A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TCC Acadêmica: Silvana Marisa Michels De Negri Orientador: Professor Dr. Luiz Carlos Bombassaro Tutora: Celi Lutz Lindemeyer.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TCC Acadêmica: Silvana Marisa Michels De Negri Orientador: Professor Dr. Luiz Carlos Bombassaro Tutora: Celi Lutz Lindemeyer."— Transcrição da apresentação:

1 TCC Acadêmica: Silvana Marisa Michels De Negri Orientador: Professor Dr. Luiz Carlos Bombassaro Tutora: Celi Lutz Lindemeyer

2 Teóricos do PPP da Escola

3 Focos de Investigação 1º TEMA – Pedagogia Freinet 2º TEMA – Uso de Tecnologias em Sala de Aula 3º TEMA – Trabalho Cooperativo

4 Questões de Investigação 1ª O uso de recursos tecnológicos pode auxiliar no processo de democratização da escola, permitindo ao aluno a construção da sua identidade como cidadão crítico, desordenando a estrutura e a relação entre ensino e aprendizagem que a escola atual prega? 2ª O uso de tecnologias em sala de aula causa impactos e mudanças no desenvolvimento da linguagem e na construção do conhecimento podendo ser visto como uma inovação pedagógica? 3ª O trabalho com Projetos que resgatem a construção de valores e o desenvolvimento de habilidades em trabalho cooperativo permitem o autoconhecimento?

5 Questão Final USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA: UMA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA OU UMA PEDAGOGIA FREINETIANA NA ATUALIDADE?

6 Justificativa Pedagogia humanista Proposta Pedagógica Relação Prof/aluno Vivências Experiências Capacidade Construção

7 Metodologia/TCC

8 Pedagogia Freinetiana Celéstin Freinet

9 Papel do Professor... do mestre se exigiria o preparo para, individual e cooperativamente, em colaboração com os alunos, aperfeiçoar a organização material e a vida comunitária de sua escola; permitir que cada um se entregue ao trabalho-jogo que responda ao máximo às suas necessidades e tendências vitais. (FREINET apud SAMPAIO, 1996, p.96)

10 Proposta Freinet. A criança é um ser que pensa que sente que sabe e que, desde muito cedo, deve ser considerada como um cidadão e que, como tal, possui direitos e deveres.

11 Direitos Livre expressão Inovações pedagógicas

12 Princípios Fonte: Fonte:

13 Cooperação Desenvolvimento Relações Organização Atividades Reunião Cooperativa

14 Comunicação e Expressão Livre Comunicação e Expressão Livre Dai às crianças a liberdade de escolher o seu trabalho, de decidir o momento e o ritmo desse trabalho e tudo mudará. Freinet, apud SAMPAIO 1996, p.84

15 Livre Expressão Turma Pequena Sociedade Regras de Funcionamento Responsabilidades Noções de Cidadania Personalidade Posicionamento em Sociedade Respeitar o outro

16 Comunicação Livre [...] definindo uma nova postura, um novo caminho para transformar a escola num espaço aberto aos processos de vida, de trabalho e de aprendizagem da democracia por intermédio da participação cooperativa. (ELIAS 1996, p. 15)

17 Educação do Trabalho O exercício de promover atividades motivadoras que levam os alunos a se envolverem totalmente a um trabalho auxilia a criança a construir sua própria aprendizagem.

18 Tateamento Experimental A criança tem a necessidade e o direito de buscar sozinha, de descobrir e se alegrar com suas descobertas, de encontrar seu lugar no mundo, de dominar física e mentalmente seu ambiente e inserir-se nele. (ELIAS 1997, p. 130).

19 Metodologia/PPP

20 Análise de Dados Segundo ELIAS (1996), na essência da proposta pedagógica de Freinet todas as atividades eram desenvolvidas dentro de uma linha de cooperação, adquirindo um sentido novo e profundo.

21 Aluno Egresso Trabalhador / PesquisadorCríticoOrganizadoAtivo na transformação da sociedade

22 Envolvimento Famílias Para sermos solidários basta um gesto de boa intenção como ajudar uma pessoa mais velha, um colega, repartir as coisas com quem mais precisa.

23 Importância Desenho O professor deve compreender e propiciar que a criança tenha liberdade de expressar o seu pensamento através da linguagem oral e escrita, das brincadeiras e construções individuais ou em grupo. Tecnologias diversas

24 Uso de tecnologias Tecnologias Oportunidade Interação Construção da linguagem Noções de Cidadania

25 Expressão Para a expressão ser realmente livre, o educador deve ajudar o educando a servir-se de suas potencialidades, criando um clima de confiança, aceitação, alegria e cooperação. desenhos, falas, dramatizações ou outras formas

26 Construção TV Didática

27 Vídeo Subtende-se que a criança exercita a cidadania com liberdade e responsabilidade, sendo capaz de desenvolver atividades com auxílio de um adulto.

28

29 Note em Sala de Aula Vivemos num mundo que dispõe de tecnologias diversificadas que avançam a passos largos, e a escola precisa fornecer os meios e os recursos necessários para enfrentar as inovações.

30 Freinet / ICEM Em 1984, o INSTITUTO COOPERATIVO DA ESCOLA MODERNA, disponibilizou duzentos micros com baixo preço, para que os professores que trabalhavam as técnicas Freinet pudessem experimentar a nova tecnologia, criando um novo canto de interesse. O ICEM tem como finalidade, a reflexão, a inovação pedagógica e a difusão da Pedagogia Freinet internacionalmente.

31 Considerações Finais Uso de tecnologias em sala de aula... não reforça as formas tradicionais de ensino; a rotina escolar e os métodos de organização de trabalhos; construção do conhecimento de um modo diferenciado; os sujeitos envolvidos passam a ser mais autônomos; a aprendizagem mais independente e desvinculada da instrução direta e explícita via professor; o professor desperta o processo criativo por novas experiências de aprendizagem.

32 Considerações Finais fundamental importância que a criança tenha acesso a tecnologias atualizadas para poder se comunicar e expressar suas ideias; trazer o note e outras tecnologias para dentro da sala de aula, permitindo o acesso aos desfavorecidos, se assemelha à... Freinet... pedagogia freinetiana na atualidade.

33 Referências ELIAS, Marisa Del Cioppo. Célestin Freinet: uma pedagogia de atividade e cooperação. Petrópolis: Editora Vozes, ELIAS, Marisa Del Cioppo. Pedagogia Freinet; Teoria e prática. Campinas: Papirus, SAMPAIO, Rosa Maria Whitaker Ferreira. Freinet: evolução histórica e atualidades. São Paulo: Scipione, FREINET, Célestin. Pedagogia do bom-senso. São Paulo: Martins Fontes, FREINET, Célestin. As Técnicas Freinet da Escola Moderna. Editorial Estampa, Ltda., 1975.


Carregar ppt "TCC Acadêmica: Silvana Marisa Michels De Negri Orientador: Professor Dr. Luiz Carlos Bombassaro Tutora: Celi Lutz Lindemeyer."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google