A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TIPOS DE CONSUMIDORES FERNANDA AGUIAR. Quando o consumidor sai as compras, a escolha do produto, do fornecedor, da marca, do prestador do serviço pode.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TIPOS DE CONSUMIDORES FERNANDA AGUIAR. Quando o consumidor sai as compras, a escolha do produto, do fornecedor, da marca, do prestador do serviço pode."— Transcrição da apresentação:

1 TIPOS DE CONSUMIDORES FERNANDA AGUIAR

2 Quando o consumidor sai as compras, a escolha do produto, do fornecedor, da marca, do prestador do serviço pode sofrer alterações de última hora. Neste sentido, Stone (1998) classificou alguns tipos de consumidores: Quando o consumidor sai as compras, a escolha do produto, do fornecedor, da marca, do prestador do serviço pode sofrer alterações de última hora. Neste sentido, Stone (1998) classificou alguns tipos de consumidores:

3 COMPRADOR ECONÔMICO SENSÍVEL A QUALIDADE E PREÇO SENSÍVEL A QUALIDADE E PREÇO

4 COMPRADOR ENGAJADO QUE POSSUI UM RELACIONAMENTO COM A LOJA OU PESSOAL DE VENDAS, O QUE PARA ELE É MAIS IMPORTANTE DO QUE PREÇO E QUALIDADE.

5 COMPRADOR INDIFERENTE TEM O ATO DA COMPRA COMO DIFÍCIL E CANSATIVO, PREFERINDO ASSIM LOJAS QUE LHE SEJAM MAIS CONVENIENTES. TEM O ATO DA COMPRA COMO DIFÍCIL E CANSATIVO, PREFERINDO ASSIM LOJAS QUE LHE SEJAM MAIS CONVENIENTES.

6 COMPRADOR FREGUÊS É O CONSUMIDOR FIEL

7 Podem ser identificados também, consumidores que assumem diferentes tipos de comportamentos frente aos seus direitos no mercado. Neste caso, Gama (2004) destaca cinco grupos de consumidores, que são:

8 ALIENADOS AQUELES QUE TENDEM A ACEITAR TUDO O QUE ACONTECE NAS RELAÇÕES DE CONSUMO. AQUELES QUE TENDEM A ACEITAR TUDO O QUE ACONTECE NAS RELAÇÕES DE CONSUMO.

9 TOLERANTES TÊM CONHECIMENTO DE SEUS DIREITOS NO MERCADO DE CONSUMO, MAS SE DESVALORIZAM PERANTE AS DIFICULDADES, E ACHAM QUE NÃO ADIANTA RECLAMAR. TÊM CONHECIMENTO DE SEUS DIREITOS NO MERCADO DE CONSUMO, MAS SE DESVALORIZAM PERANTE AS DIFICULDADES, E ACHAM QUE NÃO ADIANTA RECLAMAR.

10 RESPONSÁVEIS PACÍFICOS TÊM CONHECIMENTO DE SEUS DIREITOS, MAS QUE, POR MOTIVOS DIVERSOS E ATÉ MESMO POR FALTA DE TEMPO, NÃO CHEGAM A COBRÁ-LOS. TÊM CONHECIMENTO DE SEUS DIREITOS, MAS QUE, POR MOTIVOS DIVERSOS E ATÉ MESMO POR FALTA DE TEMPO, NÃO CHEGAM A COBRÁ-LOS.

11 RESPONSÁVEIS EXIGENTES TÊM PLENA NOÇÃO DE SEUS DIREITOS E PROCURAM FAZER PREVALECÊ-LOS, SEM CRIAR ATRITO COM SEUS FORNECEDORES, QUEREM SER RESPEITADOS. TÊM PLENA NOÇÃO DE SEUS DIREITOS E PROCURAM FAZER PREVALECÊ-LOS, SEM CRIAR ATRITO COM SEUS FORNECEDORES, QUEREM SER RESPEITADOS.

12 RENITENTES BUSCAM A VALORIZAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA NO MERCADO DE CONSUMO. TÊM CONSCIÊNCIA DE SEUS DIREITOS E REAGEM CONTRA OS DANOS QUE SOFREM, E AINDA DÃO REAL VALOR AO SEU DINHEIRO. BUSCAM A VALORIZAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA NO MERCADO DE CONSUMO. TÊM CONSCIÊNCIA DE SEUS DIREITOS E REAGEM CONTRA OS DANOS QUE SOFREM, E AINDA DÃO REAL VALOR AO SEU DINHEIRO.

13 CASOSCLÁSSICOS

14 TRADICIONAL CONSUMIDOR PONDERADO CONSUMIDOR PONDERADO MÃO-DE-VACA MÃO-DE-VACA

15 IMPULSIVO CONSOME MUITOS ITENS MAS USA TODOS CONSOME MUITOS ITENS MAS USA TODOS

16 COMPULSIVO COMPRA MUITOS ITENS MAS NÃO CONSOME E AS VEZES NEM PAGA. COMPRA MUITOS ITENS MAS NÃO CONSOME E AS VEZES NEM PAGA.


Carregar ppt "TIPOS DE CONSUMIDORES FERNANDA AGUIAR. Quando o consumidor sai as compras, a escolha do produto, do fornecedor, da marca, do prestador do serviço pode."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google