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PSICOMOTRICIDADE “Acreditar no que se faz é a chave

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Apresentação em tema: "PSICOMOTRICIDADE “Acreditar no que se faz é a chave"— Transcrição da apresentação:

1 PSICOMOTRICIDADE “Acreditar no que se faz é a chave
1 PSICOMOTRICIDADE “Acreditar no que se faz é a chave mestra para o bom exito de qualquer atividade” Rosana Fachada 1

2 Do ato ao pensamento passando pelo sentimento
2 Do ato ao pensamento passando pelo sentimento Ao explorar ao reconhecer tudo que a cerca, a criança os vai interagindo: Multisensorialmente; Neurofuncionalmente, Edificando e Organizando a linguagem como o verdadeiro instrumento de expressão do pensamento e do sentimento. 2

3 Confirmando uma aprendizagem que emerge da Ação `a Emoção, do Ato
3 Confirmando uma aprendizagem que emerge da Ação `a Emoção, do Ato ao pensamento e do gesto `a palavra. 3

4 Aprendizagem: É um tipo particular de adaptação, consistindo numa alteração durável da resposta como consequência da prática. A aprendizagem requer condições básicas do organismo para que possa ocorrer. A aprendizagem é uma aquisição de competências devida à prática, mesmo que não se exprima numa melhor performance. 4

5 Estágio do Desenvolvimento Humano
5 Filogenia Peixe réptil; Mamífero; Primata; Ontogenia Feto- recém-nascido; 10 meses; 12-24 meses; Estágio do Desenvolvimento Humano Neuromotricidade- hipotonia axial; Hipertonia das extremidades; Reptacao ventral Tonico-Motricidade – Quadrupedia; Simetria Funcional; Bimanualidade. Sensório-motricidade- controle postural; seguranca gravitacional; Lateralizacao funcional; Independencia do Polegar. 5 5

6 Estágio do Desenvolvimento Humano
6 Filogenia/Ontogenia Homem - 6 anos; Homem- Adolescente Estágio do Desenvolvimento Humano Perceptivo-Motricidade- desenvolvimento da locomocao; dextralidade; assimetria funcional; Especializacao hemisferica, somatognosia Psicomotricidade- Desenvolvimento Práxico; melodia cinética; Planificacao Motora; Maturidade Sociomotora 6

7 SOCIOGENESE A estrutura do organismo não determina seu comportamento, sua ocorrência depende da interação entre o organismo que se comporta e seu ambiente... Só o organismo, sem a interação com o ambiente ou o contrario, é insuficiente para explicarmos qualquer comportamento e ou aprendizagem. 7

8 8 PSICOMOTRICIDADE “Ciência psicopedagógica que procura estudar o homem, através do corpo em movimento e entender todas as relações que ele faz consigo mesmo e com o mundo externo” S.B.P (Lapierre,1984) Rosana Fachada 8

9 CAMPO DE ATUAÇÃO EDUCAÇÃO- Psicomotricidade Funcional
9 CAMPO DE ATUAÇÃO EDUCAÇÃO- Psicomotricidade Funcional Psicomotricidade Relacional REEDUCAÇÃO TERAPIA Rosana Fachada 9

10 REEDUCAÇÃO PSICOMOTORA
1010 REEDUCAÇÃO PSICOMOTORA Le Camus ( apud - Guilmain, 1986) “ a três propósitos principais: reeducar a atividade tônica ( com exercícios de atitude, de equilíbrio e de mímica); melhorar a atividade de relação ( com exercícios de dissociação e de coordenação motora com apoio lúdico); desenvolver o controle motor ( com exercícios de inibição para os instáveis e de desinibição para os emotivos)” Rosana Fachada 10

11 1111 Educação Psicomotora Psicomotricidade Funcional: baseia-se no desenvolvimento psicomotriz a partir de bases teóricas de neuroanatomia funcional- processos de maturação. O desenvolvimento da sessão de psicomotricidade funcional é estruturado de forma que o aluno imite os modelos de exercícios pré-programados, dentro do S.P.H e as valências físicas, ajudando aos alunos que apresentavam dificuldades escolares ( disléxicos, disgráficos, agitados). Rosana Fachada 11

12 Aprendizagem Motora: Treinamento específico
12

13 Psicomotricidade Relacional
1313 Psicomotricidade Relacional Fundamenta-se nos aspectos psicanalíticos da relação adulto com a criança. Em psicomotricidade relacional a tarefa do psicomotricista é o de descobrir o tema sobre o qual o corpo está espontaneamente expressando. Utiliza-se do brincar como elemento motivador para a exteriorização corporal da criança, permitido o seu desenvolvimento e aprendizagem na medida que media a relação do brincar ( limites, interagindo, estimulando, criando) junto à criança. Rosana Fachada 13

14 1414 TERAPIA PSICOMOTORA Para Aucuturier e Lapierre ( 1977): “cabe ao terapeuta reconhecer na criança suas potencialidades e trabalhar com o que há de positivo na criança, partindo daquilo que ela faz espontaneamente, daquilo que sabe fazer, do que gosta de fazer” Necessita da disponibilidade corporal do psicomotricista, pois através da escuta ele modifica sua intervenção com a criança Rosana Fachada 14

15 1515 Aucouturier “ Quando falo de globalidade da criança, falo de respeitar sua senso-motricidade, sua sensorialidade, sua emocionalidade, sua sexualidade, tudo ao mesmo tempo, falo de respeitar a unidade de funcionamento da atividade motora, da afetividade e dos processos cognitivos; falo de respeitar o tempo da criança, sua maneira totalmente original de ser no mundo, de viver, de descobrir, de conhecê-lo, tudo simultaneamente” Rosana Fachada 15

16 O Desenvolvimento Humano
1616 O Desenvolvimento Humano Começa no 1º trimestre de gestação e termina aproximadamente aos 6 anos e meio de idade. Começa nos três meses de gestação e vai até os 6 anos e meio de Idade; Progride Verticalmente da medula até o encéfalo e depois a maturação é céfalo-caudal e próximo distal; Necessário a condição ótima da fisiologia; respeitando a Filogenia e a Ontogenia, observando a Sociogenia; O desenvolvimento final é no córtex, e é lateral, da esquerda para direita ou da direita para esquerda. Progride verticalmente através da medula espinhal e de todas as outras áreas até o córtex. O Córtex Humano Através do ciclo evolutivo Difere de animais que tem estrutura neuroanatômica do homem. O ser intelectual e comunicativo desenvolveu simultaneamente a lateralidade cerebral. A supremacia do homem está na especialização de função que se desenvolveu no uso do seu córtex. Rosana Fachada 16

17 O Desenvolvimento Humano
1717 O Desenvolvimento Humano Progride verticalmente até o córtex e se dirige na especialização hemisférica( D/E) Só o homem é capaz de: Ficar completamente ereto; Ver em três dimensões; Opor o polegar ao indicador; Escrever Falar; Ter a dominância Lateral: olho, mão pé. E ouvido; Pronar e supinar os braços. Rosana Fachada 17

18 ? ESTRUTURAÇÃO DESENVOLVIMENTO IDOSO ADULTO ADOLESCÊNCIA INFÂNCIA
1818 IDOSO ADULTO ESTRUTURAÇÃO ADOLESCÊNCIA MOVIMENTOS ESPECIALIZADOS INFÂNCIA H U M A N I Z A Ç Ã O S U J E I T O MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS CRIANÇA HUMANO MOVIMENTOS RUDIMENTARES ? ORGANISMO DESENVOLVIMENTO MOVIMENTOS REFLEXOS IMAGINAÇÃO DESEJO Rosana Fachada 18

19 Avaliação psicomotora e comportamental
1919 Dependência sensível às condições iniciais de vida Relação de interdependência com o meio Aparato biológico Biológica Sociogenia Avaliação psicomotora e comportamental Resultado Proposta de trabalho Reavaliação ia do comportamento  resultado dos fatores ambientais sobre os circuitos neurais em desenvolvimento Rosana Fachada 19

20 Perfil de Desenvolvimento
2020 Perfil de Desenvolvimento Rosana Fachada 20

21 2121 Reflexos FASE DOS MOVIMENTOS REFLEXOS = A partir da 8ª semana de vida intra-uterina até o 4º mês de nascimento, os movimentos que compõem o repertório motor do ser humano são de natureza predominantemente, reflexiva. Fotomotor; Babinsky; Moro; RTCA; Preensão; Sucção; 21

22 Inteligência Sensório - Motora
2222 Inteligência Sensório - Motora Integração dos analisadores e receptores sensoriais internos, periféricos e distais que nasce da interação da própria ação e da afetividade que vai introduzindo novos dados: Tônicos, vestibulares, proprioceptivos, posturais, táteis, cinestésicos, auditivos e visuais, que vão integrar as funções Receptivas em Expressivas. 22 22

23 Esta integração na prática é a maturação do Tronco
2323 Esta integração na prática é a maturação do Tronco Cerebral ( reflexos incondicionados em condicionados) em automatismos motores, gerando equilíbrio interoceptivo ( promove a segurança dos mov. rudimentares)para um equilíbrio Proprioceptivo ( aquisições da postura bípede) e por fim ao equilíbrio Externoceptivo ( mov. Fundamentais). 23 23

24 Estágios do desenvolvimento
2424 Estágios do desenvolvimento Reflexos 0/1 meses Sensório-motor- 2/18 meses Sensório Motor- 18/24 meses Reações circulares Primárias: Secundárias: Retem e conserva os instrumentos de ação Chupar o dedo Manipulação de Objetos Coordenações de ações na relação espaço-tempo Suga os objetos Diferenciação entre fins e meios(8/9) Relação diferenciada entre objeto e sujeito Egocentrismo corporal e total Visão descobre a mão- explorar os objetos Estruturas de categorização sensório-motora e tátil-cinestésica Não há noção de sujeito e objeto Noção de superfície corporal Inteligência prática Herança Biológica, tendências instintivas e primeiras emoções. Coordenação de esquemas secundários(11/12) Regulações afetivas elementares Domínio da locomoção e marcha Gesto como pré-linguagem Tentativas intencionais, descoberta de novos meios Prefiguração e descentralização corporal. O sujeito torna-se um objeto no meio dos outros 24

25 FASES DO DESENVOLVIMENTO SEGUNDO GALLAHUE
FASE DOS MOVIMENTOS RUDIMENTARES = De 1 a 2 anos de idade, são as primeiras formas de movimentos voluntários que permitem o controle postural, movimentos de manipulação e locomoção. FASE DOS MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS = De 2 a 7 anos de idade, a criança adquire uma série de movimentos que ampliam sua capacidade de atuação no ambiente. Nesta fase ela passa por mudanças graduais que podem leva-la a atingir formas de movimento bem eficientes e comparáveis à execução de movimentos do adulto. 2525 FASES DO DESENVOLVIMENTO SEGUNDO GALLAHUE 25

26 2626 De 1 a 7 meses Rosana Fachada 26

27 2727 De 8 a 15 meses Rosana Fachada 27

28 2828 Inteligência Sensório Motor Locomoção:reptar,gatinhar,andar,correr,saltar,saltitar,galopar,transpor,dançar. -Braquiação: pendurar,suspender,balançar-se, subir,descer,escalar Preensão:Agarrar,transportar, agrupar, manipular, manusear, bater, abrir e fechar,puxar e empurrar, juntar e afastar, compor e decompor, construir e destruir, encher e esvaziar, pinçar , atirar, lançar, apanhar, laçar, atar. 28

29 Inteligência Perceptivo-Motora
2929 Inteligência Perceptivo-Motora Maturação do Sistema Psicomotor Humano levando a criança aos 6 anos ao amadurecimento de suas relações sensórios-persceptivas, pronta desta forma para a próxima etapa do espiral: INTELIGÊNCIA SIMBÓLICA 29 29

30 Sistema Psicomotor Humano
3030 Tonicidade Equilíbrio Lateralização Noção do Corpo (somatognosia) Estruturação Espaço-Temporal Praxia Global Praxia Fina Rosana Fachada 30

31 3131 Rosana Fachada 31

32 3232 Rosana Fachada 32

33 3333 Rosana Fachada 33

34 3434 TONICIDADE TONICICIDADE EM LÚRIA - Alerta e de Vigilância que exige a mobilização de uma certa energia essencial `a ativação dos sistemas seletivos de conexão, sem os quais nenhuma atividade mental pode ser processada mantida e organizada. Aquisições Neuromusculares, conforto Tátil e integração de padrões motores antigravídicos ( 0 aos 12 meses) Rosana Fachada 34

35 3535 EQUILÍBRIO Para Lúria, só haverá a equilibração corporal se a manutenção cortical acompanhar o desenvolvimento da criança. Equilíbrio : “É a capacidade de manter-se sobre uma base reduzida de sustentação do corpo, através de uma combinação adequada de ações musculares e sob a influência de forças externas”. (Mello, 1980); As impressões : Labirínticas; Cinestésicas e as Visuais. Equilíbrio: Estático; Dinâmico e Recuperado. Rosana Fachada 35

36 3636 LATERALIDADE A dominância lateral é baseada em fatores neurológicos e sociais; Observar as tarefas que exijam força, precisão para saber a dominância de olho, ouvido, pé e mão; Lateralidade :Homogênia; Cruzada, Ambidestra; Influi na construção do Esquema Corporal e do Espaço Rosana Fachada 36

37 Desenvolvimento do Esquema
3737 Desenvolvimento do Esquema Corporal SOMATOGNOSIA ESQUEMA CORPORAL: VERBO TER ASPECTO NEUROLÓGICO; MEMÓRIA CURTA; ORGANISMO EXTERNO. IMAGEM CORPORAL: VERBO SER; ASPECTO PSICOLÓGICO; MEMÓRIA LONGA; ORGANISMO INTERNO 3 anos: primeiros desenhos do corpo humano, um círculo e duas linhas paralelas que descem; 4 anos: aparecimento de novos detalhes; 5 anos: aparecimento do tronco; 6 anos: membros mal articulados; 7 anos: membros com duplo contorno com diferenças entre os sexos; 8 anos: pescoço; 9 anos em diante melhor construção gráfica. Rosana Fachada 37

38 ESTRUTURAÇÃO ESPACIAL
3838 ESTRUTURAÇÃO ESPACIAL É A ORIENTAÇÃO E A ESTRUTURAÇÃO DO MUNDO EXTERIOR REFERINDO-SE AO SEU REFERNCIAL E DEPOIS A OUTROS OU PESSOAS EM POSIÇÃO ESTÁTICA OU EM MOVIMENTO; Conhecimento das noções; Orientação espacial; Organização espacial; Compreensão das relações. Rosana Fachada 38

39 3939 ORIENTAÇÃO TEMPORAL A capacidade de situar-se em função dos acontecimentos; Ordem e Sucessão; Duração dos Intervalos; Renovação cíclica de certos períodos; Rítmo Rosana Fachada 39

40 PRAXIAS Fina: Global: Macromotricidade
4040 PRAXIAS Fina: Micromotricidade Oromotricidade Grafomotricidade Independência ao equilíbrio e a Lateralidade; Repetir o gesto sem mudar a direção; Adaptação ao esforço muscular na relação sensório-motora: saber exatamente a Imagem do gesto Global: Macromotricidade Cinestésica, visual, tátil, labiríntico e vestibular que ocorre numa relação espaço temporal; Melhora o comando nervoso e refina o sistema sensorial e perceptivo. Rosana Fachada 40

41 ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL DO CÉREBRO (LURIA)
4141 4141 ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL DO CÉREBRO (LURIA) 1ª. UNIDADE: ATENÇÃO Tronco cerebral; - Cerebelo (ETC): substância reticulada (postura,sono,vigília) - Tálamo(comunicação), - Sistema límbico Organização Psicomotora de base: - Tonicidade (nascimento aos 12 meses). - Equilíbrio (12 meses aos 3 anos). - Parte da Lateralidade (2 anos aos 3 anos). Rosana Fachada

42 TRONCO CEREBRAL CEREBELO ATENÇÃO VIGILÂNCIA;
4242 4242 TRONCO CEREBRAL CEREBELO ATENÇÃO VIGILÂNCIA; INTEGRAÇÃO NEUROSSENSORIAL; INTEGRAÇÃO TÔNICA COORDENAÇÃO DE MOVIMENTOS AUTOMÁTICOS E VOLUNTÁRIOS;

43 -Zonas posteriores dos Hemisférios cerebrais:
4343 2ª. UNIDADE PROCESSAMENTO -Zonas posteriores dos Hemisférios cerebrais: Lobo Occipital (visão) Lobo Temporal (audição); Lobo Pariental (sensorial) com áreas: 1ª. Projeção(recebe via aferentes); 2ª. Associação(codificação e síntese); 3ª.Integração(co-trabalho dos anali- sadores) 4343 somatognosia; (3 anos aos 4 anos). estruturação espacial; estruturação temporal (4 anos aos 5 anos). Conexões áreas subcorticais; Sensoriais e motoras gerando o pensamento, a abstração e A memória Rosana Fachada

44 Lóbulo Occipital Lóbulo Temporal Integração Visual; Figura - Fundo;
4444 4444 Lóbulo Occipital Lóbulo Temporal Integração Visual; Figura - Fundo; Constância da Forma; Posicão no Espaço. Integração Auditiva; Discriminação e seguência de sons; Seguência de rítmos

45 Lóbulo Pariental Integração Somato- Sensorial; Somatognosia;
4545 4545 Lóbulo Pariental Integração Somato- Sensorial; Somatognosia; Espaço agido- espaço representado; Autotopognosia; Discriminação Tátil cinestésica; Gnosia tátil dos objetos e dos dedos.

46 Zonas anteriores dos hemisférios cerebrais: -Lobo Frontal
4646 4646 3ª. UNIDADE PLANIFICAÇÃO - Zonas anteriores dos hemisférios cerebrais: -Lobo Frontal -Pré Frontal (regulação e controle) - Praxia global (macromotricidade) (5 aos 6 anos). -Praxia Fina (micro,oro e grafo- Motricidade (6 aos 7 anos). Rosana Fachada

47 Lóbulo Frontal Estruturação Espaço-temporal; Praxia;
4747 4747 Lóbulo Frontal Estruturação Espaço-temporal; Praxia; Linguagem Expressiva; Planificação das ações e da Linguagem; Julgamento Social; Controle e Regulação exteroceptiva

48 OBRIGADA!!!!!! ROSANA FACHADA rosana.fachada@terra.com.br
4848 OBRIGADA!!!!!! ROSANA FACHADA Cel: Rosana Fachada 48


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