A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NÚMEROS COMPLEXOS ORIGEM E EVOLUÇÃO Por: Rosa Canelas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NÚMEROS COMPLEXOS ORIGEM E EVOLUÇÃO Por: Rosa Canelas."— Transcrição da apresentação:

1 NÚMEROS COMPLEXOS ORIGEM E EVOLUÇÃO Por: Rosa Canelas

2 NAS EQUAÇÕES DO 2º GRAU Os Babilónios em 1700 AC já conheciam regras para resolver equações do 2º grau. Os gregos demonstraram essas regras e conseguiram, por processos geométricos, obter raízes irracionais. Na Itália do século XV (1494) Luca Pacioli ensinou em verso a regra para resolver equações do 2º grau e afirma que não há regras para resolver as do 3º grau.

3 Cronologia I Nos séculos XVI e XVII ainda não eram considerados números os negativos e os irracionais. Menos ainda os números complexos.

4 NAS EQUAÇÕES DO 3º GRAU Scipione Ferro (cerca de 1515) descobriu uma regra para resolver as equações do 3º grau. Mas não publicou. Fiore desafia Tartaglia para uma disputa matemática onde inclui problemas do 3º grau. Tartaglia descobre uma fórmula e vence Fiore.

5 FÓRMULA DE CARDANO Cardano atrai Tartaglia a Milão e aí, mediante promessa de guardar segredo, Tartaglia, em verso, dá- lhe a fórmula mas não a demonstração. Em 1542, Cardano e Ferrari visitaram Bolonha e obtiveram de Della Nave permissão de examinar os manuscritos deixados por Ferro.

6 COMO SURGEM OS NÚMEROS COMPLEXOS? Os algebristas antigos (gregos, hindus e árabes) já tinham percebido o caso embaraçoso de b 2 -4ac ser negativo, mas sempre que isso acontecia os problemas não tinham solução. Mas é ao usarem a fórmula para resolver as equações do 3º grau que surgem, em passos intermédios raízes de números negativos em problemas com solução.

7 UM EXEMPLO Seja v o volume dum cubo de aresta x e v´ o de um paralelepípedo rectângulo cuja área da base é 3 e cuja altura é igual à aresta do cubo; determine x de modo tal que v = v´ + 1. Como v = x 3 e v´= 3x, o problema leva à equação x 3 = 3x +1.

8 RESOLVENDO O EXEMPLO Pela fórmula de Cardano: x = 3 ½ + - ¾ + 3 ½ - - ¾ A resolução depende do cálculo de – ¾, que não existe, mas o problema não é impossível.

9 POR QUE RAZÃO NÃO É IMPOSSÍVEL? Quando x é pequeno v é menor que v´+1, mas à medida que x aumenta, v aproxima-se de v´+1 e ultrapassa-o, logo deve haver uma solução para a equação x 3 = 3x+1. Observe a tabela ao lado. xv = x 3 v´+1=3x

10 Cronologia II Gaspar Wessel em 1797 faz a representação geométrica dos números complexos Jean Robert Argand em 1806 apresentou a mesma ideia que Wessel e ficou com o seu nome ligado ao plano complexo.

11 Cronologia III Em 1629 Girard utiliza o símbolo Em 1794 Euler usa o símbolo i pela 1ª vez. Em 1637 Descartes usa os termos real e imaginário. Em 1832 Gauss introduz a designação número complexo.

12 Número complexo Número complexo: Conjunto dos números complexos:


Carregar ppt "NÚMEROS COMPLEXOS ORIGEM E EVOLUÇÃO Por: Rosa Canelas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google