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Márcio Aurélio Ribeiro Moreira

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Apresentação em tema: "Márcio Aurélio Ribeiro Moreira"— Transcrição da apresentação:

1 Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Metodologia de Desenvolvimento de Software – RUP 1. Modelagem de Negócios Márcio Aurélio Ribeiro Moreira

2 Objetivos da modelagem de negócio
Entender os problemas atuais na organização de destino e identificar os potenciais de aprimoramento. Avaliar o impacto da alteração organizacional. Assegurar que os clientes, usuários, desenvolvedores e outros parceiros tenham uma compreensão comum da organização. Derivar os requisitos do sistema de software necessários para suportar a organização de destino. Entender como um sistema de software a ser implementado se ajusta à organização.

3 Diagrama de atividades
Cenário 3: 1 Negócio e n Sistemas (revisão do negócio) as-is to-be Cenário 4: 1 Sistema e n Negócios (1 aplicativo para vários empresas) Cenário 6: Renovação (reengenharia do negócio) Cenário 1: Gráfico da Organização (sem mudança de negócio) Cenário 5: Novo Negócio (Projeto = ao 3/4, - esta atividade) Cenário 2: Modelagem de Domínio (só gestão e apresentação)

4 Objetivos das atividades de modelagem do negócio
Avaliar o status do negócio (as-is): Essa atividade visa avaliar o status da organização e definir os objetivos da modelagem de negócio. Descrever o negócio atual (as-is): Essa atividade busca compreender como o negócio está e refinar os objetivos do esforço de modelagem de negócio. Definir o negócio (to-be): Essa atividade deve definir o negócio previsto. Explorar a automação do processo: Essa atividade explora as oportunidades de automação dos processos de negócios considerados. Desenvolver o modelo de domínio: Essa atividade visa desenvolver o Modelo de Domínio, que é um subconjunto do Modelo de Análise de Negócio.

5 A: Avaliar o status do negócio 1
Seqüenciamento de tarefas: Tarefas x funções 1: Profissional com conhecimento do negócio da empresa e visão ampla da indústria da empresa

6 A: Avaliar o status do negócio 2
Seqüenciamento de tarefas: Tarefas x funções 2: Profissional com conhecimento do processo da empresa e capacidade de estruturação (modulação, reuso, acoplamento x isolamento e granularidade)

7 A: Descrever o negócio atual
Esta atividade é idêntica à Avaliar o status do negócio. Mas, com objetivos diferentes: Avaliar o status do negócio: Avaliar o status da organização e apenas definir os objetivos da modelagem de negócio Descrever o negócio atual: Compreender os processos e a estrutura atuais (como estão, “as-is”) da organização e com base nessa compreensão, refinar os objetivos do esforço de modelagem de negócio A 1ª é mais leve (introdutória) a 2ª aprofunda

8 A: Definir o negócio Abordagem de Casos de Uso de Negócio
Abordagem de Operações

9 A: Identificar processos de negócio 1

10 A: Identificar processos de negócio 2

11 A: Refinar definições do processo de negócios
Caso de Uso de Negócios de Negócios

12 A: Projetar realizações do processo de negócios

13 A: Definir operações de negócio

14 A: Refinar funções e responsabilidades
Realização dos Casos de Uso de Negócio Entidades de Negócio Trabalhador de Negócio Entidades de Negócio Eventos de Negócio

15 A: Explorar automação do processo

16 A: Desenvolver modelo de domínio

17 Essência da modelagem de negócio
Visão de Negócio Onde queremos ir? Metas de Negócio Como chegaremos lá? Estratégia de Negócio Avaliação da Organização Onde estamos? Modelo de Negócio M. de Casos de Uso ou Diagrama de Domínio Detalhes do Negócio Regras de Negócio Glossário de Negócio Estruturas de Negócio Processo de Negócio Casos de Uso e Processo ou Operações de Negócio Arquitetura de Negócio Estrutura de: mercado, processos, pessoas, etc.

18 P: Visão de negócio Visão Estratégia
Zerar a ocorrências de Glosas geradas por erros da empresa, melhorar a eficiência e a eficácia dos processos de gestão das Glosas, permitindo uma atuação mais eficaz junto aos convênios que sirva como fonte de melhorias para os demais processos internos. Aproximação com convênios Credibilidade Assumir as próprias falhas Conhecer necessidades de negócio Melhorar processos internos Visão do todo Melhorar recursos Reduzir perdas

19 P: Avaliação da organização
Papéis e responsabilidades: Causas dos problemas: Soluções visualizadas: Balanceamento de soluções: Divisão Descrição Papéis Responsabilidades Financeira Recebimento, distribuição e controle das Glosas Gerente Toma ciência das perdas autorizadas pelas outras áreas. Problema Descrição Causas Falta de visão do processo como um todo Não tem uma gestão integrada do processo. Não possuem sistema para todo o processo. Começou pequeno, foi crescendo de forma não estruturada. A gestão anterior não tratou efetivamente esta questão. Hoje representam 1,1% do faturamento de convênios (85% do total). 35% das Glosas são perdidas. Problema/Demanda Efeitos Impacto Solução Desestruturação Organizacional Menor produtividade da equipe Desorientação dos funcionários e desafios menores Sobreposição de funções e responsabilidades Perda de competências e expertise Alto Implantar Organização que Aprende na área Implantar Gestão de Desempenho na área Implantar Organização que Aprende em toda a empresa Implantar Gestão de Desempenho em toda a empresa Solução Tipo Benefícios marginais Prioridade Implantar processos de planejamento, execução e acompanhamento de portifólio Urgente Facilidade de integração de pessoas ao processo Alta

20 P: Metas de negócio Objetivos: Metas: Projeto Objetivo Ano 1 Ano 2 ...
Mudanças A e B C e D M e N Automação 5% 30% 90% Maturidade Nível 1 Nível 2 Nível 4

21 P: Modelo de casos de uso de negócio

22 P: Modelo de domínio Diagrama de classes (entidades e métodos)
Com somente o que é relevante para o negócio

23 Exercício 1: Contexto Um projeto visa implantar um único software de CRM (Costumer Relationship Management) para os vários negócios de uma empresa que já utiliza um software de CRM anterior, considerando: A empresa já está implantando o conceito de gestão única do relacionamento com o cliente e precisa aprimorar este conceito. Para isto apostou em frameworks de processos consagrados no mercado (eTOM e ITIL), SOA e orientação do negócio por processos. A empresa contratou uma consultoria internacional para adicionar valor à expertise da empresa e trazer as boas práticas do mercado e levantou seus Pain Points. Os principais direcionadores do projeto são: agilidade, reutilização, simplicidade e redução de custos operacionais.

24 Objetivos do projeto, empresa e TI
Objetivos Corporativos Excelência em relacionamento com clientes Diversificar com novas soluções e modelos de negócio Objetivos do projeto: Aprimorar a gestão única da relação com os clientes conseqüentemente melhorando a percepção de experiência de nossos clientes Flexibilizar o lançamento de produtos e campanhas através do Catálogo de Produtos Potencializar nossos diferenciais competitivos Flexibilizar, simplificar e agilizar os processos de venda e atendimento ao cliente Reduzir o custo de operação pela criação das bases para automação Objetivos do Projeto Melhorar a experiência do cliente Facilitar a diversificação e os ganhos Buscar a excelência operacional Objetivos de TI Modernizar aplicações e processos, alinhados às estratégias e às novas tendências tecnológicas

25 Exercício 1: Questões Que atividades e tarefas do RUP vocês recomendam que sejam usadas neste caso? Quais atividades e tarefas foram cortadas e por que? A empresa decidiu abrir mão do “as-is” (avaliação dos processos atuais da empresa). O que vocês acham desta decisão? O projeto tinha 2 premissas: customização zero e automação de atividades. Qual a relação entre estas duas premissas?

26 Referências Sigla Referência FER08
Fernando Dantas. Resumo do livro: The Rational Unified Process Made Easy JAC98 Ivar Jacobson, Grady Booch, and James Rumbaugh. The Unified Software Development Process Addison Wesley Longman. KRO03 Per Kroll e Philippe Kruchten The Rational Unified Process Made Easy, A Practitioners Guide to the RUP. Addison Wesley Longman. KRU98 P. Kruchten; The Rational Unified Process: An Introduction, Object Technology Series, Addison-Wesley, 1998. MAR05 Márcio Moreira. Resumo do livro Unified Process. Márcio. Uberlândia (MG) MAR06 Márcio Moreira. Engenharia de Software - RUP . Uniube - Universidade de Uberaba - Uberlândia (MG) PRE95 PRESSMAN, R. S. Engenharia de software. São Paulo: Makron Books RUP08 IBM Rational. RUP – Rational Unified Process – 7.5 – For Large and Small Projects IBM Rational. SUM07 Sommerville, Ian. Engenharia de Software. 8ª Ed. Pearson / Prentice Hall


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