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©2000 Prentice Hall Planejamento estratégico ä ä O processo de planejamento estratégico envolve ciclos repetitivos de planejamento, implementação e controle.

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1 ©2000 Prentice Hall Planejamento estratégico ä ä O processo de planejamento estratégico envolve ciclos repetitivos de planejamento, implementação e controle

2 ©2000 Prentice Hall Definição de planejamento estratégico ä ä processo gerencial de desenvolver e manter um ajuste viável entre objetivos, habilidades e recursos de uma organização e as oportunidades de um mercado em constante mudança, objetivando atingir os lucros e crescimento almejado

3 ©2000 Prentice Hall Boas Declarações de Missão Número limitado de metas Enfatizam as principais políticas e valores Definem os escopos competitivos

4 ©2000 Prentice Hall Planejamento Estratégico Objetivos Habilidades Recursos Oportunidades Lucro e Crescimento

5 ©2000 Prentice Hall ä ä Escolha do setor ä ä escopo de produtos e aplicações ä ä reconhecimento de competências, ä ä segmento de mercado ä ä escopo geográfico

6 ©2000 Prentice Hall Estabelecimento das unidades estratégicas de negócios (UENs) ä ä Melhor que definir um negócio por seus produtos é defini-lo por seus grupos de clientes, necessidades dos consumidores e pelas tecnologias. ä ä As UENs podem se beneficiar de um planejamento separado.Têm seu próprio grupo de concorrentes e centro de lucro

7 ©2000 Prentice Hall Alocação de recursos a cada UEN ä com base na atratividade de seus mercados e nos pontos fortes de negócios. ä análise de portfólios, incluindo os do Boston Consulting Group ä Planejamento de novos negócios e a redução de negócios superados

8 ©2000 Prentice Hall Matriz de Crescimento/Participação do Boston Consulting Group 20%-18%-16%-14%-12%-10%- 8%- 8%- 6%- 6%- 4%- 4%- 2%- 2%- 0 Taxa de crescimento do mercado 3 ? Pontos de interrogação ? ? ? 2 1 Vaca leiteira 6 Animais de estimação 8 7 Alto Participação de mercado - relativa a concorrênciaBaixo Estrelas 5 4

9 ©2000 Prentice Hall ä Interrogação- ä Interrogação- tem a pior característica quanto a fluxo de caixa, pois exige altos investimentos e apresenta baixo retorno e tem baixa participação de mercado. ä Estrela - ä Estrela - exige grandes investimentos e são líderes no mercado, gerando receita. Ficam freqüentemente no equilíbrio quanto ao fluxo de caixa

10 ©2000 Prentice Hall ä Vaca leiteira - ä Vaca leiteira - os lucros e a geração de caixa devem ser altos. Como o crescimento do mercado é baixo, poucos investimentos deverão ser exigidos ä Animal de estimação ou abacaxi - ä Animal de estimação ou abacaxi - os "abacaxis" devem ser evitados e minimizados em uma empresa. Cuidado com os caros planos de recuperação. Invista se for possível a recuperação, senão desista do produto.

11 ©2000 Prentice Hall Vendas 1050 Tempo (anos Tempo (anos) Lacuna de Planejamento Estratégico Vendas desejadas Vendas desejadas Crescimento integrativo Crescimento intensivo Carteira atual Carteira atual Lacunas de planejamentoestratégico Crescimento por diversificação

12 ©2000 Prentice Hall Três Estratégias de Crescimento Intensivo e de diversificação (Estratégia de diversificação) 2. Estratégia de desenvolvimento de mercados Novos mercados 1. Estratégia de penetração no mercado Mercados atuais Produtos atuais 3. Estratégia de desenvolvimento de produtos Novos produtos

13 ©2000 Prentice Hall Estratégia crescimento integrativo Investimentos em áreas externas ä Retrógado - comprando fornecedores ä À frente - comprando distribuidores ä Horizontal - comprando concorrentes

14 ©2000 Prentice Hall O Plano de Marketing - foco no produto/mercado Resumo executivo e sumário Situação atual de marketing Análise de oportunidades de questões Objetivos Estratégia de marketing Táticas- Programas de ação Demonstrativos de resultados projetados Controles

15 ©2000 Prentice Hall Concorrentes Intermediários de marketing Públicos Fornecedores Fatores que Influenciam a Estratégia de Marketing da Empresa Sistema de informações de marketing Sistema de planejamento de marketing Sistema de controle de marketing Sistema de organização e implementação de Marketing Produto Promoção PraçaPreço Clientes- alvoAmbientedemográfico/econômicoAmbientesociocultural Ambiente físico/ tecnológicoAmbientepolítico/legal


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