A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CÂMARA DE SAÚDE. HISTÓRICO Surgiu como Comissão de Hospitais, por solicitação do MS. Objetivo inicial: participar de Comissão Mista para definir critérios.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CÂMARA DE SAÚDE. HISTÓRICO Surgiu como Comissão de Hospitais, por solicitação do MS. Objetivo inicial: participar de Comissão Mista para definir critérios."— Transcrição da apresentação:

1 CÂMARA DE SAÚDE

2 HISTÓRICO Surgiu como Comissão de Hospitais, por solicitação do MS. Objetivo inicial: participar de Comissão Mista para definir critérios para Portaria de Hospitais de Ensino. Expansão dos objetivos, com participação em discussões sobre melhorias para os Hospitais próprios.

3 Passos seguintes Em 2011, enviamos questionário para conhecer a realidade. Resultados iniciais apresentados no 49º Fórum, em Salvador Em 2012, durante 50º Fórum, em Recife, solicitado pelo MS – pretensões de novos cursos médicos com necessidades (Dr. Mozart Sales Secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde)

4 ABRUEM A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais - criada em 1991 com 42 associadas, distribuídas em 22 estados, com uma população aproximada de estudantes regularmente matriculados, docentes e agentes universitários.

5 Área da Saúde Além do ensino, pesquisa e extensão, presta assistência à saúde da população; Cursos da área da saúde - consonância com diretrizes curriculares, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva e capacitados a atuar pautados em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção. Hospitais de Ensino/Universitário - importante cenário para o ensino, pesquisa, extensão e assistência à saúde da população. A grande maioria atendem em sua totalidade usuários do Sistema Único de Saúde, sendo também, em sua maioria, hospitais referenciados, com atendimento terciário.

6 Cursos de medicina Universidades estaduais - responsáveis pela interiorização de cursos da medicina 19 cursos de medicina existentes nas Universidades Estaduais e Municipais, sendo: 07 – capital; 12 em cidades do interior. Das 42 associadas da ABRUEM, 18 contam em sua estrutura com 26 Hospitais de Ensino/Universitário.

7 Rede ABRUEM 26 hospitais 40% 60%

8 TOTAL DE LEITOS:

9 Perfil dos hospitais de ensino/universitário Todos são hospitais referenciados e boa parte (09 dos 21) são de porta aberta. Maternidade de alto risco - 11 hospitais; Leitos de especialidades, incluindo nefrologia, cirurgia cardíaca, transplantes. Cenário de prática para mais de 100 cursos das próprias Universidade, desde os cursos da saúde até engenharia, arquitetura, administração, etc. 14 hospitais - cenário de prática para outras instituições de ensino públicas e privadas. Maioria com Direção de Ensino.

10 Financiamento dos hospitais Contratualização/convênio - 21 hospitais

11 Gestão hospitais 09 dos 21 hospitais - cláusula de incentivo à gestão; 12 dos 21 - cláusula de incentivo ao ensino. Todos os hospitais apresentam em sua missão o compromisso com o SUS e o ensino. Emprega mais de trabalhadores da saúde, em todo o Brasil, abrangendo enfermagem, médicos, nutricionistas, psicólogos, assistente social, entre outros. Relação média de funcionários por leito é de 5,18. Relação médico/leitos é de 0,93. Atuação de docentes nos hospitais - preceptores, na assistência e em 16 hospitais participam em chefias de serviço.

12 Dificuldades Incorporação de novas tecnologias - acrescenta aumento de custos, nem sempre aceitos pelo gestor do contrato/convênio. Repasse de recursos – regularidade em 11 dos 21 hospitais. Reposição de seu parque tecnológico, incluindo equipamento, rede de tecnologia da informação, programas de controle de gestão. Fundação privada em 04 dos 21 hospitais. Recursos humanos - inadequados às necessidades. Dificuldade do médico não docente em assumir seu papel docente foi observada em 16 dos 21 hospitais e dificuldades do docente assumir seu papel na assistência foi observada em 11 dos 21 hospitais. Certificação como Hospital de Ensino - apenas 08 dos 21 hospitais.

13 INCORPORAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS 08

14

15 PRIORIDADES: Reposição de parque tecnológico. Reformas de infra estrutura Financiamento ao incorporar novas tecnologias. Reposição de recursos humanos


Carregar ppt "CÂMARA DE SAÚDE. HISTÓRICO Surgiu como Comissão de Hospitais, por solicitação do MS. Objetivo inicial: participar de Comissão Mista para definir critérios."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google