A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MENINOS/AS do TERCEIRO MILÊNIO Jovens ¿Crianças problemáticas ou talentosas?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MENINOS/AS do TERCEIRO MILÊNIO Jovens ¿Crianças problemáticas ou talentosas?"— Transcrição da apresentação:

1

2 MENINOS/AS do TERCEIRO MILÊNIO Jovens ¿Crianças problemáticas ou talentosas?

3 Mudanças surpreendentes nas crianças e jovens de hoje

4 ¿Quem são? ¿Quem são? Se refere a pessoas que apresentam talentos inatos excepcionais de maior percepção e sensibilidade nos âmbitos fisiológico, afetivo, emocional, conduta, ética, intelectual, social, psíquico e espiritual.

5 Características na conduta das crianças de hoje Em geral…

6 Têem muita energía São velozes e por isso se aborrecem facilmente São resistentes a autoridade Podem fazer várias coisas de uma vez Têem interesses precoces de ordem intelectual e/ou espiritual Podem ser muito teimosos Têem bom senso de humor.

7 São honestos e íntegros Podem se frustrar fácilmente São propensos a experiências extra-sensoriais Adoram a natureza Têem forte autoestima e autonomia Lhes encantam os computadores e tecnologia de ponta São criativos.

8 L As crianças de hoje são: Mais sensíveis e perceptivas sensíveis e perceptivasMais maduras madurasMais autônomas autônomas

9 Têem outras formas de ser e de aprender

10 John White, da Associação de Antropología Americana, dice: 1. Os meios convencionais da sociedade não lhes satisfazem 2. Se preocupam pela busca de novos meios de vida 3. Buscam uma cultura fundamentada em uma consciência mais elevada e uma sabedoria universal.

11 Em resumo se perfila uma nova humanidade que se caracteriza por: uma psicologia já modificada, baseada na expressão do sentimento, e não em sua repressão.

12 Resumo As crianças do Terceiro Milênio apresentam: Uma lógica multinível e multilateral Um sentido de identidade coletiva Capacidades psíquicas utilizadas com propósitos benevolentes e éticos.

13 Se trata de um processo global que concerne a toda a sociedade.

14 Um caleidoscópio de personalidades

15 GT Século XX 2007

16 GT = a Geração de Transição (1950) Nós, os adultos Crianças e jovens cujo SNV (Sistema Nervioso Central) está em processos de ajustes: déficit de atenção, hiperatividade, teflón, autistas, bi-polares.

17 G1 GT 2007 Século XX

18 G1 = primeira geração (1980) Pioneiros Desafiadores Precoces, rápidos.

19 G1 GT G Século XX

20 G2 = a segunda geração São mais tranquilos e pacíficos Possuem uma grande força interior Lideram dando exemplo Em geral, um pouco introvertidos São muito sensiveis.

21 G1 GT G2 G Século XX

22 G3 = a terceira geração São equilibrados São determinados Sabem o que querem.

23 G1 GT G2 G3 G4 G Século XX

24 Tendências da quarta e quinta geração Espiritualidade Consciência aguda Têem uma lógica multinível.

25 G6 G Século XX

26 G: significa geração ou ondas G1: primeira geração (a partir de 1980) Perfil inovador (extrovertido) Vontade - Pioneiro G2: segunda geração (a partir de 1995) Perfil hipersensivel (introvertido) Amor - Sabedoria G3: terceira geração (a partir de 2000) Perfil líder-criativo (inteligência intrapessoal e interpessoal) Inteligência ativa G4: quarta geração (a partir de 2002) Perfil multidimensional Harmonia, pontes, consciência expandida G5, G6, G7: quinta geração (a partir de 2006) Perfil de Inteligência universal

27 Para os profissionais da psicologia e psicopedagogia Temos um grande incentivo para estudar mais perfis e nos abrirmos as fabulosas características que apresentam as crianças que estão chegando, assim como o que significam para o futuro da humanidade e para nós próprios.

28 ? H. Direito Mudanças Ação Int. Emocional Int. Múltiplas APRENDIZAJEM H. Esquerdo

29 As crianças de hoje têem ADEPIx As crianças de hoje têem ADEPIx

30 Crianças de hoje apresentam ADEPIx A Auto-desenvolvimento D Uma sincronização natural do hemisfério direito e esquerdo E Uma inteligência emocional supra- desenvolvida P Um maior nível de percepção e sensibilidade Ix Uma tendência a utilizar várias Inteligências múltiplas

31 Autônomo, Autodidata Explorar Investigar Espontaneidade Autonomia, autodidatas Bom humor Criatividade. Dr. Maslow

32 Uma sincronização natural de ambos hemisférios cerebrais Teoria do Hemi-Synch Dr. Monroe Teoria do fluir Dr. Mihalyi Csikzentmihalyi Teoria do Brain Gym Dr. Dennison

33 2. Una sincronización natural de ambos hemisferios cerebrales Es decir que manejan por igual sus hemisferios cerebrales derecho e izquierdo Glândula Pituitária Tálamo Córtex visual Cruzamento óptico Hemisfério cerebral direito Hemisfério cerebral esquerdo Uma sincronização natural de âmbos hemisférios cerebrais

34 Inteligência emocional supra-desenvolvida Se encontra no cérebro emocional, na parte central do cérebro humano. Está composto de tecido neurônico da estrutura límbica.

35 Maior percepção e sensibilidade -F-F-F-Fisiológica -A-A-A-Afetiva -E-E-E-Emocional -C-C-C-Cognitiva -S-S-S-Social -É-É-É-Ética -P-P-P-Psíquica e espiritual.

36 Inteligências múltiplas

37 1.L ingüística 2.L ógico-Matemática 3.V isual-Espacial 4.C orporal-Kinestética 5.M usical 6.I nterperssoal 7.I ntrapessoal 8.N aturista 9.T rascendente ou espiritual 10. Energética ou intuitiva 11. Emocional 12. Prática 13. Co-criativa

38 Dr. David Servan-Schreiber Coração= Cor-ação Pequeno cérebro do coração

39

40 ¿Então?

41 Como educo uma criança que é: Mais sensível e perceptiva sensível e perceptivaMais madura maduraMais autônoma autônoma Dar três exemplos: - …………

42 Características das crianças de hoje Características a nível educativo 1 Maior percepção e sensibilidade 2 Sincronização natural de âmbos hemisférios cerebrais 3 Inteligências múltiplas 4 Inteligência emocional 5 Autônomo, Autodidata

43 Características das crianças de hoje Caracteristicas a nível educativo 1 Maior percepção e sensibilidade Um meio emocionalmente estável e muito afeto 2 Sincronização natural de âmbos hemisférios cerebrais 3 Inteligências múltiplas 4 Inteligência emocional 5 Autônomo, Auto-didata

44 Características das crianças de hoje Caracteristicas a nível educativo 1 Maior percepção e sensibilidade Um meio emocionalmente estável e muito afeto 2 Sincronização natural de âmbos hemisférios cerebrais Criatividade, flexibilidade Inventar coisas, artes Movimento e lúdico 3 Inteligências múltiplas 4 Inteligência emocional 5 Autônomo, Auto-didata

45 Características das crianças de hoje Caracteristicas a nível educativo 1 Maior percepção e sensibilidade Um meio emocionalmente estável e muito afeto 2 Sincronização natural de âmbos hemisférios cerebrais Criatividade, flexibilidade Inventar coisas, artes Movimento e lúdico 3 Inteligências múltiplas Sendas ecológicas A interculturalidade Um desenvolvimento integral Ferramentas bio-inteligentes 4 Inteligência emocional 5 Autônomo, Auto-didata

46 Características das crianças de hoje Caracteristicas a nível educativo 1 Maior percepção e sensibilidade Um meio emocionalmente estável e muito afeto 2 Sincronização natural de âmbos hemisférios cerebrais Criatividade, flexibilidade Inventar coisas, artes Movimento e lúdico 3 Inteligências múltiplas Sendas ecológicas A interculturalidade Um desenvolvimento integral Ferramentas bio-inteligentes 4 Inteligência emocional Educação ativa e produtiva 5 Autônomo, Auto-didata

47 Características das crianças de hoje Caracteristicas a nível educativo 1 Maior percepção e sensibilidade Um meio emocionalmente estável e muito afeto 2 Sincronização natural de âmbos hemisférios cerebrais Criatividade, flexibilidade Inventar coisas, artes Movimento e lúdico 3 Inteligências múltiplas Sendas ecológicas A interculturalidade Um desenvolvimento integral Ferramentas bio-inteligentes 4 Inteligência emocional Educação ativa e produtiva 5 Autônomo, Auto-didata Autodidata, responsabilidade Independência

48 Baseada nas novas pautas de aprendizajem e de ser das crianças, e jovens de hoje Desenvolvimento bio-integral e ação (Educação Produtiva) Inteligências múltiplas energética emocional prática co-criativa Da boasvindas a todos os métodos educativos alternativos ativos e integrais já existentes ou em formação, com tanto que atendam com carinho as necessidades holísticas das crianças do Terceiro Milênio. Ferramentas bio-inteligentes e bio-mórficas Promove as experiências educativas dos povos indígenas originários e a multiculturalidade em todos seus aspectos. Sábio / Ser Apoia o bem bem estar dos pais e professores

49 Físico, mental Bio inteligênte Bio mórfico Bio reconector Essência pura

50 Brain Gym Cinesiologia educativa

51 Científica - Espiritual: Científica - Espiritual: Deepak Chopra, Gregg Braden (Walking Between the Worlds, The Science of Compassion, Spontaneous Genetic Mutation), David Servan-Schreiber Parapsíquica: Parapsíquica: Paul Dong y Thomas Raffill, Monroe (Hemi-Synch), Barbara Ann Brennan Psicológica: Maslow, Transpersonal (Pierro Serrucci, ), sicosíntesis (Roberto Assagioli), corriente regresionista ( Psicológica: Abraham Maslow, Transpersonal (Pierro Serrucci, Stanislav Grof), sicosíntesis (Roberto Assagioli), corriente regresionista (Brian Weiss), Ken Wilber, Manuel Almaendro, Carl Jung A nona inteligência A nona inteligência: Wendy Chapman

52 Johann Heinrich Pestalozzi, , Suiça. Montessori, Maria, 1870, Italia. Rudolf Steiner (Waldorf) 1861 – 1925, Austria e Alemanha. Célestin Freinet, , França. Vigostky, 1924, Rússia. William Kilpatrick (Dewey), 1871, USA. Nathalie de Salzman (Etievan, Gurdjieff), 1950, Rússia e Venezuela. Rolando Toro, 1965, Chile. Georgi Lozanov, 1966, Bulgária. Sheila Ostrander, 1979, USA. Pierre Weil y Unipaz, 1980, Brasil. Thomas Armstrong y Howard Gardner, 1980, USA. Makoto Shichida, 1980, Japão. La Creática, Natalio Domínguez, 1982, Venezuela. Mirza, Fernando, IDEJO, 1986, Uruguai. La Educación Liberadora. Paolo Freire 1992, Brasil. Paul Dennison, 1996, USA. ASIRI Ivette Carrión, 2000, Peru.

53 Summerhill – 1921, A.S. Neill, USA / Inglaterra. Escola da Ponte – 1970, José Pacheco, Portugal.

54 Aisenberg, Sandra y Eduardo Melamud Aube, Santiago Bluestone Polich, Judith Cabobianco, Flavio M. Cañete, Ingrid Degoumois, Danielle Espinosa Manso, Carlos, Walter Maverino y Noemí Paymal Kühlewind, George Lauren, Phoebe Paoli, Maria Dolores Paymal, Noemí Twyman, James F. Tober, Jan y Lee Carroll Virtue, Doreen Dr. Egidio Vecchio, Argentino – residente no Brasil

55 Sem descuidar o Saber, focamos o Ser

56 Tradução e contatos: Glaucia Cerioni


Carregar ppt "MENINOS/AS do TERCEIRO MILÊNIO Jovens ¿Crianças problemáticas ou talentosas?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google