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Março 2010 O Futuro da Competição Grupo D. O Futuro da Competição - Grupo D Co-criação Índice.

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1 Março 2010 O Futuro da Competição Grupo D

2 O Futuro da Competição - Grupo D Co-criação Índice

3 O Futuro da Competição - Grupo D Co- criação Def.: é uma forma de inovação, a qual as pessoas fora da organização (fornecedores, clientes e colaboradores), associam-se ao negócio ou produto agregando inovação de valor.

4 O Futuro da Competição - Grupo D Mentalidade das Empresas x Consumidores Pontos de Interação P & D Logógistica Distribuição Call Centers Plataforma tecnológica CRM Canais Vendas ERPs Engenharia Marketing Fabricação Compras Desejos Fases da Vida Socialização Estilo de vida Esperanças Família Necessidades Estilos de Vida Expectativas Aspirações Educação Estilo de trabalho Comunidade Educação Privacidade

5 O Futuro da Competição - Grupo D Dimensões da escolha DART (diálogo, acesso, avaliação do risco e transparência) são os fundamentos da co-criação de valor 4 Dimensões de escolha –Múltiplos Canais –Escolhas –Transações –Relação preço -experiência

6 O Futuro da Competição - Grupo D Dimensões da escolha Escolhas Ford determinou escolhas por meio de padronização Personalização em Massa: enorme variedade de opções de produtos (oferece apenas o que se enquadra na cadeia de valor) Co-contrução das próprias experiências, atendendo à necessidades e desejos Oferecer outros canais Ambientes Virtuais e Físicos Necessário: gerenciar vários canais e garantir a qualidade da experiência Canais

7 O Futuro da Competição - Grupo D Dimensões da escolha Preço - experiência Organização: redução de custo Consumidor: desfrutar qualidade da experiência Necessidades dos consumidores em determinado tempo e contexto específico. Envolvem logística, informações e canais Heterogeneidade dos consumidores Transações

8 O Futuro da Competição - Grupo D Personalização da experiência O Whitney Museum permite que os freqüentadores coconstruam seus próprios significados pessoais dentro de um ambiente de experiências flexível Arte Artefatos Exposições Catálogos Multimídia Guias Pesquisa Presentes Web Comunidades RESULTADO: O visitante do museu é o protagonista.

9 O Futuro da Competição - Grupo D Marketing de Experiências Customização Tradicional Personalização da Experiência VISÃO Experiência centrada no produto/serviço Produtos modulares customizáveis Experiências personalizadas CUSTOMIZAÇÃO Produtos e serviços isolados Interações com ambiente de experiências Não há CLIENTE Segmento de mercado Segmento de um Experiência de um EXEMPLOS Dell OnStar Disney Personalização da experiência

10 O Futuro da Competição - Grupo D As 4 dimensões da experiência de co-criação Co-Criação da Experiência EVENTOS Base da experiência (o quê) Mudança de estado no espaço e tempo Podem ser desmembrados – ex. Variação de Ações ENVOLVIMENTO PESSOAL CONTEXTO DOS EVENTOSEXTRAÇÃO DE SIGNIFICADO Quando e onde aconteceu Dão significado à experiência Pode ser modelado por cada um Cada indivíduo se envolve de forma única com o evento Produtos e serviços mais interativos podem se transformar em canais de experiência. O evento pode resultar em significados muito pessoais Diferentes níveis de envolvimento

11 Março 2010 O Futuro da Competição Grupo D


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