A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM AMBIENTES TELEMÁTICOS Grupo - Tema 4 Carla Juliana Mariana Carvalho Sinval Carvalho Thalis Rosa Débora Laurino Maçada Ana Vilma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM AMBIENTES TELEMÁTICOS Grupo - Tema 4 Carla Juliana Mariana Carvalho Sinval Carvalho Thalis Rosa Débora Laurino Maçada Ana Vilma."— Transcrição da apresentação:

1 APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM AMBIENTES TELEMÁTICOS Grupo - Tema 4 Carla Juliana Mariana Carvalho Sinval Carvalho Thalis Rosa Débora Laurino Maçada Ana Vilma Tijiboy

2 TELEMÁTICA é a COMUNICAÇÃO à distância de um conjunto de serviços INFORMÁTICOS fornecidos através de uma rede de TELECOMUNICAÇÕES. Telemática é o conjunto de tecnologias de transmissão de dados resultante da junção entre os recursos das telecomunicações (telefonia, satélite, cabo, fibras ópticas,etc.) e da informática (computadores, periféricos, softwares e sistemas de redes), que possibilitou o processamento, a compressão, o armazenamento e a comunicação de grandes quantidades de dados (nos formatos texto, imagem e som), em curto prazo de tempo, entre usuários localizados em qualquer ponto do planeta.

3 O objetivo do tema é apresentar uma crítica ao modelo de educação cooperativa nos ambientes telemáticos.

4 Evolução das tecnologias no campo da comunicação e informática. Transformação na forma das pessoas relacionar-se. A educação e as novas tecnologias. Mudança de paradigmas na educação.

5 Paradigma antigo Era Industrial Novo Paradigma Era Digital - da Informação ConhecimentoTransmissão do professor para o aluno Construção coletiva pelos estudantes e professor EstudantesPassivos, caixas vazias a serem preenchidas pelo conhecimento do professor. Recebem ordens Ativos, construtores, descobridores transformadores do conhecimento. Tomam decisões Objetivo do professor Classificar e selecionar os alunos Desenvolver os talentos dos alunos RelaçõesImpessoal entre estudantes e entre professor e estudante Pessoal entre os estudante e entre professor e estudantes ContextoAprendizagem competitiva, individualista. Informação limitada Aprendizagem cooperativa e equipes cooperativas de professores, infinidade de informação Concepção de Educador (pressupostos) Qualquer um pode ensinarEnsinar é complexo e requer considerável formação

6 Relações baseadas em cooperação Processo de interação social baseado nas novas tecnologias.

7 INTERAÇÃO SÍNCRONA Acontece em tempo real os componentes estão ligados em rede e comunicam-se em tempo real. Avó Neto

8 INTERAÇÃO ASSÍNCRONA Não acontece em tempo real, os componentes não necessariamente precisam estar ligados em rede. Como exemplo temos o .

9 I nteração um para um. A comunicação ocorre apenas entre dois indivíduos, podendo ser síncrona e assíncrona. Interação um para todos. A comunicação é feita de um usuário para vários receptores, podendo ser síncrona e assíncrona. Interação do tipo todos para todos. Neste tipo de comunicação todos se comunicam entre si, podendo ser síncrona e assíncrona.

10 Conceito de cooperação - é uma relação baseada na colaboração entre indivíduos ou organizações, no sentido de alcançar objetivos comuns.

11 Ensino ou Educação a Distância – EAD Impulso com o desenvolvimento da telemática. Aprendizagem em Ambientes Cooperativos na Internet elementos essenciais: Postura cooperativa Estrutura do Ambiente Funcionamento Heterárquico.

12 Postura Cooperativa deve derivar: Colaboração Tomada de decisão em grupo Reflexão individual/social Tolerância e convivência com as diferenças Consciência Social Construção de uma inteligência coletiva Ações conjuntas e coordenadas

13 Estrutura do Ambiente. É o elemento estrutural que permite o funcionamento do sistema cooperativo de ensino a distância. É composto pelo conjunto de tecnologias da telemática como redes, computadores, softwares, eletrônicos, etc.

14 Relações Heterárquicas no ambiente. Pressupõem uma relação dialógica de decisão não verticalizada, mas ordenada pela maioria. Essa é a melhor opção de trabalho nos ambientes virtuais, entretanto o grupo pode decidir adotar um estrutura de comando verticalizada.

15 Vantagens e desvantagens do ensino a distância via sistema de telemática? Qual o melhor sistema o presencial ou o virtual? O sistema virtual de educação - EAD é o modelo que formará o profissional do futuro? Vamos debater


Carregar ppt "APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM AMBIENTES TELEMÁTICOS Grupo - Tema 4 Carla Juliana Mariana Carvalho Sinval Carvalho Thalis Rosa Débora Laurino Maçada Ana Vilma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google