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Alessandro Almeida | www.alessandroalmeida.com 1° Semestre de 2013.

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1 Alessandro Almeida | 1° Semestre de 2013

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3 Documento onde o negócio é descrito nos detalhes pertinentes aos objetivos que visa cumprir e ao público a quem é apresentado objetivos que visa cumprir... desde um estudo da viabilidade da ideia até a obtenção de recursos para iniciar o empreendimento

4 Pode ser um documento complexo... Plano de Marketing Análise do mercado, dos concorrentes, dos fornecedores e dos clientes Estratégia de Marketing Objetivos, produto, preço, distribuição, comunicação Plano Financeiro Investimentos iniciais, apuração dos resultados, fluxo de caixa, ponto de equilíbrio Produção e Operações Equipamentos Etc e com dezenas de páginas

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6 Talvez o modelo tradicional de Plano de Negócios fique obsoleto...

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8 Startup... Instituição humana projetada para criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza Um empreendimento

9 Em vez de lançar um produto totalmente acabado, a partir de um plano de negócios, a ideia é testar hipóteses, apresentando um produto mínimo viável aos stakeholders O foco é buscar um modelo de negócios adequado a partir da constante interação com o público-alvo

10 Um Modelo de Negócios descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de uma organização

11 Exemplos: Cauda Longa (Lulu.com) Grátis como modelo de negócio (Jornal Metro e Skype) Modelos de Negócio Aberto (P&G)

12 Os nove componentes

13 1. Segmentos de Clientes 2. Proposta de Valor 3. Canais 4. Relações com os Clientes 5. Fontes de Receita 6. Principais Recursos 7. Principais Atividades 8. Principais Parceiros 9. Estrutura de Custos

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15 Para quem estamos criando valor? Quem são nossos clientes mais importantes? Quais são os padrões de clientes?

16 Qual valor garantimos ao cliente? Quais problemas de nossos clientes estamos ajudando a resolver? Quais pacotes de produtos e serviços estamos oferecendo a cada segmento? Quais necessidades de clientes estamos satisfazendo? Qual o produto mínimo viável?

17 Através de quais canais os segmentos de clientes visados querem ser abordados? Como são abordados hoje por outras empresas? Quais funcionam melhor? Quais têm a melhor relação custo-benefício? De que maneira estão sendo integrados a rotinas de clientes?

18 Como conquistamos, mantemos e expandimos clientes? Quais relações já estabelecemos com os clientes? Como são integradas ao resto de nosso modelo de negócios? Qual é o seu custo?

19 Por qual benefício (valor) nossos clientes realmente estão dispostos a pagar? Por qual pagam atualmente? Qual é o modelo de precificação?

20 Quais são os principais recursos exigidos por nossas propostas de valor, canais de distribuição, relacionamento com os clientes e fontes de receita?

21 Quais são as principais atividades exigidas por nossas propostas de valor, canais de distribuição, relacionamento com os clientes e fontes de receita?

22 Quem são nossos principais parceiros e fornecedores? Quais recursos cruciais estamos adquirindo de nossos parceiros? Quais atividades cruciais nossos parceiros executam?

23 Quais os custos mais importantes inerentes a nosso modelo de negócios? Dentre os principais recursos, quais são os mais caros? Dentre as principais atividades, quais são as mais caras?

24 Permite a visualização dos nove componentes de um negócio em uma única página

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26 VALOR

27 EFICIÊN CIA

28 Construção colaborativa! Equipe Clientes Parceiros / Fornecedores Todos que puderem contribuir! Permite uma visão clara e rápida do modelo de negócios

29 A construção do Quadro pode ser tão trabalhosa quanto a criação de um Plano de Negócios, mas o processo é menos burocrático

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31 Referência:

32 Referência: iPod e iTunes Experiência musical diferenciada Marca desejada Custo da mudança Mercado de massa Lojas de revenda apple.com Lojas da Apple iTunes Receita substancial de hardware Receita marginal de música Pessoas Produção Marketing e vendas Design de hardware Marketing Pessoas Conteúdo e acordos Hardware do iPod Apple Software do iTunes Gravadoras Fabricantes de componentes

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34 Referências: e

35 Referências: e Nespresso Expresso de alto nível e qualidade de restaurante em casa Clube Nespresso Residências Nespresso Boutiques nespresso.com Call Center Revenda Principais receitas: Cápsulas Outras: Máquinas e Acessórios Fabricação Marketing Distribuição & Canais Marketing Produção Canais de distribuição Fábricas Marcas Patentes do sistema Fabricantes de máquinas de café Produtores de café Logística Empresas Pedido por correio

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38 Células de Estudo (2014) Promover a evolução cultural de crianças, jovens e adultos de comunidades carentes através da utilização de todos os recursos tecnológicos e pedagógicos disponíveis Adolescentes Crianças Adultos Famílias dos participantes do projeto Somente moradores de regiões periférias (avaliar indicador: IDH?) Escolas públicas (rede estadual) ONGs da região? Rede de empregos Encontro anual das células APLs e Cooperativas Principal: Doações (PF ou PJ) Venda de material didático (preço de custo) Material didático Ajuda de custo para os voluntários Criar material didático Promover os cursos e eventos Captação de recursos e voluntários Marca Voluntários Dinâmica inovadora Escolas Empresas ONGs Associações dos Bairros

39 Quadro do Modelo de Negócios

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