A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Camping Caixa de Salto em Altura CONTROLE DA CARGA DE TREINAMENTO NO ATLETISMO: O MODELO DE FOSTER Nelio Alfano Moura Confederação Brasileira de Atletismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Camping Caixa de Salto em Altura CONTROLE DA CARGA DE TREINAMENTO NO ATLETISMO: O MODELO DE FOSTER Nelio Alfano Moura Confederação Brasileira de Atletismo."— Transcrição da apresentação:

1 Camping Caixa de Salto em Altura CONTROLE DA CARGA DE TREINAMENTO NO ATLETISMO: O MODELO DE FOSTER Nelio Alfano Moura Confederação Brasileira de Atletismo Clube de Atletismo BM&F

2 Camping Caixa de Salto em Altura Características do Processo do Treinamento Desportivo OBJETIVOSISTÊMICO COMPLEXOLONGO PRAZO TREINAMENTO DESPORTIVO

3 Camping Caixa de Salto em Altura CONTROLE +ASPECTO FUNDAMENTAL DO PROCESSO DE TREINAMENTO BORIN & MOURA, 2006

4 Camping Caixa de Salto em Altura OBJETOS DE CONTROLE +Estado do atleta; +Cargas de treinamento; +Efeito do treinamento. VERKHOSHANSKY (1990)

5 Camping Caixa de Salto em Altura CONTROLE DO ESTADO DO ATLETA +Resultados de Competição (Tschiene) +Antropometria / Composição Corporal +Testes Motores (campo e laboratório) +Avaliação Técnica (Análises Qualitativas e Quantitativas) +Avaliação Médica e Psicológica +Medidas Bioquímicas

6 Camping Caixa de Salto em Altura CONTROLE DO ESTADO DO ATLETA – Composição Corporal

7 Camping Caixa de Salto em Altura CONTROLE DO EFEITO DO TREINAMENTO +Resultados de Competição (Tschiene) +Antropometria / Composição Corporal +Testes Motores (campo e laboratório) +Avaliação Técnica (Análises Qualitativas e Quantitativas) +Avaliação Médica e Psicológica +Medidas Bioquímicas

8 Camping Caixa de Salto em Altura CONTROLE DO EFEITO DO TREINAMENTO: Análise Qualitativa

9 Camping Caixa de Salto em Altura CONTROLE DO EFEITO DO TREINAMENTO: Análise Qualitativa

10 Camping Caixa de Salto em Altura CONTROLE DO EFEITO DO TREINAMENTO

11 Camping Caixa de Salto em Altura CONTROLE DA CARGA DE TREINAMENTO +Volume (km, reps., ton., h, etc.) +Intensidade (v, %, ?, ?) +Carga total (?, ?) +Carga interna (?, ?)

12 Camping Caixa de Salto em Altura Organização e Controle do Treinamento, ou... ??? Controle a longo prazo dos efeitos de esteróides anabólicos androgênicos sobre a performance competitiva e os resultados de testes motores de uma saltadora de distância (esquerda) e um decatleta (direita), membros da seleção nacional da antiga Alemanha Oriental. Reproduzido de FRANKE & BERENDONK, 1997.

13 Camping Caixa de Salto em Altura Evolução do Salto em Distância Feminino nos Campeonatos Mundiais

14 Camping Caixa de Salto em Altura Como Controlar Carga de Treinamento? +Dados referenciais (volume) publicados na literatura técnica: contaminados pelo uso em larga escala de substâncias proibidas até o final dos anos 80. +Medidas fidedignas da intensidade do treinamento: metodologicamente difícil, em treinamento multi-modal.

15 Camping Caixa de Salto em Altura Como Controlar Carga Interna? +Índice que represente a carga externa total de treinamento (associação do volume com a intensidade) ? +Qual impacto uma determinada carga externa tem sobre o organismo de cada atleta (carga interna)?

16 Camping Caixa de Salto em Altura Controle da Carga Interna de Treinamento (FOSTER, 1998; 2001) +Modelos de periodização: essencialmente quantitativos. +Poucos métodos fidedignos para quantificar a carga de treinamento. +Fundo: Volume do treinamento. +Provas de potência: controle do volume é inadequado, pois a intensidade é muito mais importante.

17 Camping Caixa de Salto em Altura Controle da Carga Interna de Treinamento (FOSTER, 1998; 2001) +Estudos com cavalos demonstram que variabilidade da carga, além de sua grandeza, contribui para explicar episódios deovertraining.

18 Camping Caixa de Salto em Altura Controle da Carga Interna de Treinamento (FOSTER, 1998) +Percepção Subjetiva do Esforço (BORG, Escala CR-10) +Duração da sessão de treinamento –Carga Interna –Monotonia da Carga –Demanda da Carga

19 Camping Caixa de Salto em Altura Controle da Carga Interna de Treinamento (FOSTER, 1998) SENSAÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO (BORG, 1987) 0Nenhum esforço (Repouso) 1Muito Fraco 2Fraco 3Moderado 4Um Pouco Forte 5Forte 6 7Muito Forte Esforço máximo

20 Camping Caixa de Salto em Altura Controle da Carga Interna de Treinamento (FOSTER, 1998)

21 Camping Caixa de Salto em Altura Controle da Carga Interna de Treinamento (FOSTER, 1998)

22 Camping Caixa de Salto em Altura Controle da Carga Interna de Treinamento (FOSTER, 1998) R individual: 0,7 a 0,9

23 Camping Caixa de Salto em Altura Limiar individual: identifica a maioria dos episódios infecciosos. Quadro I: Episódios infecciosos X Carga Quadro II: Episódios infecciosos X Monotonia Quadro III: Episódios infecciosos X Demanda da Carga.

24 Camping Caixa de Salto em Altura Manipulação da dinâmica semanal reduz o strain (demanda da carga), mesmo mantendo o valor total da carga de treinamento inalterado. Controle da Carga Interna de Treinamento (FOSTER, 1998)

25 Camping Caixa de Salto em Altura Controle da Carga Interna de Treinamento (FOSTER et al, 2001)

26 Camping Caixa de Salto em Altura Controle da Disposição Diário para o Treinamento SENSAÇÃO DE BEM ESTAR 0Muito, muito mal 1Muito mal 2Mal 3 4Um pouco mal 5 6Bem 7 8Muito bem 9Muito, muito bem 10Máximo bem estar

27 Camping Caixa de Salto em Altura Aplicação: Kauiza Moreira Venâncio

28 Camping Caixa de Salto em Altura Aplicação: Kauiza Moreira Venâncio

29 Camping Caixa de Salto em Altura Aplicação: Kauiza Moreira Venâncio

30 Camping Caixa de Salto em Altura Valores Limites (Sugestão) CargaMonotoniaStrainSBE 45002,070004,9

31 Camping Caixa de Salto em Altura Aplicação: Kauiza Moreira Venâncio

32 Camping Caixa de Salto em Altura Aplicação: Kauiza Moreira Venâncio

33 Camping Caixa de Salto em Altura Modelo de Foster +Método simples +Aplicável a treinamento multi- modal +Possibilita quantificação da intensidade +Fornece um índice único que representa a grandeza da carga (intensidade X duração da sessão)

34 Camping Caixa de Salto em Altura


Carregar ppt "Camping Caixa de Salto em Altura CONTROLE DA CARGA DE TREINAMENTO NO ATLETISMO: O MODELO DE FOSTER Nelio Alfano Moura Confederação Brasileira de Atletismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google