A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1. Sistema Digestório.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1. Sistema Digestório."— Transcrição da apresentação:

1 1. Sistema Digestório

2 O que comemos? Alimentos Estruturais Proteínas (cadeias de aminoácidos) Alimentos Energéticos Carboidratos (açúcares) Lipídios (óleos e gorduras) Alimentos Reguladores Vitaminas Vinte diferentes aminoácidos são necessários para a formação das nossas proteínas. Onze deles nós produzimos (não essenciais), nove não (essenciais). Vitaminas são dividi- das em hidrossolúveis (complexo B) e lipossolúveis (vitaminas A, D, E e K). Dentre os principais carboidratos temos o amido e a sacarose. Lipídios são qualificados pela saturação (por hi- drogênios), quanto mais saturado, mais sólido é o lipídio (gorduroso)

3 O trato digestório Tubo: Boca Faringe Esôfago Estômago Intestino delgado - Duodeno - Jejuno/íleo Intestino grosso - Cólon ascendente - Cólon transverso - Cólon descendente - Cólon sigmoide - Reto Ânus Anexos: Glândulas salivares Fígado Pâncreas O trato digestório compreende em um tubo muscular com aproximadamente 8m de comprimento com a função de degradar o alimento em componentes tão pequenos que sejam passíveis de serem absorvidos no intestino. O trato digestório compreende em um tubo muscular com aproximadamente 8m de comprimento com a função de degradar o alimento em componentes tão pequenos que sejam passíveis de serem absorvidos no intestino.

4 Boca e faringe Dentes (digestão mecânica) Saliva (digestão química) *Apenas os molares não aparecem na dentição de leite (decídua). PTIALINA (amilase salivar) degrada 40% do AMIDO MALTOSES Na boca é iniciada a digestão (química e mecânica) e na faringe (garganta) temos a deglutição, com auxílio da língua. pH neutro

5 Esôfago e estômago Esôfago:início dos movimentos peristálticos Estômago: PEPSINOGÊNIO (enzima inativa) degrada 40% das PROTEÍNAS pH pouco ácido HC (ativador) pH ± 3,0 PEPSINA (enzima ativa) PEPTÍDEOS Válvula cárdia Válvula pilórica Início do duodeno As células da mucosa estomacal secretam pepsinogênio e HC que permite a ativação da enzima para formação de pepsina. Além disso é liberado um muco glicoprotéico que protege a própria parede estomacal.

6 Intestino delgado É dividido em o duodeno e o jejuno/íleo. As mucosas do duodeno secretam bicarbonato, que neutraliza o pH Duodeno: a maior parte da digestão AMILASE PANCREÁTICA MONOSSA- CARÍDIOS TRIPSINA e QUIMOTRIPSINA LIPASE AMINO- ÁCIDOS NUCLEASE NUCLEO- TÍDEOS ÁCIDOS GRAXOS degrada MALTOSE degrada PEPTÍDEOS degrada DNA e RNA degrada LIPÍDIOS BILE (fígado ) emulsificador SUCO PANCREÁTICO Jejuno/íleo: absorção dos nutrientes (vitaminas não precisam ser digeridas para serem absorvidas) Microvilosidades

7 Intestino grosso Ânus Apêndice No intestino grosso ocorre a absorção de água. Ele é dividido em cólons: Ascendente Transverso Descendente Sigmóide e o reto Embora não seja digerida, a celulose é importante para a formação do bolo fecal e facilitação dos movimentos peristálticos. Ainda no intestino grosso, bactérias que formam a chamada flora intestinal realizam a digestão secundária. Embora não seja digerida, a celulose é importante para a formação do bolo fecal e facilitação dos movimentos peristálticos. Ainda no intestino grosso, bactérias que formam a chamada flora intestinal realizam a digestão secundária.

8 Orientações

9 1. Sistema Digestório


Carregar ppt "1. Sistema Digestório."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google