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GECON Gestão Econômica S.Paulo, dezembro de 2005. Criando Valor na Gestão Pública: Uma Proposta Baseada no Modelo GECON GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

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1 GECON Gestão Econômica S.Paulo, dezembro de Criando Valor na Gestão Pública: Uma Proposta Baseada no Modelo GECON GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CASA CIVIL – SUBSECRETARIA DE GESTÃO E RECURSOS HUMANOS PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA – 2005

2 GECON Gestão Econômica Apresentação 1) Criação de Valor na Gestão Pública 2) Fatores Críticos na Adição de Valor 3) O Modelo GECON. 4) Análise Comparativa de Aplicação: GECON X Modelos Tradicionais 5) Solução Sistêmica

3 GECON Gestão Econômica Apresentação 1) Criação de Valor na Gestão Pública

4 GECON Gestão Econômica MISSÃO: promover o bem-estar social. GESTÃO PÚBLICA (planejamento e controle) decisões ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS humanos dinheiro informações tecnologia outros recursos (-) impostos arrecadados educação saúde habitação transporte outros serviços Internos Produção For- nece- dores sociedade local sociedade externa Clientes sociedade local sociedade externa utilidade = valor utilidade = valor Criação de Valor na Gestão Pública Modelo Conceitual:

5 GECON Gestão Econômica Criação de Valor na Gestão Pública Entendimento: valor = medida da utilidade de bens / serviços criação = agregação, adição gestão pública = gestão de organizações públicas criação de valor na gestão pública = adição de utilidade para a sociedade através dos bens / / serviços fornecidos pelas organizações públicas.

6 GECON Gestão Econômica Criação de Valor na Gestão Pública Constatações: a) a adição / subtração de valor promovida pelos bens/serviços gerados por organizações públicas (como pelas privadas) EXISTE independentemente de ser apurada, ou de ser apurada corretamente.

7 GECON Gestão Econômica Criação de Valor na Gestão Pública Constatações: b) o modelo público de ressarcimento dos gastos de produção dos serviços baseado no seu repasse atra- vés de impostos, apesar de não incluir qualquer margem de lucro, é impactado pelas diferenças de eficiência, qualidade, produtividade, etc. entre a gestão das organizações públicas (fornecedoras) e a das organizações sociais (clientes), ou seja, o bem-estar das organizações sociais é otimizado quando os custos dos serviços públicos for inferior ao preço de serviço idêntico oferecido pelo mercado.

8 GECON Gestão Econômica Criação de Valor na Gestão Pública Decorrências: a) os gestores públicos, como agentes da eficácia das organizações públicas, necessitam de indicadores que mensurem adequadamente a agregação de va- lor decorrente de suas decisões. Indicadores físicos são inadequados para a tomada de decisões. b) a natureza econômica dos indicadores requeridos para o suporte aos processos de decisão dos gesto- res públicos, torna útil conhecer a proposta do mo- delo GECON sobre a constituição desses indicado- res.

9 GECON Gestão Econômica Apresentação 2) Fatores Críticos na Adição de Valor

10 GECON Gestão Econômica 1)maior (>) contri- buição social 2) maior (>) bem- -estar OBJETIVOSFATORES - eficiência - produtividade eficácia - transparência efetividade - legalidade / / legitimidade Fatores Críticos na Adição de Valor - qualidade MEDIDAS utilidade marginal interna: externa:

11 GECON Gestão Econômica Indicadores (pib, igp, liquidez, endividamento, custo, receita, volumes, etc.) VALOR ADICIONADO contribuição social (organizações públicas) Fatores Críticos na Adição de Valor FATORES - eficiência - produtividade - transparência - legalidade / / legitimidade - qualidade contribuição pública / / IDH (sociedade) utilidade marginal

12 GECON Gestão Econômica Apresentação 3) O Modelo GECON

13 GECON Gestão Econômica O GECON é um modelo de atuação organiza- cional baseado na tomada de decisões por resultados econômicos. O modelo conceitual do GECON é aplicável a todas organizações. O modelo do GECON compreende principal- mente conceitos econômicos, de gestão, financeiros, contábeis e sistêmicos. O Modelo GECON

14 GECON/FIPECAFI/FEAC-USP/apres10C MENSURAÇÃO PATRIMÔNIO Dinheiro $ 100 Boi $ 500 Carroça $ Galinhas $ 50 Marca $ Total $ VALOR DA ENTIDADE antes da decisão RIQUEZA Dinheiro $ 100 Boi QTD 1 Carroça QTD 1 Galinhas QTD 10 Marca $ T0T0 TRANSAÇÃO COMPRA T1T1 depois da decisão RIQUEZA Dinheiro $ 60 Boi QTD 1 Carroça QTD 1 Galinhas QTD 20 Marca $ PATRIMÔNIO Dinheiro $ 60 Boi $ 500 Carroça $ Galinhas $ 100 Marca $ Total $ VALOR DA ENTIDADE VAR. RIQUEZA Dinheiro $ Boi 0 Carroça 0 Galinhas QTD 10 Marca $ 0 RESULTADO RESULTADO CORRETO VAR. PATRIMONIAL Dinheiro $ Boi 0 Carroça 0 Galinhas $ 50 Marca $ 0 Total $ 10 O Modelo GECONGECON Gestão Econômica RESULTADO CORRETO: DECISÃO CORRETA

15 O Resultado nas Entidades Públicas X Privadas V.Agregado valor dos serviços custo sociedade da CUSTO RECEITA = IMPOSTOS = proprietários = sociedade contribuição social Empresas Públicas CUSTO LUCRO valor dos serviços = receita custo clientes dos dividendos proprietários = acionistas O Modelo GECON NúcleoGecon/FIPECAFIGECON Gestão Econômica

16 Assegurar cumprim. da missão e a conti- nuidade. Otimiza- ção do de- sempenho no longo prazo. Otimiza- ção do de- sempenho anual. Otimiza- ção de ca- da evento Correção de rumos SISTEMA DE GESTÃO SISTEMA DE COMUNICAÇÃO / / INFORMAÇÃO SISTEMA ORGANIZACIONAL SISTEMA SOCIAL SISTEMA FÍSICO / SISTEMA ECONÔMICO PLANE- JAMENTO ESTRA- TÉGICO PLANE- JAMENTO DE LONGO PRAZO PLANE- JAMENTO ANUAL EXE- CUÇÃO CON- TROLE RECURSOSATIVIDADE/PRODUÇÃO PRODUTOS / / SERVIÇOS Diretrizes Estratégicas Plano de Longo Prazo PPA LDO / LOA Tran- sações Ações Cor- retivas Missão, Crenças e ValoresModelo de Gestão GECON\FIPECAFI\USP\AGERAL5 Simuladas/Planejadas/Realizadas DECISÕES / TRANSAÇÕES: PLANO DIRETOR O Modelo GECONGECON Gestão Econômica

17 Inf_req EXECUÇÃO OTIMIZAÇÃO DAS PARTES E CONTROLE Núcleo Gecon/FIPECAFIGECON Gestão Econômica O Modelo GECON SIMULAÇÃO PLANEJAMENTO PPA / LOA-LDO OTIMIZAÇÃO DO TODO (Coordenação / / Integração / En volvimentos FOCO DAS DECISÕES TRANSAÇÕES / EVENTOS Sucesso de cada transação ATIVIDADES Reformular X Terceirizar PROGRAMAS / PROJETOS Criar X Reformular ORGANIZAÇÃO Otimizar INFORMAÇÕES GERENCIAIS REQUERIDAS SOCIEDADE Desenvolver o bem-estar SERVIÇOS (INT.OU EXT.) ManterXComprarXSubstituir Reformular X Eliminar DEPARTAMENTOS

18 GECON Gestão Econômica O Modelo GECON humanos dinheiro informações tecnologia outros recursos (-) impostos arrecadados educação saúde habitação transporte outros serviços Internos Produção MENSURAÇÃO receitas (custo de oportu- nidade) despesas impostos (-) 600 contribui ção social (receitas [-] impostos) 400 Entidade Pública

19 GECON Gestão Econômica O Modelo GECON recursos (+) impostos serviços produtos serviços Produção MENSURAÇÃO receitas despesas impostos (+) 600 contribui ção pública -200 Socie- educação saúde habitação transporte outros devidos / I.D.H dade

20 GECON Gestão Econômica Apresentação 4) Análise Comparativa de Aplicação: GECON X modelos tradicionais

21 GECON Gestão Econômica Análise Comparativa LEGALIDADE / LEGITIMIDADE contribui ção social despesas impostos DADOS: Redução de erros e fraudes. Diminuição de gastos. zero 600 ortodoxoortodoxo antes contribui ção social despesas impostos zero 500 depois

22 GECON Gestão Econômica Análise Comparativa LEGALIDADE / LEGITIMIDADE DADOS: Redução de erros e fraudes. Diminuição de gastos. receitas (custo de oportu- nidade) despesas impostos (-) 500 GECONGECON receitas (custo de oportu- nidade) despesas impostos (-) 600 contribui ção social (receitas [-] impostos) contribui ção social (receitas [-] impostos) 400 depois antes

23 GECON Gestão Econômica Análise Comparativa EFICIÊNCIA E QUALIDADE contribui ção social despesas impostos DADOS: Diminuição de gastos e da qualidade de serviços zero 600 contribui ção social despesas impostos zero 500 ortodoxoortodoxo antes depois

24 GECON Gestão Econômica Análise Comparativa DADOS: GECONGECON receitas (custo de oportu- nidade) despesas impostos (-) 600 contribui ção social (receitas [-] impostos) 400 EFICIÊNCIA E QUALIDADE Diminuição de gastos e da qualidade de serviços antes receitas (custo de oportu- nidade) 800 despesas impostos (-) contribui ção social (receitas [-] impostos) depois

25 GECON Gestão Econômica Análise Comparativa PRODUTIVIDADE E QUALIDADE custo so- cial unit. despesas impostos DADOS: Aumento da produtividade (100 para 150) e 6, ortodoxoortodoxo redução da qualidade em 40%. antes custo so- cial unit. despesas impostos 4, depois

26 GECON Gestão Econômica Análise Comparativa GECONGECON receitas (custo de oportu- nidade) despesas impostos (-) 600 receitas (custo de oportu- nidade) 900 despesas impostos (-) contribui ção social (receitas [-] impostos) contribui ção social (receitas [-] impostos) 400 PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DADOS: Aumento da produtividade (100 para 150) e redução da qualidade em 40%. antes depois

27 GECON Gestão Econômica Análise Comparativa EFICÁCIA contribui ção social despesas impostos DADOS: Terceirização de uma atividade por $400. zero 600 ortodoxoortodoxo antes contribui ção social despesas impostos zero depois

28 GECON Gestão Econômica Análise Comparativa GECONGECON receitas (custo de oportu- nidade) despesas impostos (-) 600 contribui ção social (receitas [-] impostos) 400 EFICÁCIA DADOS: Terceirização de uma atividade por $400. antes receitas (custo de oportu- nidade) despesas impostos (-) zero contribui ção social (receitas [-] impostos) depois

29 GECON Gestão Econômica Região 1 Priorização de Programas / Projetos DADOS: Recursos disponíveis $100. Programas 5 e regiões 3. Programa 1 Programa 2 Programa 3 QUESTÃO: Como aplicar os recursos ? BC Programa 4 Programa BCBC Região 2Região Análise Comparativa B = benefícios C = custos TOTAIS

30 GECON Gestão Econômica RESPOSTA: ??? RESPOSTA: Contribuição Social foi otimizada. ORTODOXO Demanda Decisão ELIMINAR Análise Comparativa

31 GECON Gestão Econômica AtualNova EFETIVIDADE DADOS: Pessoa / Família / Organização / Comunidade Receita Custos / Despesas150 Impostos4060 QUESTÃO: O desempenho foi eficaz ? O IDH melhorou ? 160 Análise Comparativa Esperança de Vida8184 P I B60 Escolaridade

32 GECON Gestão Econômica AtualNova Esperança de Vida / 3 RESPOSTA: I.D.H. menor. Piorou Difer. + 1 ORTODOXO PIB / Escolaridade / I.D.H Atual Nova Receita Impostos40 60 RESPOSTA: I.D.H. melhorou. Ganha X Ganha. I.D.H. 020 Custos / Despesas GECON Difer Análise Comparativa

33 GECON Gestão Econômica Apresentação 5) Solução Sistêmica

34 controle interno avalia- ções ações corretivas Entidades Gestão planejamento execução controle desempenho indicadores previsto realizado mesma base conceitual e critério de avaliação. controle externo avalia- ções Socie- dade cliente / / dona GECON Gestão Econômica Solução Sistêmica

35 controle de compras simulação de compras planejamento / orçamento avaliação de desempenhos indicadores, IDM - IDE simulações de planos/programas/projetos Preços prati- cados refe- rência oferta- dos oportu- nidade modelos de decisão estudos de viabilidade investimentos, etc. ranqueamento de programas e iniciativas apuração result.programas/projetos/serviços avaliação desemp.áreas/secretarias/governo indicadores, IDM-E e IDH geral / específicos Sistema de Preços Sistema Contabilidade Gerencial Sistema de Gestão Econômica compras SIAFI/SIAFEM SISTEMAS PRODUTOSGECON Gestão Econômica Solução Sistêmica SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA GESTÃO CONTROLADORIA

36 fim

37 nosso endereço: gecon.com.br ou (11)


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