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COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL AULA 1 – INTRODUÇÃO AO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 4. Período ADM – FASF Profa. Zélia Halicki

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Apresentação em tema: "COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL AULA 1 – INTRODUÇÃO AO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 4. Período ADM – FASF Profa. Zélia Halicki"— Transcrição da apresentação:

1 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL AULA 1 – INTRODUÇÃO AO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 4. Período ADM – FASF Profa. Zélia Halicki

2 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o Comportamento dentro das Organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

3 Uma organização é um organismo vivo que necessita adaptar-se e ajustar-se em permanência ao meio exterior. Temos inúmeros casos de empresas, outrora poderosas, que pura e simplesmente desapareceram ou foram compradas por novos players. Assim, tal como nos organismos vivos, uma cultura de complacência e falsa segurança é um perigo para o futuro das organizações. Muitas vezes para criarmos o futuro nas organizações, temos que criar ou gerir disrupções no status quo existente.

4 Os Novos Desafios do CO No mundo globalizado, a única constante é a mudança constante. Na era da informação, as organizações estão aumentando seu valor patrimonial por meio de ativos intangíveis e intelectuais. As organizações e seus dirigentes devem estar preparados para lidar com pessoas de diferentes raças, idades, culturas, preferências de estilos de vida e valores pessoais.

5 Era da gestão da qualidade total, ou seja, gestão voltada para obter compromisso de todos os seus membros em relação à melhoria contínua e ao atendimento total das necessidades do cliente. As organizações estão tentando antecipar-se as novas expectativas dos clientes, criando novas expectativas para seus produtos e serviços. O gerente ou gestor deve fazer os ajustes comportamentais e atitudinais necessários para assegurar o seu sucesso profissional nos novos tempos. Quanto mais o conhecimento for utilizado, repartido e compartilhado, mais se torna valioso.

6 A HORA DA MUDANÇA O que fazer quando a empresa precisa mudar? Quais caminhos tomar? Quais obstáculos serão enfrentados?

7 Processo Planejado Duas visões predominantes: 1) A mudança é um processo que pode ser planejado; 2) A gestão da mudança é algo definido inicialmente no topo e, posteriormente nos demais níveis.

8 Fonte: J. P. Kotter, Leading change. Boston: Harvard Business School Press, Estabelecer um senso de urgência para gerar uma razão motivadora pela qual a mudança seria necessária. 2.Formar uma coalizão com força suficiente para liderar a mudança. 3.Criar uma nova visão para direcionar a mudança e estratégias para que ela seja conquistada. 4.Comunicar a visão em toda a organização. 5.Dar autonomia aos outros para a busca da visão, removendo barreiras e encorajando as pessoas a assumir riscos e soluções criativas para os problemas. 6.Criar, planejar e recompensar metas de curto prazo que encaminhem a organização para a nova visão. 7.Consolidar as melhorias, reavaliar as mudanças e fazer os ajustes necessários nos novos programas. 8.Reforçar as mudanças por meio da demonstração do relacionamento entre os novos comportamentos e o sucesso da organização. Oito passos da mudança planejada, de Kotter

9 Modelo VIARMA Visão Monitoramento/ Controle Reconhecimento Implementação Apoio Ativação Gestão Liderança

10 Liderança versus Gestão LIDERANÇAGESTÃO Focalizada no futuroFocalizada no presente MudançaEstabilidade, ordem e previsibilidade Quadro orientador: visãoQuadro orientador: cumprimento das regras Empowerment dos colaboradoresControle dos colabordadore SimplificaçãoComplexidade IntuiçãoRazão e lógica RelacionamentoAutoridade Orientação para a sociedadeOrientação para a organização A mudança reflete propósitos mútuos de líderes e seguidores Coordenação de atividades para produzir e vender bens/serviços que reflitam os propósitos da organização Estabelecimento de um direção/visão, alinhamento das pessoas com essa visão, motivação e inspiração dos membros organizacionais Orçamento, organização, estruturação, controle e resolução de problemas

11 Significado das dimensões VIARMA Visão – processo fundamental do modelo. Inspira os esforços dos membros da organização; Implementação – são os planos estratégicos da organização. Traduz a visão em elementos mais específicos; Ativação – consiste em assegurar aos membros da organização a compreensão da visão e a mudança a ser implantada.

12 Significado das dimensões VIARMA Reconhecimento –ações de incentivo às pessoas envolvidas no processo; Monitoração/controle – assegura que o processa esteja no caminho correto; Apoio – associado ao reconhecimento. Ações do líder para inspirar as pessoas a superarem os obstáculos.

13 Características de uma visão eficaz Imaginável; Desejável/atraente; Ambiciosa; Praticável, realizável, realista e crível; Enraizada na realidade econômica; Focalizada e clara; Internamente consistente; Incutida nas convicções do líder ou da equipe que encabeça a mudança; Flexível; Comunicável e compreensível.

14 Objetivos da mudança planejada: Melhorar a capacidade da organização de se adaptar às mudanças em seu ambiente. Mudar o comportamento dos funcionários. Objetivos da mudança planejada: Melhorar a capacidade da organização de se adaptar às mudanças em seu ambiente. Mudar o comportamento dos funcionários. Mudança Fazer as coisas de maneira diferente. Mudança planejada Mudança de atividades que é intencional e orientada para resultados. Agentes de mudança Pessoas que atuam como catalisadores e assumem a responsabilidade pela administração das atividades de mudança. ADMINISTRANDO A MUDANÇA PLANEJADA

15 REFERÊNCIAS REFERÊNCIAS REGO, Arménio & CUNHA, Miguel Pina. A hora da mudança. In:_Gestão Empresarial: Comportamento Organizacional. Thomaz Wood Jr. (coord). São Paulo: Atlas, 2005.

16 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL AULA 1 – INTRODUÇÃO AO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 4. Período ADM – FASF Profa. Zélia Halicki


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