A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2° Lei de Newton Princípio fundamental da dinâmica Princípio fundamental da dinâmica A ação de uma força (resultante) em um corpo provoca nele uma mudança.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2° Lei de Newton Princípio fundamental da dinâmica Princípio fundamental da dinâmica A ação de uma força (resultante) em um corpo provoca nele uma mudança."— Transcrição da apresentação:

1 2° Lei de Newton Princípio fundamental da dinâmica Princípio fundamental da dinâmica A ação de uma força (resultante) em um corpo provoca nele uma mudança em seu estado de movimento. A ação de uma força (resultante) em um corpo provoca nele uma mudança em seu estado de movimento. F = m.a F = m.a

2 Conceito de Força Força é um agente físico capaz de produzir ou alterar os movimentos, deformar os corpos ou anular os efeitos de outras forças. Força é um agente físico capaz de produzir ou alterar os movimentos, deformar os corpos ou anular os efeitos de outras forças. Unidade de medida (N) Unidade de medida (N)

3 Tipos de força Peso Peso Tração Tração Normal Normal Força de atrito Força de atrito

4 Força Peso( força da gravidade) A força peso atual em todos os corpos próximos à terra e o seu sentido aponta sempre para o centro dela. A força peso atual em todos os corpos próximos à terra e o seu sentido aponta sempre para o centro dela. P= m x g P= m x g Na terra a aceleração da gravidade próximo a superfície tem o valor de 9,8 m/s 2. Na terra a aceleração da gravidade próximo a superfície tem o valor de 9,8 m/s 2.

5 Força de Tração (ou Tensão) Para cada fio esticado preso a um corpo, atua nele uma força de tração, na direção do fio e com sentido do corpo para o fio. Para cada fio esticado preso a um corpo, atua nele uma força de tração, na direção do fio e com sentido do corpo para o fio. T = m x g T = m x g

6 Força Normal Para cada superfície comprimida contra um corpo, atua nele uma força normal, na direção perpendicular à superfície e no sentido da superfície para o corpo. Para cada superfície comprimida contra um corpo, atua nele uma força normal, na direção perpendicular à superfície e no sentido da superfície para o corpo.

7 Força de atrito A força de atrito aparece, por exemplo, quando um corpo é arrastado sobre uma superfície áspera. A força de atrito aparece, por exemplo, quando um corpo é arrastado sobre uma superfície áspera. A força de atrito, neste caso, tem direção tangente à superfície e sentido contrario ao movimento de arrastamento. A força de atrito, neste caso, tem direção tangente à superfície e sentido contrario ao movimento de arrastamento. F = µ x N F = µ x N µ é chamado de coeficiente de atrito e assume diferentes valores para cada tipo de composto. µ é chamado de coeficiente de atrito e assume diferentes valores para cada tipo de composto.

8 Lei de Hooke A lei de Hooke diz que uma mola elástica é diretamente proporcional à intensidade da força. A lei de Hooke diz que uma mola elástica é diretamente proporcional à intensidade da força. F = k x x F = k x x K é uma constante característica da mola K é uma constante característica da mola X é a variação do tamanho da mola devido a sua elongação. X é a variação do tamanho da mola devido a sua elongação.


Carregar ppt "2° Lei de Newton Princípio fundamental da dinâmica Princípio fundamental da dinâmica A ação de uma força (resultante) em um corpo provoca nele uma mudança."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google