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Criando Valor na Gestão Pública:

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Apresentação em tema: "Criando Valor na Gestão Pública:"— Transcrição da apresentação:

1 Criando Valor na Gestão Pública:
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CASA CIVIL – SUBSECRETARIA DE GESTÃO E RECURSOS HUMANOS PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA – 2005 Criando Valor na Gestão Pública: Uma Proposta Baseada no Modelo GECON GECON Gestão Econômica S.Paulo, dezembro de 2005.

2 GECON Apresentação Gestão Econômica
1) Criação de Valor na Gestão Pública 2) Fatores Críticos na Adição de Valor 3) O Modelo GECON. 4) Análise Comparativa de Aplicação: GECON X Modelos Tradicionais 5) Solução Sistêmica

3 GECON Apresentação Gestão Econômica
1) Criação de Valor na Gestão Pública

4 GECON Modelo Conceitual: Gestão Econômica
Criação de Valor na Gestão Pública Modelo Conceitual: MISSÃO: promover o bem-estar social. GESTÃO PÚBLICA (planejamento e controle) decisões utilidade = valor ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS humanos dinheiro informações tecnologia outros recursos (-) impostos arrecadados educação saúde habitação transporte serviços Internos Produção For- nece- dores sociedade local externa Clientes

5 GECON Entendimento: Criação de Valor na Gestão Pública
Gestão Econômica Criação de Valor na Gestão Pública Entendimento: valor = medida da utilidade de bens / serviços criação = agregação, adição gestão pública = gestão de organizações públicas criação de valor na gestão pública = adição de utilidade para a sociedade através dos bens / / serviços fornecidos pelas organizações públicas.

6 GECON Constatações: Criação de Valor na Gestão Pública
Gestão Econômica Criação de Valor na Gestão Pública Constatações: a) a adição / subtração de valor promovida pelos bens/serviços gerados por organizações públicas (como pelas privadas) EXISTE independentemente de ser apurada, ou de ser apurada corretamente.

7 GECON Constatações: Criação de Valor na Gestão Pública
Gestão Econômica Criação de Valor na Gestão Pública Constatações: b) o modelo público de ressarcimento dos gastos de produção dos serviços baseado no seu repasse atra- vés de impostos, apesar de não incluir qualquer margem de lucro, é impactado pelas diferenças de eficiência, qualidade, produtividade, etc. entre a gestão das organizações públicas (fornecedoras) e a das organizações sociais (clientes), ou seja, o bem-estar das organizações sociais é otimizado quando os custos dos serviços públicos for inferior ao preço de serviço idêntico oferecido pelo mercado.

8 GECON Decorrências: Criação de Valor na Gestão Pública
Gestão Econômica Criação de Valor na Gestão Pública Decorrências: a) os gestores públicos, como agentes da eficácia das organizações públicas, necessitam de indicadores que mensurem adequadamente a agregação de va- lor decorrente de suas decisões. Indicadores físicos são inadequados para a tomada de decisões. b) a natureza econômica dos indicadores requeridos para o suporte aos processos de decisão dos gesto- res públicos, torna útil conhecer a proposta do mo- delo GECON sobre a constituição desses indicado- res.

9 GECON Apresentação Gestão Econômica
2) Fatores Críticos na Adição de Valor

10 GECON interna: externa: Gestão Econômica
Fatores Críticos na Adição de Valor OBJETIVOS MEDIDAS FATORES - legalidade / / legitimidade interna: maior (>) contri- buição social - eficiência eficácia - qualidade - produtividade - transparência externa: 2) maior (>) bem- -estar utilidade marginal efetividade

11 GECON Indicadores Fatores Críticos na Adição de Valor Gestão Econômica
(pib, igp, liquidez, endividamento, custo, receita, volumes, etc.) FATORES VALOR ADICIONADO - legalidade / / legitimidade - eficiência contribuição social (organizações públicas) - qualidade - produtividade - transparência utilidade marginal contribuição pública / / IDH (sociedade)

12 GECON Gestão Econômica Apresentação 3) O Modelo GECON

13 GECON O Modelo GECON Gestão Econômica
O GECON é um modelo de atuação organiza- cional baseado na tomada de decisões por resultados econômicos. O modelo conceitual do GECON é aplicável a todas organizações. O modelo do GECON compreende principal- mente conceitos econômicos, de gestão, financeiros, contábeis e sistêmicos.

14 RESULTADO CORRETO: DECISÃO CORRETA
GECON Gestão Econômica O Modelo GECON RESULTADO CORRETO: DECISÃO CORRETA antes da decisão RIQUEZA Dinheiro $ 100 Boi QTD 1 Carroça QTD 1 Galinhas QTD 10 Marca $ T0 TRANSAÇÃO COMPRA T1 depois da decisão RIQUEZA Dinheiro $ 60 Boi QTD Carroça QTD Galinhas QTD Marca $ VAR. RIQUEZA Dinheiro $ <40> Boi Carroça Galinhas QTD Marca $ MENSURAÇÃO PATRIMÔNIO Dinheiro $ Boi $ Carroça $ Galinhas $ Marca $ Total $11.650 VAR. PATRIMONIAL Dinheiro $ < 40> Boi Carroça Galinhas $ 50 Marca $ 0 Total $ 10 PATRIMÔNIO Dinheiro $ Boi $ Carroça $ Galinhas $ Marca $ Total $11.660 VALOR DA ENTIDADE RESULTADO VALOR DA ENTIDADE GECON/FIPECAFI/FEAC-USP/apres10C RESULTADO CORRETO

15 O Modelo GECON = GECON O Resultado nas Entidades Públicas X Privadas
Gestão Econômica O Modelo GECON O Resultado nas Entidades Públicas X Privadas Empresas Públicas dividendos proprietários = acionistas proprietários = sociedade contribuição social CUSTO LUCRO valor dos serviços = receita V.Agregado valor dos serviços custo sociedade da CUSTO RECEITA = IMPOSTOS custo clientes dos Núcleo Gecon/FIPECAFI

16 Missão, Crenças e Valores
GECON Gestão Econômica O Modelo GECON Missão, Crenças e Valores Modelo de Gestão SISTEMA DE GESTÃO Assegurar cumprim. da missão e a conti- nuidade. Otimiza- ção do de- sempenho no longo prazo. Otimiza- ção do de- sempenho anual. Otimiza- ção de ca- da evento Correção de “rumos” Diretrizes Estratégicas PLANE- JAMENTO ESTRA- TÉGICO Plano de Longo Prazo PPA PLANE- JAMENTO DE LONGO PRAZO PLANE- JAMENTO ANUAL LDO / LOA EXE- CUÇÃO Tran- sações CON- TROLE Ações Cor- retivas PLANO DIRETOR Simuladas/Planejadas/Realizadas DECISÕES / TRANSAÇÕES: GECON\FIPECAFI\USP\AGERAL5 SISTEMA ORGANIZACIONAL SISTEMA DE COMUNICAÇÃO / / INFORMAÇÃO SISTEMA SOCIAL SISTEMA FÍSICO / SISTEMA ECONÔMICO PRODUTOS / / SERVIÇOS RECURSOS ATIVIDADE/PRODUÇÃO

17 GECON O Modelo GECON INFORMAÇÕES GERENCIAIS REQUERIDAS
Gestão Econômica O Modelo GECON INFORMAÇÕES GERENCIAIS REQUERIDAS PLANEJAMENTO PPA / LOA-LDO OTIMIZAÇÃO DO TODO (Coordenação / / Integração / En volvimentos EXECUÇÃO OTIMIZAÇÃO DAS PARTES E CONTROLE SIMULAÇÃO FOCO DAS DECISÕES SOCIEDADE Desenvolver o bem-estar ORGANIZAÇÃO Otimizar PROGRAMAS / PROJETOS Criar X Reformular DEPARTAMENTOS Reformular X Eliminar ATIVIDADES Reformular X Terceirizar SERVIÇOS (INT.OU EXT.) ManterXComprarXSubstituir TRANSAÇÕES / EVENTOS Sucesso de cada transação Inf_req Núcleo Gecon/FIPECAFI

18 GECON O Modelo GECON Entidade Pública Gestão Econômica humanos
dinheiro informações tecnologia outros recursos (-) impostos arrecadados Entidade educação saúde habitação transporte outros serviços Internos Produção Pública MENSURAÇÃO contribui ção social (receitas [-] impostos) 400 despesas impostos (-) 600 receitas (custo de oportu- nidade) 1.000

19 GECON O Modelo GECON Socie- dade Gestão Econômica recursos serviços
Produção dade educação saúde serviços habitação transporte produtos outros (+) impostos devidos MENSURAÇÃO 600 despesas contribui ção pública (+) receitas 1.000 / 600 impostos I.D.H -200

20 GECON Apresentação Gestão Econômica
4) Análise Comparativa de Aplicação: GECON X modelos tradicionais

21 GECON Análise Comparativa o r t d x Gestão Econômica
LEGALIDADE / LEGITIMIDADE DADOS: Redução de erros e fraudes. Diminuição de gastos. antes o r t d x contribui despesas impostos ção social 600 600 zero contribui ção social despesas impostos zero 500 depois

22 GECON Análise Comparativa G E C O N Gestão Econômica
LEGALIDADE / LEGITIMIDADE DADOS: Redução de erros e fraudes. Diminuição de gastos. antes G E C O N 600 despesas contribui receitas ção social (-) (custo de 1.000 (receitas [-] oportu- 600 impostos impostos) nidade) 400 depois 500 despesas contribui receitas ção social (-) (custo de 1.000 (receitas [-] oportu- 500 impostos impostos) nidade) 500

23 GECON Análise Comparativa o r t d x Gestão Econômica
EFICIÊNCIA E QUALIDADE DADOS: Diminuição de gastos e da qualidade de serviços antes o r t d x contribui despesas impostos ção social 600 600 zero depois contribui despesas impostos ção social 500 500 zero

24 GECON Análise Comparativa G E C O N Gestão Econômica
EFICIÊNCIA E QUALIDADE DADOS: Diminuição de gastos e da qualidade de serviços antes G E C O N 600 despesas contribui receitas ção social (-) (custo de 1.000 (receitas [-] oportu- 600 impostos impostos) nidade) 400 receitas (custo de oportu- nidade) 800 despesas impostos (-) 500 300 contribui ção social (receitas [-] impostos) depois

25 GECON Análise Comparativa o r t d x Gestão Econômica
PRODUTIVIDADE E QUALIDADE Aumento da produtividade (100 para 150) e DADOS: redução da qualidade em 40%. antes o r t d x custo so- despesas impostos cial unit. 600 600 6,00 custo so- cial unit. despesas impostos 4,00 600 depois

26 GECON Análise Comparativa G E C O N Gestão Econômica
PRODUTIVIDADE E QUALIDADE Aumento da produtividade (100 para 150) e DADOS: redução da qualidade em 40%. antes G E C O N 600 despesas contribui receitas ção social (-) (custo de 1.000 (receitas [-] oportu- 600 impostos impostos) nidade) 400 depois receitas (custo de oportu- nidade) 900 despesas impostos (-) 600 300 contribui ção social (receitas [-] impostos)

27 GECON Análise Comparativa o r t d x Gestão Econômica EFICÁCIA DADOS:
Terceirização de uma atividade por $400. antes o r t d x contribui despesas impostos ção social 600 600 zero contribui ção social despesas impostos zero 1.000 depois

28 GECON Análise Comparativa G E C O N Gestão Econômica EFICÁCIA DADOS:
Terceirização de uma atividade por $400. antes G E C O N 600 despesas contribui receitas ção social (-) (custo de 1.000 (receitas [-] oportu- 600 impostos impostos) nidade) 400 receitas (custo de oportu- nidade) 1.000 despesas impostos (-) zero contribui ção social (receitas [-] impostos) depois

29 GECON Análise Comparativa Gestão Econômica
Priorização de Programas / Projetos DADOS: Recursos disponíveis $100. Programas 5 e regiões 3. Região 1 Região 2 Região 3 B C B C B C Programa 1 24 20 6 5 1 2 Programa 2 11 10 30 15 14 8 Programa 3 7 5 8 10 12 10 Programa 4 20 15 10 8 5 5 Programa 5 13 10 1 2 4 5 TOTAIS 60 40 30 QUESTÃO: Como aplicar os recursos ? B = benefícios C = custos

30 RESPOSTA: GECON Análise Comparativa ORTODOXO GECON Gestão Econômica
ELIMINAR RESPOSTA: ??? GECON Região 1 Programa 1 Programa 2 Programa 3 B C Programa 4 Programa 5 5 2 20 15 8 11 10 %R 40 30 33 Região 2 Região 3 -20 50 100 25 75 24 7 13 6 1 14 12 4 Demanda 40 30 60 25 75 37 55 20 36 Decisão 30 20 50 28 64 57 47 35 27 RESPOSTA: Contribuição Social foi otimizada.

31 GECON Análise Comparativa Gestão Econômica EFETIVIDADE DADOS:
Pessoa / Família / Organização / Comunidade Atual Nova Esperança de Vida 81 84 P I B 72 60 Escolaridade 60 63 Receita 200 230 Custos / Despesas 160 150 Impostos 40 60 QUESTÃO: O desempenho foi eficaz ? O IDH melhorou ?

32 GECON Análise Comparativa ORTODOXO GECON Gestão Econômica Atual Nova
Difer. Esperança de Vida / 3 27 28 + 1 PIB / 3 24 20 - 4 Escolaridade / 3 20 21 + 1 I.D.H. 71 69 - 2 RESPOSTA: I.D.H. menor. Piorou. 100 90 Atual Nova Receita 200 230 Impostos 40 60 RESPOSTA: I.D.H. melhorou. Ganha X Ganha. I.D.H. 20 Custos / Despesas 160 150 GECON Difer. + 30 + 10 - 20 + 20

33 GECON Gestão Econômica Apresentação 5) Solução Sistêmica

34 GECON Solução Sistêmica Gestão Econômica mesma base conceitual e
critério de avaliação. Entidades Gestão planejamento execução controle desempenho indicadores previsto realizado avalia- ções ações corretivas controle interno controle externo avalia- ções Socie- dade cliente / / “dona”

35 GECON Solução Sistêmica Gestão Econômica
SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA GESTÃO Preços prati- cados refe- rência oferta- dos oportu- nidade SISTEMAS PRODUTOS Sistema de Preços SIAFI/SIAFEM compras controle de compras simulação de compras Sistema Contabilidade Gerencial planejamento / orçamento avaliação de desempenhos indicadores, IDM - IDE Sistema de Gestão Econômica simulações de planos/programas/projetos estudos de viabilidade investimentos, etc. ranqueamento de programas e iniciativas apuração result .programas/projetos/serviços modelos de decisão avaliação desemp.áreas/secretarias/governo indicadores, IDM-E e IDH geral / específicos CONTROLADORIA

36 fim

37 nosso endereço: gecon.com.br ou (11)


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