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EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS Prof. Msc. Rudy de Barros Ahrens www.rudybarros.com.br.

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1 EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS Prof. Msc. Rudy de Barros Ahrens

2 Evolução Histórica Administração Científica (1776 – 1910) F. Taylor, Adam Smith – foco na tarefa. - Especialização de trabalhadores manufatureiros, conceitos de controle. - Controle da produção e incentivos salariais. De 1850 – Fim da era agrícola, início da industrialização; -Revolução Industrial na Europa propicia concessão de alguns direitos aos operários.

3 Evolução Histórica Abordagem Estruturalista - De 1900 – 1910 – Teoria da Burocracia Abordagem humanística ( ) – Teoria das relações humanas -Elton Mayo - ênfase nas pessoas. Decorrências - motivação, liderança, comunicação, fadiga.

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5 ATIVIDADES DE RHCOMO ERAM REALIZADAS Planejamento de R.H.Os senhores de engenho - fazendeiros RecrutamentoNa chegada no porto, perseguição e caça SeleçãoSaúde Física, força braçal e dentes IntegraçãoFeita na viagem, no navio Registro na admissãoNa compra dos escravos Gestão de CargosTrabalho braçal – feitor – mucama para o trabalho da casa RemuneraçãoComida, moradia e roupas. BenefíciosSenzalas, alimentação básica e vestes sumárias; trabalhar na casa grande; direito às festas e e crenças. Planejamento de carreiraAscenção – Feitor, mucama, ajudante na casa grande. Avaliação do desempenhoSe negativo - castigos físicos, punições e agressões. Se positivo - trabalhar mais perto do senhor de engenho ou na casa grande. TreinamentoAdestramento para as tarefas LiderançasO mais obediente – feitor Higiene e SegurançaDireito às crenças - curandeirismo Controle de R.H.Contagem dos escravos, produção por dia; Substituição por fugas, doença ou morte COMPARATIVO DE ATIVIDADES DE RH E OS ESCRAVOS

6 INFLUÊNCIA DO CENÁRIO ATUAL NA ÁREA DE RH z Desaparecimento de profissões; z Instabilidade de trabalho; z Surgimento de novas profissões; z Fim do emprego; z Necessidade do trabalho intelectual; z Surgimento de novas formas de administrar o trabalho

7 DESAFIOS DO GESTOR DE RH GERÊNCIA DA COMPETITIVIDADE; GERÊNCIA DA COMPLEXIDADE; GERÊNCIA DA ADAPTABILIDADE; GERÊNCIA DE EQUIPES; GERÊNCIA DO APRENDIZADO; GERÊNCIA DA INCERTEZA.

8 ÁRVORE DAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DO RH observação comunicação persuasão companheirismo estratégia energia competitividade criatividade ambição otimismo sociabilidade decisão autocontrole persistência domínio

9 GESTÃO DE PESSOAS Gestão de Pessoas se baseia em três aspectos fundamentais: As pessoas como seres humanos; As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais; As pessoas como parceiros da organização.

10 É o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho. (CHIAVENATO, 2005) CONCEITO

11 QUEM DEVE TRABALHAR NA ORGANI- ZAÇÃO: O QUE AS PESSOAS DEVERÃO FAZER: COMO RECOM- PENSAR AS PESSOAS: COMO DESEN- VOLVER AS PESSOAS: COMO MANTER AS PESSOAS NO TRA- BALHO: COMO SABER O QUE FAZEM E O QUE SÃO: RECRUTA- MENTO SELEÇÃO DESENHO DE CARGOS AVALIA- ÇÃO DE DESEM- PENHO REMUNE- REÇÃO BENEFÍ- CIOS E SERVIÇOS TREINA- MENTO MUDANÇA COMUNI- CAÇÕES DISCIPLINA HIGIENE, SEGURANÇA QUALIDADE DE VIDA RELAÇÕES SINDICATOS BANCO DE DADOS SIG

12 PSICÓLOGOSPSICÓLOGOS SOCIÓLOGOSSOCIÓLOGOS ANALISTAS DE CARGOS E SAL.ANALISTAS DE CARGOS E SAL. ESTATÍSTICOSESTATÍSTICOS ASSISTENTES SOCIAISASSISTENTES SOCIAIS ESPECIALISTAS EM BENEFÍCIOSESPECIALISTAS EM BENEFÍCIOS INSTRUTORESINSTRUTORES ANALISTAS DE TREINAMENTOANALISTAS DE TREINAMENTO COMUNICADORESCOMUNICADORES ESPECIALISTAS EM QUALIDADE DE VIDAESPECIALISTAS EM QUALIDADE DE VIDA ENGENHEIRO DE SEGURANÇAENGENHEIRO DE SEGURANÇA ENFERMEIROSENFERMEIROS MÉDICOSMÉDICOS AUXILIARES DE PESSOALAUXILIARES DE PESSOAL ANALISTAS DE DISCIPLINAANALISTAS DE DISCIPLINA

13 MODERNA GESTÃO DE PESSOAS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS – SOBREVIVÊNCIA; – CRESCIMENTO SUSTENTADO; – LUCRATIVIDADE; – PRODUTIVIDADE; – QUALIDADE NOS PRODUTOS; – QUALIDADE NOS SERVIÇOS; – REDUÇÃO DE CUSTOS; – PARTICIPAÇÃO NO MERCADO; – NOVOS MERCADOS; – NOVOS CLIENTES; – COMPETITIVIDADE; – IMAGEM NO MERCADO. OBJETIVOS INDIVIDUAIS – MELHORES SALÁRIOS; – MELHORES BENEFÍCIOS; – ESTABILIDADE NO EMPREGO; – SEGURANÇA NO TRABALHO; – QVT; – SATISFAÇÃO NO TRABALHO; – CONSIDERAÇÃO E RESPEITO; – OPORT. DE CRESCIMENTO; – LIBERDADE PARA TRABALHAR; – LIDERANÇA LIBERAL; – ORGULHO DA ORGANIZAÇÃO.

14 OBJETIVOS DA GESTÃO DE PESSOAS Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão; Proporcionar competitividade à organização; Proporcionar à organização empregados bem treinados e bem motivados;

15 OBJETIVOS DA GESTÃO DE PESSOAS Aumentar a auto-atualização e a satisfação dos empregados no trabalho; Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho; Administrar a mudança; Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.

16 Empregados isolados nos cargos Horário rigidamente estabelecido Preocupação com normas e regras Subordinação ao chefe Fidelidade à organização Dependência da chefia Alienação com relação à organização Ênfase na especialização Executores de tarefas Ênfase nas destrezas manuais Mão-de-obra PESSOAS COMO RECURSOS

17 Pessoas como Parceiros Colaboradores agrupados em equipes Metas negociadas e compartilhadas Preocupação com resultados Atendimento e satisfação do cliente Vinculação à missão e à vida Interdependência entre colegas e equipes Participação e comprometimento Ênfase na ética e na responsabilidade Fornecedoras de atividade Ênfase no conhecimento Inteligência e talento

18 Prof. Genoveva – Adm. de Pessoas PARCEIROS DA ORGANIZAÇÃO CONTRIBUEM COM: ESPERAM RETORNOS DE: ACIONISTAS E INVESTIDORES CAPITAL DE RISCO, INVESTIMETNOS LUCROS E DIVIDENDOS, VALOR AGREGADO EMPREGADOS TRABALHO, ESFORÇO, CONHECIMENTO E HABILIDADES SALÁRIOS, BENEFÍCIOS, RETRIBUIÇOES E SATISFAÇÕES FORNECEDORES MATÉRIAS-PRIMAS, SERVIÇOS, INSUMOS, TECNOLOGIAS LUCROS E NOVOS NEGÓCIOS CLIENTES E CONSUMIDORES COMPRAS E AQUISIÇÃO DOS BENS E SERVIÇOS QUALIDADE, PREÇO, SATISFAÇÃO, VALOR AGREGADO

19 AGREGARAPLICAR RECOM- PENSAR DESEN- VOLVER MANTER MONITORAR

20 Prof. Genoveva – Adm. de Pessoas INFLUÊNCIAS AMBIENTAIS EXTERNAS Leis e Regulamentos Legais Leis e Regulamentos Legais Sindicatos Sindicatos Condições econômicas Condições econômicas Competitividade Competitividade Condições sociais e culturais Condições sociais e culturais

21 Prof. Genoveva – Adm. de Pessoas INFLUÊNCIAS AMBIENTAIS INTERNAS Missão organizacional Missão organizacional Visão, objetivos e estratégia Visão, objetivos e estratégia Cultura organizacional Cultura organizacional Natureza das tarefas Natureza das tarefas Estilo da liderança Estilo da liderança

22 Prof. Genoveva – Adm. de Pessoas RESULTADOS FINAIS DESEJÁVEIS Práticas éticas e socialmente responsáveis Produtos e serviços competitivos e de alta qualidade Qualidade de vida no trabalho

23 FUNÇÃO DE STAFF ÓRGÃO DE ARH Cuidar das políticas de RH Prestar assessoria e suporte Dar consultoria interna de RH Proporcionar serviços de RH Dar orientação de RH Cuidar da estratégia de RH RESPONSABILIDADE DE LINHA GESTOR DE PESSOAS Cuidar da sua equipe de pessoas Tomar decisões sobre subordinados Executar as ações de RH Cumprir metas de RH Alcançar resultados de RH Cuidar da tática e operações

24 Cada pessoa deve ter um e apenas um gerente PRINCÍPIO DA UNIDADE DE COMANDO:

25 MODELO CENTRALIZADO PESSOAS O órgão de RH centraliza todas as funções de Rh: recruta, seleciona, treina remunera, avalia, promove, desliga ou aposenta Tratamento genérico e igual para todos os funcionários: horários, salários, tarefas, regras iguais para todos. Regras estabelecidas pela média para todos. MODELO DESCENTRALIZADO PESSOAS Os gerentes assumem todas as responsabilidades sobre seus subordinados: recrutam, selecionam, treinam, remuneram, avaliam, promovem, desligam ou aposentam Tratamento específico e individual para cada funcionário: horários, salários, tarefas e metas específicas e individuais. Soluções sob medida para cada pessoa de acordo com suas diferenças individuais.

26 GERIR PESSOAS E COMPETÊNCIAS HUMANAS REPRESENTA HOJE UMA QUESTÃO ESTRATÉGICA PARA AS ORGANIZAÇÕES.

27 MODELOS DE GESTÃO DE PESSOAS

28 TAM

29 TETRA PAK

30 COCA COLA

31 EMBRAER


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