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Programa de Trabalho 04 de outubro de h Abertura do Worshop

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Apresentação em tema: "Programa de Trabalho 04 de outubro de h Abertura do Worshop"— Transcrição da apresentação:

1 Programa de Trabalho 04 de outubro de 2001 14h Abertura do Worshop
14h 10min. Palestra Balizadora 14h 50min. Organização dos Grupos de Trabalho 15h Pausa para o Café 15h 15min. Trabalho dos GTs Coordenação Brainstorming Sistematização de propostas 17h Pausa para o Café 17h 15min. Relato dos Grupos e Consolidação da Proposta 18h Encerramento

2 INTELIGÊNCIA COMPETITIVA GESTÃO DO CONHECIMENTO
EM EMPRESAS INOVADORAS Carlos Alberto Schneider, Dr.-Ing. Superintendente Geral da CERTI Prof. do Dep. Eng. Mec. UFSC 04/10/2001

3 CENTROS DE REFERÊNCIA EM TECNOLOGIAS INOVADORAS
Fundação CENTROS DE REFERÊNCIA EM TECNOLOGIAS INOVADORAS CCUR - CONSELHO DE CURADORES SUPERINTENDÊNCIA GERAL Carlos Alberto Schneider SUPERINTENDÊNCIA DE TECNOLOGIA Marcelo Ferreira Guimarães SUPERINTENDÊNCIA DE NEGÓCIOS José Eduardo Azevedo Fiates CINg Centro de Inovação em Negócios CIPd Centro de Inovação em Produtos CMIp Centro de Metrologia e Inovação em Processos CELTA Centro para Laboração de Tecno- logias Avançadas Esta apresentação baseia-se nos estudos e práticas da equipe CINg, em particular de: Alexandre T. Ueno, Dea-IC Gabriela Fiates, Dra. Eng.

4 Sumário desta Apresentação Inovação Tecnológica - IT
Inteligência Competitiva - IC Gestão do Conhecimento - GC Conceitos Inserção nas Empresas Importância Desafios e Barreiras Uma abordagem prática Encaminhamento dos Trabalhos Workshop

5 X X Inovação Tecnológica INOVAÇÃO Invento Novidade
Produto / Serviço com características novas / diferenciadas relativas ao existente. X INOVAÇÃO

6 Inovação Tecnológica Inovação INCREMENTAL

7 Inovação Tecnológica Inovação RADICAL

8 Ciência, Tecnologia e Inovação CORRELAÇÃO
CIÊNCIA: (básica, aplicada) de processos de produtos tradicionais avançadas Química TECNOLOGIAS Matriz de Injeção Matemática Análise de Mercado Plástico Bioativo Medicina INOVAÇÃO Incremental Radical IDÉIA Prótese Cardíaca Aplicação Sistêmica de Tecnologias Produto no MERCADO Processo de Inovação Tecnológica

9 Inovação Tecnológica Empresa Inovadora Produto de Sucesso no Mercado
Processo de Inovação Tecnológica Gestão da Inovação (Rapidez máxima, Custo mínimo, Qualidade adequada) Produção e Controle de Qualidade Análise de Custos Planejamento de Processos Projeto de Confiabilidade Desenvolvimento e Projeto de Produção Ensaios Pesquisa Design Marketing Processos de Fabricação Normalização e Capacitação de Fornecedores Prototipagem Análise Técnica e Mercadológica Idéia/Invento Oportunidade Produto de Sucesso no Mercado RH - Recursos Humanos Capacitados, Criativos e Empreendedores. LABs - Infra-estrutura Laboratorial de Ensaios e Testes. INF - Informação Tecnológica e Mercadológica Sistematizada, ... INOVAÇÃO Incremental Radical

10 INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
Inteligência de Marketing Inteligência Estratégica Inteligência Empresarial Inteligência de Negócios Inteligência de Produto Inteligência Ambiental

11 Inteligência Competitiva
Papel Atuação Resultados A IC trabalha como um radar, Oportunidade ! Constitui um sistema de coleta, tratamento, análise e disseminação sistemática da informação estratégica para a organização viabilizando seu uso no processo decisório. Desastre ! orientado para monitorar, detectar e interpretar os sinais do ambiente relativos a organização. Tendências !

12 PROCESSO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
Ações Conclusões Prospecção Desenvolver e analisar novas opções de futuro, frente as mudanças de ambiente externo e concorrência. Antecipar mudanças externas e identificar oportunidades e ameaças. Reduzir incertezas do ambiente de negócio. Apoiar as decisões estratégicas e táticas da organização, através de informações analisadas do ambiente externo e avaliações de impacto das tendências tecnológicas nas áreas de negócio da empresa. .... Oportunidades Desastre Ambiente Externo a Organização Tendências PROCESSO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

13 Definindo as Variáveis Chaves e necessidade de informação
O Processo de Inteligência Competitiva Definindo as Variáveis Chaves e necessidade de informação Empregando as Informações na Solução de Problemas Planejamento Coordenação Recursos Competências PROCESSO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA produtos processos estratégias METODOL. INFORMAÇÃO PESSOAS FERRAMENTAS Gestão do Conhecimento Coleta Armazenamento Gestão de Info Utilização Decisores Métodos Usuários Especialistas Análise Validação e Geração de Produtos Gerando a Base de Conhecimento Disseminação Disponibilização da Informação para Decisão e Ação Transformando Informação em Inteligência Fontes: Adaptado de Herring, 1997 Kahaner, 1997 Tyson, 1998 Sawhney, 2001

14 CONHECIMENTO É orientar a organização de forma a melhor lidar com
Gestão do Conhecimento É orientar a organização de forma a melhor lidar com o bem mais valioso da nova economia: CONHECIMENTO

15 “A informação pura e simples não garante um diferencial competitivo.
Gestão do Conhecimento “A informação pura e simples não garante um diferencial competitivo. Para assegurar um lugar no futuro, a empresa precisa aprender a transformar as informações em conhecimento e empregá-lo para: obter novos produtos, diversificar mercados e encantar clientes”. (David Klein, 1998)

16 Inserção de IC&GC nas Empresas
Gestão do Conhecimento Inovação Tecnológica Inteligência Competitiva PRODUTOS INOVADORES E COMPETITIVOS Para a Empresa Sobreviver/Crescer é preciso Inovar ! A IC&GC são instrumentos facilitadores!

17 “ Exportar ou morrer ! ” INOVAR Inovação Tecnológica - Produtos
Presidente Fernando Henrique Cardoso em 24/08/2001 INOVAR - Produtos - Processos - Serviços

18 Inteligência Competitiva
O que acontece no Brasil Inovação Tecnológica Dificuldade nas médias e pequenas O salto para ser Inovadora Recursos Humanos capacitados Recursos Financeiros de Investimento Mudança de Cultura/Ambiente Inteligência Competitiva Fontes formais e informais disponíveis e acessíveis Muitas Iniciativas de “IC” desestruturadas nas organizações Tecnologias estão disponíveis e são de baixo custo, pouco aproveitadas Gestão do Conhecimento Raciocínio Sistêmico é Raro Dificuldades em criar uma cultura de compartilhamento Dificuldades para gerar, manter e utilizar a Memória Organizacional.

19 A importância para as Empresas Brasileiras
INTELIGÊNCIA COMPETITIVA Organizar e Sistematizar o volume de informação Utilizar as informações como vantagem p/ empresa Integrar aos processos internos Suporte ao PROCESSO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA GESTÃO DO CONHECIMENTO Gerando: produtos / serviços competitivos Transformar a informação em conhecimento capaz de gerar ação Integrar o conhecimento dos colaboradores na organização Gerar e gerir o conhecimento para aperfeiçoar os processos, produtos, serviços e estratégias.

20 Dispor e utilizar um sistema próprio auto suficiente
A prática de IC&GC nas EMPRESAS Dispor e utilizar um sistema próprio auto suficiente pode ser difícil para pequenas e médias empresas tradicionais Obter suporte junto a Centros de Inovação Tecnológica na forma de serviços terceirizados (consorciado ou não) serviços hoje praticamente inexistentes

21 Instituições de Suporte em C&T&I
O Processo de Inovação Suportado por Instituições de C&T&I Instituições de Suporte em C&T&I Informação Competitiva P&D de Tecnologias Laboratórios de Suporte Produto de Sucesso no Mercado Produção e Controle de Qualidade Análise de Custos Planejamento de Processos Projeto de Confiabilidade Desenvolvimento e Projeto de Produção Design Pesquisa Ensaios Marketing Processos de Fabricação Normalização e Capacitação de Fornecedores Prototipagem Análise Técnica e Mercadológica Processo de Inovação Tecnológica Gestão da Inovação (Rapidez máxima, Custo mínimo, Qualidade adequada) Idéia/Invento Oportunidade RH - Recursos Humanos Capacitados, Criativos e Empreendedores. LABs - Infra-estrutura Laboratorial de Ensaios e Testes. INF - Informação Tecnológica e Mercadológica Sistematizada, ... Empresa Inovadora

22 Exemplos do que se faz na CERTI
Suporte ao Desenvolvimento Rápido de Produtos para clientes empresariais Suporte ao desenvolvimento de empresas de base tecnológica para empresas das incubadoras CELTA e ALAVANKE Suporte gestão estratégica da Fundação CERTI ferramenta do Comitê Diretivo na sala de comando

23 Inovações para o Setor Bancário
Cliente: PROCOMP - São Paulo O Processo de Desenvolvimento de Produtos é análogo a linha de montagem da informação, consistindo num meio de converter idéias. Patterson, Marvin Hewllet Packard

24 Terminal Público de Internet
Inovação para a Sociedade da Informação Cliente: PROCOMP - São Paulo Ações de IC&GC no desenvolvimento: Patente Monitoramento Mercadológico Previsibilidade Tecnológica Prospecção Global de Produtos (kiosk) Estudo de comportamento dos modelos de negócios mundiais em terminais. Suporte a decisão/negócio Suporte ao desenvolvimento com ferramentas de IC&GC (SDS, e-PDP, Biblion, Web, ...) Vigilância Tecnológica Conceitos Inovadores Terminal Público de Internet

25 Inovação no Serviço de Incubação de Empresas
Cliente: CELTA e ALAVANKE Ações de IC&GC na Operação: Acompanhamento, avaliação e direcionamento estratégico das empresas Plataforma de Decisão Monitoração de ambiente Informações Externas pré-avaliadas Biblion: Estruturador do Conhecimento

26 IC&GC na Gestão Institucional
Ações de IC&GC na Operação: Sala de “Comando” – Decisões Sistema de Informações Gerenciais econômicas e produção Gestão de Portfólio da Instituição Ferramentas e Sistemas de Apoio a decisão Biblion, SDS, Quadro de Comando, Mapas Monitoração externa Tecnologia x Produto x Mercado x Ambiente Prospecção de novas oportunidades

27 Barreiras e Desafios para as Empresas Brasileiras
algumas Barreiras ... Pouca compreensão e disposição em investir em IC e GC Desconhecimento de metodologias de IC e GC Falta de Recursos Humanos Capacitados Pesquisa desenvolvida desvinculada / não flue para o mercado Falta de tradição e capacitação para ações tecnológicas cooperativas Escassez e falta de confiabilidade das informações alguns Desafios ... Estruturar uma sistemática Referência de IC&GC Desenvolver uma cultura de utilização balizada no Retorno de Investimento. Integrar os processos e todo capital intelectual da organização Balancear Pessoas x Informações x Tecnologias x Processos Desenvolver ações cooperativas em Clusters, Setores, Regiões.

28 Workshop Definir formas de implementação da Inteligência
Competitiva e Gestão do Conhecimento, como Instrumento de inovação, recomendando ações que gerem resultados de alto impacto no ambiente empresarial OBJETIVO Capacitação Recursos Humanos Implementação de metodologias de IC e GC no ambiente organizacional Fomento de Pesquisa e implementação GRUPOS DE TRABALHO ALTERNATIVAS DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA MELHORIA DA COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS UTILIZANDO IC&GC (PROJETO PILOTO) RESULTADO


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