejável, ideal, de como as coisas deveriam ser; preferências, inclinações para um estado considerado desejável. Nossos conhecimentos, fatuais, conceituais ou teóricos, ganham seu sentido por meio de nossos valores. Quadro de Referência: conjunto de conhecimentos e dos valores que influenciam o nosso modo de ver as coisas.

10 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Problemática e Problema Problemática – quadro no qual se situa a percepção de um problema; conjunto dos fatores que fazem com que o pesquisador compreenda um determinado problema. O Problema e sua solução em vista não passam da ponta de um iceberg ; A Problemática é a parte escondida. Tarefa do Pesquisador: desvendar a parte escondida.

11 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
A problemática pode ser considerada como a colocação do problema que se pretende resolver dentro de certo campo teórico e prático. Um mesmo tema (ou assunto) pode ser enquadrado em problemáticas diferentes. Ex. Parques Temáticos – este tema pode ser enquadrado em Administração, Economia, Psicologia, Lazer etc.

12 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
O “verdadeiro Problema” Qual a relação existente entre boas notas na Universidade e sucesso profissional? 2. Como a motivação para conhecer novos lugares influencia na escolha do destino? 3. Que estratégias de marketing podem ser adotadas para estimular a ocupação dos hotéis em épocas de baixa temporada? Qual o papel do turismólogo no segmento do turismo de saúde? Qual imagem do Brasil é “vendida” ao mercado norte- americano pela EMBRATUR?

13 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Questão não resolvida, objeto de discussão em qualquer área de domínio do conhecimento, passível de tratamento científico; Indagações sobre a natureza das coisas, causas e conseqüências; É uma questão complexa que envolve: - conhecimento do objeto; - estudo da literatura publicada e de documentos; - discussão com pessoas experientes no assunto.

14 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
O Problema deve ser: formulado em forma de pergunta; claro e preciso; empírico (diretamente observável; não envolver valores, mensurável); passível de solução; delimitado a uma dimensão viável.

15 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
“Formular é expressar de forma precisa, afirmar definida e sistematicamente.” Formulação: O que é o problema? Quais são os dados a ele relacionados? Quais são os pressupostos? Quais são os meios e técnicas de estudo? Quais são as relações lógicas implícitas? Que tipo de solução se deseja para o problema? Que tipo de comprovação se necessita? Por que se procura uma solução?

16 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Problemática Um dos ícones da cultura brasileira, responsável pela imagem do Brasil, lá fora, era Zé Carioca, uma criação da empresa de entretenimento Walt Disney, que mostra o carioca como malandro, que com pouco trabalho, muita música e dança, faz trapaças e leva vantagens sobre as pessoas. Nas histórias do personagem, ele prefere passar horas elaborando algum plano ou se dar bem e passar a perna nos outros sem nenhum esforço. Divulga uma imagem simplista de que todo carioca é malandro e não gosta de trabalhar. O personagem brasileiro é um papagaio verde, falastrão, simpático e malandro, vestido com fraque, guarda-chuva e chapéu de palha...

17 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Qual imagem do Brasil é “vendida” ao mercado norte- americanos pela EMBRATUR?

18 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
“Formular é expressar de forma precisa, afirmar definida e sistematicamente.” Formulação: Que aspecto tem? Está definido? Como? Está pressuposto? Em que base? É observável? É quantificável? É mensurável? De que modo? Em que consiste? Como é constituído?

19 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
“Formular é expressar de forma precisa, afirmar definida e sistematicamente.” Formulação: Onde se localiza? Quando ocorre? De que é feito? De que modo as partes constituintes estão inter-relacionadas?

20 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Situação Problemática Fatos Relações Explicações Verificações dos elementos pertinentes Formulação do Problema

21 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Formule problemas para os seguintes temas: A volta dos cassinos no Brasil Desenvolvimento do turismo em cemitérios Perfil dos turistas verdes Motivações do pequeno empreendedor do setor hoteleiro

22 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Reflexões: Por que esse problema merece uma pesquisa e que benefício pode-se esperar da pesquisa em relação à situação original? Já se pode vislumbrar o que seria desejável obter como explicação, compreensão, informações após se ter estudado o problema? Em outras palavras, você já tem em vista uma hipótese para ser explorada? Quais são, dentre os conhecimentos que possuo, os que me ajudaram a escolher meu problema? De que ordens são esses conhecimentos? São apenas factuais? Encontram-se aí conceitos, teorias, científicas ou não? Meus valores, ou seja, minha visão de mundo, minhas preferências por determinados estados da realidade, orientam minha escolha do problema? Como? Minhas experiências de vida tiveram alguma influência em minha escolha? Que parte de conhecimentos, de gosto, de valorização, de curiosidade etc., comportam e em que medida esses elementos entraram em jogo? Que tipo de motivação me influenciou (sem considerar o fato de dever fazer o trabalho!)?


Carregar ppt "FORMULAÇÃO DO PROBLEMA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google