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Planejamento estratégico

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Apresentação em tema: "Planejamento estratégico"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento estratégico
O processo de planejamento estratégico envolve ciclos repetitivos de planejamento, implementação e controle

2 Definição de planejamento estratégico
processo gerencial de desenvolver e manter um ajuste viável entre objetivos, habilidades e recursos de uma organização e as oportunidades de um mercado em constante mudança, objetivando atingir os lucros e crescimento almejado

3 Boas Declarações de Missão
Número limitado de metas Enfatizam as principais políticas e valores Definem os escopos competitivos

4 Planejamento Estratégico
Objetivos Recursos Lucro e Crescimento Habilidades Oportunidades

5 Escolha do setor escopo de produtos e aplicações reconhecimento de competências, segmento de mercado escopo geográfico

6 Estabelecimento das unidades estratégicas de negócios (UENs)
Melhor que definir um negócio por seus produtos é defini-lo por seus grupos de clientes, necessidades dos consumidores e pelas tecnologias. As UENs podem se beneficiar de um planejamento separado.Têm seu próprio grupo de concorrentes e centro de lucro

7 Alocação de recursos a cada UEN
com base na atratividade de seus mercados e nos pontos fortes de negócios. análise de portfólios, incluindo os do Boston Consulting Group Planejamento de novos negócios e a redução de negócios superados

8 Matriz de Crescimento/Participação do Boston Consulting Group
20%- 18%- 16%- 14%- 12%- 10%- 8%- 6%- 4%- 2%- Taxa de crescimento do mercado Estrelas 5 4 3 ? Pontos de interrogação 2 1 Vaca leiteira 6 Animais de estimação 8 7 Alto Participação de mercado - relativa a concorrência Baixo

9 Interrogação- tem a pior característica quanto a fluxo de caixa, pois exige altos investimentos e apresenta baixo retorno e tem baixa participação de mercado. Estrela - exige grandes investimentos e são líderes no mercado, gerando receita. Ficam freqüentemente no equilíbrio quanto ao fluxo de caixa

10 Vaca leiteira - os lucros e a geração de caixa devem ser altos
Vaca leiteira - os lucros e a geração de caixa devem ser altos. Como o crescimento do mercado é baixo, poucos investimentos deverão ser exigidos Animal de estimação ou abacaxi - os "abacaxis" devem ser evitados e minimizados em uma empresa. Cuidado com os caros planos de recuperação. Invista se for possível a recuperação, senão desista do produto.

11 Lacuna de Planejamento Estratégico
Vendas 10 5 Tempo (anos) Vendas desejadas Lacunas de planejamento estratégico Crescimento por diversificação Crescimento integrativo Crescimento intensivo Carteira atual

12 Três Estratégias de Crescimento Intensivo e de diversificação
1. Estratégia de penetração no mercado Mercados atuais Produtos 3. Estratégia de desenvolvimento de produtos Novos produtos 2. Estratégia de desenvolvimento de mercados Novos mercados (Estratégia de diversificação)

13 Estratégia crescimento integrativo
Investimentos em áreas externas Retrógado - comprando fornecedores À frente - comprando distribuidores Horizontal - comprando concorrentes

14 O Plano de Marketing - foco no produto/mercado
Resumo executivo e sumário Situação atual de marketing Análise de oportunidades de questões Objetivos Estratégia de marketing Táticas- Programas de ação Demonstrativos de resultados projetados Controles

15 Fatores que Influenciam a Estratégia de Marketing da Empresa
Concorrentes Intermediários de marketing Públicos Fornecedores Sistema de informações de marketing planejamento controle de marketing Sistema de organização e implementação de Marketing Ambiente demográfico/ econômico sociocultural Ambiente físico/ tecnológico político/legal Produto Promoção Praça Preço Clientes- alvo


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