A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GINASTICA LABORAL Segundo a NESRA - Associação Nacional de Serviços e Recreação para Empregados dos Estados Unidos, é a prática voluntária de atividades.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GINASTICA LABORAL Segundo a NESRA - Associação Nacional de Serviços e Recreação para Empregados dos Estados Unidos, é a prática voluntária de atividades."— Transcrição da apresentação:

1

2 GINASTICA LABORAL

3 Segundo a NESRA - Associação Nacional de Serviços e Recreação para Empregados dos Estados Unidos, é a prática voluntária de atividades físicas realizadas pelos trabalhadores coletivamente dentro do próprio local de trabalho durante sua jornada diária que, por meio de exercícios específicos, tem como meta prevenir e/ou amenizar as doenças decorrentes da atividade que desempenham. GINASTICA LABORAL

4 A ginástica laboral atua na prevenção e no combate ao estresse, visto que durante a atividade física é liberado um neurotransmissor chamado endorfina, o que causa bem-estar e alívio das tensões. Além disso, Segundo Silva Neto (2002), os exercícios ajudam a reavaliar o modo de pensar, organizar seu tempo, espaço e atuação, compreensão, alimentação saudável, descontração, fatores preventivos dos sinais de estresse. Os programas quebram a rotina e relaxam o indivíduo, o ambiente de trabalho passa a ser menos formal, mais feliz e agradável. GINASTICA LABORAL

5 GINASTICA LABORAL É a atividade física orientada, praticada durante o horário do expediente, visando benefícios pessoais no trabalho. Tem como objetivo minimizar os impactos negativos oriundos do sedentarismo na vida e na saúde o trabalhador.

6 O primeiro vestígio desta idéia vem da Polônia, datado em 1925 com o nome "Ginástica de Pausa". Anos depois, surgiu na Holanda e na Rússia. Na década de 60, atingiu outros países da Europa e principalmente o Japão, onde ocorreu a consolidação e a obrigatoriedade. No Brasil, a semente brotou em 1973, na escola de educação Feevale com um projeto de Educação Física Compensatória e Recreação no qual a escola estabelecia uma proposta de exercícios baseados em análises biomecânicas (MARCHESINI, 2001).

7 Foi também por volta de 30 anos atrás que um jovem médico americano tentava fazer entender a classe médica que corridas radicais previnem os males da vida sedentária (problemas cardíacos, obesidade, entre outros). Keneth Cooper entende ter trazido para a medicina o conceito de exercício que dá saúde e alegria às pessoa. (MARCHESINI, 2002).

8 A ginástica Laboral traz grandes benefícios para as empresas, motivo pelo qual essa atividade física é estimulada e implementada por diversas organizações. Os impactos negativos do trabalho podem ocorrer em diversas esferas, tais como problemas físicos, psicológicos ou sociais. Mais diretamente, a prática de exercícios físicos gera benefícios físicos para o trabalhador. Os benefícios psicológicos (estresse, poder de concentração) ou sociais (espírito de equipe, confiança) também são bastante citados em estudos diversos.

9 Benefícios para a empresa: Diminuir os problemas de saúde no trabalhador é sinônimo de aumento de produtividade na empresa.

10 Essa afirmativa se verifica de diversas formas, mas os principais pontos notados são a diminuição na ocorrência de faltas ao trabalho por motivos médicos e também a diminuição dos acidentes de trabalho. Portanto, se por um lado o fator de sofrimento humano é significativamente reduzido, por outro lado a empresa é beneficiada ao promover programas orientados de Ginástica Laboral.

11 Há estatísticas citando um retorno de 3 a 5 vezes sobre a verba aplicada por uma empresa em um programa de ginástica e hábitos de saúde, considerando faltas, encargos sociais e outros fatores relacionados à saúde, afetando a produtividade da empresa.

12 Ginástica Preparatória: Indicada para tarefas que exigem muito esforço físico, deve ser realizada antes da jornada de trabalho, com duração aproximadamente de 10 a 15 minutos. Ela prepara o funcionário para iniciar suas tarefas diárias, despertando-o e prevenindo distensões musculares. Os exercícios realizados aqui são de alongamento, aquecimento, mobilidade articular, preparando os funcionários para o trabalho com mais disposição, evitando contraturas e distensões musculares.

13 Ginástica Compensatória: Realizada durante a jornada de trabalho, com duração aproximadamente de 5 a 10 minutos, como pausa ativa, compensando posturas inadequadas e esforços repetitivos, exigidos em funções operacionais, minimizando desconfortos musculares. São aplicados exercícios de alongamento, descontração, soltura. A ginástica compensatória e indicada para tarefas repetitivas, de muita concentração e pressão.

14 Ginástica de Relaxamento: Realizada no final ou após o expediente com duração de 20 a 30 minutos e objetivando recuperar o funcionário do desgaste exigido no trabalho. São exercícios de relaxamento, respiração, massagem, provocando uma sensação de bem estar. Indicado para todas as tarefas realizadas nas empresas.

15 Benefícios da Ginástica Laboral : Melhora integração social e clima organizacional, Maior disposição e concentração no trabalho, Melhora a consciência corporal e postural, Diminui a tensão muscular desnecessária, Melhora a oxigenação dos músculos e oxigenação sanguínea, Diminui riscos de acidente no trabalho, por falha humana, Diminui absenteísmo e afastamentos.

16 Benefícios físicos para o trabalhador: Os benefícios dependem diretamente do tipo de trabalho realizado. A maioria dos exercícios tenta diminuir o efeito da solicitação constante a que é submetido um trabalhador ao executar determinada tarefa, seja ela uma tarefa física ou não.

17 Desse modo trabalhadores que utilizam seus músculos para manejar instrumentos, ferramentas ou produtos podem ser beneficiados por um programa de atividades para trabalhadores braçais. Por exemplo, trabalhadores em uma linha de montagem de uma fábrica necessitam de exercícios específicos para os grupos musculares utilizados para que não ocorra lesão muscular por super utilização, por exemplo, à lesão de um atleta ao final de uma competição extrema. Afinal, a jornada de trabalho pode durar até mais de 10 horas, às vezes.

18 Por outro lado, trabalhadores administrativos como digitadores, secretárias, atendentes, etc. são acometidos de problemas posturais, musculares ou visuais. Assim, um bom programa de atividades para trabalhadores administrativos ajudará a diminuir lesões por tais fatores.

19 Ganhos Fisiológicos Possibilita melhor utilização das estruturas dos trabalhadores, como maior eficiência e menor gasto energético por movimento especifico; Promove o combate e prevenção das doenças profissionais; Promove o combate e prevenção do sedentarismo, estresse, depressão, ansiedade; Melhora da flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e a resistência, promovendo uma maior mobilidade e melhor postura;

20 Ganhos Fisiológicos Promove a sensação de disposição e bem estar para a jornada de trabalho; Redução da sensação de fadiga no final da jornada; Contribui para a promoção da saúde e da qualidade de vida do trabalhador; Propicia através da realização dos exercícios características preparatórias, compensatórias e relaxantes no corpo humano.

21 Ganhos Psicológicos Motivação por novas rotinas; Melhora do equilíbrio biop sicológico; Melhora da auto-estima e da auto-imagem; Desenvolvimento da consciência corporal; Combate as tensões emocionais; Melhora da atenção e concentração as atividades desempenhadas.

22 Ganhos Sociais Favorece o relacionamento social e trabalho em equipe; Melhoria das relações interpessoais. Ganhos Empresarias Redução dos gastos com afastamento e substituição de pessoal; Diminuição de queixas, afastamentos médicos, acidente e lesões; Melhoria da imagem da instituição junto aos empregados e a sociedade; maior produtividade.

23 Os estudos científicos e nossa experiência confirmam que a implantação do Programa de Ginástica Laboral aplicada por profissionais diminuiu em até 53% o número de queixas músculo-esqueléticas, em 47% os afastamentos por doenças ocupacionais (LER/DORT), conseqüentemente reduzindo despesas com medicamentos, atestados, faltas e aumentando a produção da empresa.

24 IMPORTANTE Todo programa de Ginástica Laboral dever ser desenvolvido após avaliação criteriosa de todos fatores do ambiente de trabalho, e individual dos trabalhadores. Por essa razão não existe um modelo de aplicação universal.

25 Geralmente constam do Programa atividades de: * aquecimento (antes do início do trabalho), * exercícios de alongamento (para equilibrar os músculos que ficam em posturas contraídas), * relaxamento muscular (que, na realidade, atua no cérebro, para descontrair tensões emocionais), * micro-pausas (parar de realizar a atividade laborativa, em pequenas frações de tempo, durante a jornada de trabalho). * Essas atividades evitam a fadiga crônica, os acidentes e as doenças.

26 Uma empresa de gestão e assessoria de eventos Esportivos e Qualidade de Vida Empresarial foi contratada para realizar avaliações físicas nos departamentos da NET S.A. As avaliações consistiam na medição da força das mãos e flexibilidade dos colaboradores. O resultado foi que 70% dos avaliados tiveram boa performance de força, mas no teste de flexibilidade 85% dos avaliados estavam com escores insuficientes no âmbito da saúde. A pesquisa inicial foi uma enquete com os departamentos primando a acomodação e satisfação dos colaboradores, obtendo uma avaliação técnica. Pesquisas e avaliações físicas individuais foram realizadas com cada colaborador dos departamentos. As avaliações levaram em conta a força física e a flexibilidade de cada um. O início do programa se deu com aulas de cinco minutos em cada período (manhã, tarde, noite), três vezes por semana, com temas técnicos para cada aula, a fim de desenvolver uma metodologia para a prevenção de doenças com movimentos repetitivos, fadiga e melhoria da qualidade de vida.

27 Após a implantação, foi feita a primeira avaliação dos resultados. Notou-se que o aspecto motivacional foi importante e substancial, segundo as pesquisas; 82% dos participantes disseram que melhorou o ambiente de trabalho; 68% disseram que diminuiu o stress.

28 Operadores dos equipamentos de corte e manuseio de eucaliptos, da empresa Florestal Sul, em Capão Bonito, já garantem o seu bem estar físico. Durante dez minutos, sob a orientação de um professor de educação física todos participam da ginástica laboral que vem sendo aplicada há dois anos entre os funcionários.

29 A Kodak, também oferece a ginástica laboral a seus colaboradores, desde 1995, e a partir de então se criou uma nova consciência corporal, ajudando na prevenção de doenças ocupacionais conhecidas por DORT - Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho.

30

31 Na Fujiwara EPI em Apucarana/PR, após a implantação, a dois anos, da ginástica laboral na empresa, foi verificado um aumento significativo na produção de calçados em 10%, um menor índice de afastamento por LER/DORT, acidentes de trabalho e um melhor relacionamento interpessoal dos funcionários.


Carregar ppt "GINASTICA LABORAL Segundo a NESRA - Associação Nacional de Serviços e Recreação para Empregados dos Estados Unidos, é a prática voluntária de atividades."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google