A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ITINERANTE 2010 – Professor, agora é sua vez! UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA Ministrante: Simone Braga da Silva Setembro 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ITINERANTE 2010 – Professor, agora é sua vez! UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA Ministrante: Simone Braga da Silva Setembro 2010."— Transcrição da apresentação:

1 ITINERANTE 2010 – Professor, agora é sua vez! UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA Ministrante: Simone Braga da Silva Setembro 2010

2 Introdução Atualmente é de fundamental importância que o ensino de Química seja relevante ao estudante, isto é, que possa ser relacionado com o seu dia-a-dia, como assuntos que afetam a sua vida e a sociedade em que ele se insere ( Chassot, 1990).

3 Introdução O dia-a-dia do professor é muito dinâmico e requer sempre a execução de trabalhos didáticos que estimulem o aprendizado. Esta é uma tarefa inerente ao trabalho docente que é comum em todos os níveis de ensino. Uma alternativa para a dinamização das aulas é variar as técnicas de ensino empregadas. O desenvolvimento de estratégias modernas e simples, utilizando experimentos, jogos e outros recursos didáticos, é recomendado para dinamizar o processo de aprendizagem em Química ( Soares, 2003).

4 Introdução Segundo Vygotsky, os jogos estimulam a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança aprimoram o desenvolvimento de habilidades linguísticas, mentais e de concentração; e exercitam interações sociais e trabalho em equipe (VYGOTSKY, 1989).

5 Introdução Do ponto de vista do professor, os jogos permitem identificar erros de aprendizagem e atitudes e dificuldades dos alunos. As dificuldades para a implementação dos jogos didáticos incluem a perda do caráter didático devido à má aplicação dos jogos; o sacrifício de outros conteúdos em função do tempo gasto com o jogo; a perda da característica lúdica da atividade pela interferência do professor; e dificuldades no acesso aos jogos e às informações que possam subsidiar o trabalho do docente ( GRANDO, 2001).

6 Memória no Laboratório Memória no Laboratório: Utilização do lúdico facilitando a aprendizagem sobre Materiais de Laboratório no Ensino de Química. AUTORES: SILVA, J.L. (IFPB) ; SILVA, H.F. (IFPB) ; VIEIRA, Y.L.D. (IFPB) ; SILVA, A.B.M. (IFPB

7 Memória de laboratório Este trabalho tem como objetivo a aplicação de um jogo didático como método facilitador do conhecimento à Química do Ensino Médio. Para isso, utilizou-se de um conteúdo químico Materiais de Laboratório para a confecção do lúdico, tendo em vista o aprimoramento das aulas de Química, com os alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Cônego Luiz Gonzaga Oliveira, João Pessoa - PB. A utilização do jogo possibilitou o desenvolvimento do raciocínio, argumentações a partir da metodologia lúdica, além de motivar o ensino- aprendizagem dos discentes

8 Figura 1: Memória no laboratório Figura 2: Alunos Memória no Laboratório

9 DOMINÓ DOS PLÁSTICOS O dominó (Figura 1) foi desenvolvido a partir da classificação de reciclagem dos plásticos, com códigos que variam de 1 a 7 (Figura 2) e cada número representa uma determinada substância, no caso do número 7, ele engloba os plásticos que não estão incluídos nos outros números e os materiais que são produzidos a partir deles, o que proporciona ao aluno a aprendizagem da composição dos plásticos mais utilizados, a assimilação dos códigos da reciclagem, associando o número da classificação ao seu composto. O dominó possui o mesmo número de peças de um dominó tradicional (28 peças).

10 DOMINÓ DOS PLÁSTICOS Figura 1 - Foto das peças do Dominó Plásticos.

11 DOMINÓ DOS PLÁSTICOS Figura 2 - Simbologia utilizada para a identificação e separação de materiais plásticos em processos de reciclagem (ABNT/NBR 13230)

12 Jogos didáticos como recurso facilitador da aprendizagem de alguns conteúdos de Química Orgânica para o Ensino Médio (MD) Conceição de Fátima Alves Olguin1* (PQ), Álisson Dadalt Fraporti1 (IC), Damaris Fidelis Furtado1 (IC), Francielle Silva da Costa1 (IC), Franciele Wolfart1 (IC), José Domingos Lopes Ferreira1 (IC). Na disciplina de Projetos em Ensino de Química C, do 3º ano do curso de Química Licenciatura - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.- Campus Toledo. Reconhecendo a resistência e a dificuldade dos alunos do ensino médio em aprender os conteúdos de Química, este trabalho teve como objetivo propor dois jogos didáticos contemplando os conteúdos de isomeria e nomenclatura de compostos orgânicos, como recursos capazes de contribuir para os processos de ensino e aprendizagem, facilitando a compreensão do conteúdo de forma motivante e divertida.

13 Jogos didáticos como recurso facilitador da aprendizagem de alguns conteúdos de Química Orgânica para o Ensino Médio (MD) Nos livros didáticos do Ensino Médio, o conteúdo de isomeria é complexo, pois aborda muitos tipos de isomeria que o aluno tem que memorizar o jogo proposto, contempla 5 tipos de isomerias: de posição, de função, ótica, de cadeia, e geométrica (cis-trans). Ele é formado por 60 cartas organizadas em grupos de 5 cartas, onde cada grupo contempla 1 tipo de isomeria. Os jogadores devem formar trinca (conjunto de 3 cartas, duas com estruturas e 1 com o nome do tipo de isomeria entre elas).

14 Jogos didáticos como recurso facilitador da aprendizagem de alguns conteúdos de Química Orgânica para o Ensino Médio (MD)

15 O jogo de nomenclatura consiste em 48 cartas, divididas em 12 grupos de 4 cartas. Cada grupo corresponde a um tipo de grupo funcional. As cartas são distribuídas igualmente entre os jogadores (3, 4 ou 6) e ganha aquele que formar um maior número de quartetos (conjunto de 4 cartas do mesmo grupo funcional), conforme demonstrado na figura 2.

16 Jogos didáticos como recurso facilitador da aprendizagem de alguns conteúdos de Química Orgânica para o Ensino Médio (MD)

17 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CHASSOT, A.I. A educação no ensino de química. Ijuí: Editora da Unijuí, SOARES, M.H.F.B.; OKUMURA, F. e CAVALHEIRO, E.T.G. Proposta de um jogo didático para ensino do conceito de equilíbrio químico. Química Nova na Escola, n. 18, p , VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, GRANDO, R.C. O jogo na educação: aspectos didático- metodológicos do jogo na educação matemática, Disponível em: ssica_e_paula/JOGO.doc Acesso em jul


Carregar ppt "ITINERANTE 2010 – Professor, agora é sua vez! UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA Ministrante: Simone Braga da Silva Setembro 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google