A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

6ª aula 12- Energias Renováveis Fontes Alternativas de Energia BIOCOMBUSTÍVEL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Profª Drª Maria de Fátima.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "6ª aula 12- Energias Renováveis Fontes Alternativas de Energia BIOCOMBUSTÍVEL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Profª Drª Maria de Fátima."— Transcrição da apresentação:

1 6ª aula 12- Energias Renováveis Fontes Alternativas de Energia BIOCOMBUSTÍVEL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Profª Drª Maria de Fátima Ribeiro Raia

2 2 Rotas de produção de biomassa éter etílico 2

3 3 Programa Nacional de Uso e Produção de Biodiesel (PNPB) criado em 2004

4 4 hoje 5% no diesel comum; metas sociais ainda não foram alcançadas em 2012; desenvolvimento regional; inclusão de agricultores familiares na cadeia produtiva, em áreas carentes. programa buscou incentivar a produção do biocombustível a partir de diversas oleaginosas, como a mamona no Nordeste e o dendê no Norte. produção mais cara que do diesel comum; ainda não é sustentável do ponto de vista econômico. a política do biodiesel atropelou a tecnologia partindo-se para investimentos antes que existissem soluções tecnológicas comprovadas, ex. do caso da mamona.

5 5 BIOMASSA NO BRASIL biomassa é qualque tipo de matéria orgânica utilizada para geração de energia, seja de forma estacionária ou móvel (alcool); pode ser líquida, sólida ou gasosa; nos biodigestores, bactérias digerem a biomassa e produzem o biogás o biogás é utilizado para a cocção e geração de energia; maior biomassa no Brasil é o bagaço de cana; 2ª maior biomassa: restos de madeira;

6 6 Fonte: BEN, EPE, 2011

7 7 Vantagens da utilização de Energia a partir da Biomassa recurso renovável; pouco poluente, não emitindo dióxido de enxofre; as cinzas são menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustíveis fósseis; a biomassa neutraliza o CO2 liberado no momento da queima quando na fotossíntese da planta; a biomassa sólida tem baixo custo; verifica-se uma menor corrosão dos equipamentos (caldeiras, fornos, etc.).

8 8 Desvantagens da utilização da Energia a Biomassa desflorestação de florestas, além da destruição de habitats; menor poder calorífico quando comparado com outros combustíveis; dificuldades no transporte e no armazenamento de biomassa sólida; os biocombustíveis líquidos contribuem para a formação de chuvas ácidas; maior possibilidade de geração de material particulado para a atmosfera maior custo de investimento para a caldeira; e para os equipamentos para remoção de material particulado; Algumas das desvantagens podem ser compensadas através de monitoramento de parâmetros do processo, por ex. na combustão: monitorados o excesso de ar, CO, etc.

9 9 Medidas Indiretas no Controle de Poluição do ar: impedir a geração de poluente; diminuir a quantidade gerada; diluição através de chaminé alta; adequada localização da fonte. Medidas Diretas no Controle de Poluição do ar: ciclones e multiciclones; lavadoras; lavador venturi; filtro de tecido; precipitadores eletrostáticos; adsorvedores; incineradores de gases; condensadores. Fonte:

10 10 Assalto à biomassa do planeta As novas energias verdes da indústria biotecnológica nada mais são que propaganda. Os governos não deveriam aumentar os subsídios a estas empresas. A matéria prima em que se baseia esta indústria - chamada de biomassa em termos gerais - não é abundante e nem facilmente conversível em químicos, plásticos e combustíveis renováveis Fonte: Greenpeace Quebec, 2009


Carregar ppt "6ª aula 12- Energias Renováveis Fontes Alternativas de Energia BIOCOMBUSTÍVEL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Profª Drª Maria de Fátima."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google