A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mª Filipa Castanheira UFCD: 3778 – Agentes Químicos e Biológicos Silves, 20 de Setembro de 2010 Agentes Químicos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mª Filipa Castanheira UFCD: 3778 – Agentes Químicos e Biológicos Silves, 20 de Setembro de 2010 Agentes Químicos."— Transcrição da apresentação:

1 Mª Filipa Castanheira UFCD: 3778 – Agentes Químicos e Biológicos Silves, 20 de Setembro de 2010 Agentes Químicos

2 Agentes Químicos - Tipos e Classificação de Perigo Sessão 2

3 3 Agentes Químicos DEFINIÇÃO Toda a substancia orgânica ou inorgânica, natural ou sintética, que durante a fabricação, transporte, armazenamento ou utilização se pode incorporar no ar ambiente, podendo apresentar-se em diversas formas e tendo efeitos agressivos sobre as pessoas que os contactem.

4 4 Estado Sólido PoeirasFibrasFumos* Líquido Aerossóis NeblinasGasosoGasesVapores * Fumos metálicos 1- Quanto à forma

5 5 2. Quanto aos efeitos da exposição a agentes químicos Fibrogénicas/Pneumoconióticas Alérgicas Produtoras de Dermatoses 2.1. Partículas Segundo o tipo de lesão que ocasionam, podemos distinguir: Inertes Tóxicas (sistémicas) Cancerígenas

6 6 Irritantes Asfixiantes Neurotóxicos ou Narcóticos 2.2. Gases e Vapores Tóxicas (sistémicas) Cancerígenas

7 7 Vias de penetração de agentes químicos no organismo Agentes Químicos Via Digestiva ViaDérmica ViaParenteral ViaRespiratória Boca, Estômago, Intestinos, etc. Feridas, Chagas, etc. Boca, Nariz, dos Pulmões, etc. Pele

8 8 Nem todos os indivíduos reagem de igual forma aos contaminantes Factores Intrínsecos IdadeSexo Código genético Susceptibilidade Factores Extrínsecos [Contaminantes] Duração da exposição Uso de substâncias tóxicas Estado alimentar

9 9 Factores relacionados com doenças profissionais devido a toxicidade sujeitos a controlo rígido - Concentração do contaminante - Duração da exposição DOSE Quantidade de contaminante susceptível de causar dano, é independente dos factores intrínsecos.

10 10 DOSE (D)= t x C t t- tempo de duração de exposição (anos) C C- concentração média ponderada do contaminante (mg.m -3 ) D- D- mg.m -3 x anos EXEMPLO: Um trabalhador está submetido a uma exposição média de 10 mg.m -3 por um período de 5 anos. Qual a dose? A mesma dose teria sido adquirida com as quantidades invertidas? Ou seja, 5 mg.m -3 por um período de 10 anos. Agentes Químicos Valores-Limite – dizem respeito às concentrações a que os trabalhadores possam estar expostos, sem efeitos adversos para a saúde.

11 11 -VLE-MP- valor limite de exposição média ponderada -VLE-MP- valor limite de exposição média ponderada Valor limite expresso em concentração média diária, para um dia de trabalho de 8 horas e uma semana de 40horas, ponderada em função do tempo de exposição. -VLE-CD- valor limite de exposição curta duração Concentração à qual se considera que os trabalhadores possam estar repetidamente expostos por períodos curtos de tempo, VLE-MP Desde que o VLE-MP não seja excedido. -VLE-CM- valor limite de exposição concentração máxima A concentração nunca pode ser excedida, mesmo para períodos curtos de exposição. Tipos de Valores-Limite

12 12 Índices Biológicos de Exposição (IBE) Visa, portanto, apreciar o risco derivado da exposição não pela presença do agente no meio ambiente, em maior ou menor concentração, mas em função da quantidade que efectivamente penetrou no organismo. IBE IBE – representam as quantidades-limite de substancias (ou seus metabolitos) a que o trabalhador pode estar exposto determinadas nos tecidos sem perigo para a saúde e bem-estar determinadas nos tecidos e fluidos biológicos (sangue, urina, fâneros) ou no ar expirado. IBE - novo meio de caracterizar a exposição e deve ser considerado como um indicador complementar dos niveis admissiveis de concentração.

13 13 Índices Biológicos de Exposição (IBE) VANTAGENS Têm em conta as vias de entrada do contaminante no organismo. Não têm em conta os tempos de exposição. Não têm em conta os tempos de exposição. São tidos em consideração os hábitos individuais dos trabalhadores. São tidos em consideração os hábitos individuais dos trabalhadores. São consideradas eventuais exposições fora do horário normal de trabalho. São consideradas eventuais exposições fora do horário normal de trabalho. É tido em consideração o metabolismo do trabalhador. É tido em consideração o metabolismo do trabalhador.


Carregar ppt "Mª Filipa Castanheira UFCD: 3778 – Agentes Químicos e Biológicos Silves, 20 de Setembro de 2010 Agentes Químicos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google