A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma análise, uma proposta Professor Doutor Fernando José de Almeida PUC/SP e TV Cultura Águas de Lindóia, 1º de abril de 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma análise, uma proposta Professor Doutor Fernando José de Almeida PUC/SP e TV Cultura Águas de Lindóia, 1º de abril de 2013."— Transcrição da apresentação:

1 Uma análise, uma proposta Professor Doutor Fernando José de Almeida PUC/SP e TV Cultura Águas de Lindóia, 1º de abril de 2013

2 A aula como alma

3 CAUSA da desmotivação CAUSA da evasão CAUSA dos desvios ideológicos É do Século XVIII Limpando a imagem de vilã Aula é a ALMA

4 O que é PARA A DIREITA PARA A ESQUERDA Não é Arquitetura Cadeiras Metodologia Bancária Todos chamam: a sala de aula

5 CAVERNA (para a família) Em torno da fogueira ACADEMIA (para poucos) Peripatético Eleitos, discípulos GRUPO DE PODER (para o grupo) No palácio Aula, corte Para ouvir viagens, música, política, cultura DEMOCRÁTICA (para todos) Organização de disciplinas e sequências didáticas Ao fim um diploma: reconhecimento social

6 Vem do Século XVIII...se se mantém......expandiu-se muito... PORTANTO...

7 Momento do AUTOR Momento do OUTRO Latim: auctor / alter

8 CONTEXTUALIZAÇÃO: Mobiliza / problematiza EXPLICAÇÃO: Analisa / justifica INVESTIGAÇÃO: Encaminha / organiza mostra respostas CONCLUSÃO: sintetiza / utopiza

9 EQUÍVOCOS (bem intencionados) AULA GÔNDOLA Quanto mais, melhor Oferta indiscriminada Conteúdos para consumo consequência da aulatoda aula tem em si uma hiperaula

10 Concentração, expansão, unificação, vivência Cognição CONHECIMENTO Assimilação e individualização

11 Falar com quem gosta Falar de modo singelo, simples: Iniciar com os objetivos na lousa Finalizar com o que aprendeu: Metacognição Memória Percurso Cognitivo Auto-avaliação Aprender COMO aprender

12 AULA ESSENCIAL + ATIVAÇÃO DAS ZONAS DE SENSIBILIZAÇÃO: AULA EXPANDIDA Após a clareza das questões trazidas (7/10 minutos) Desenvolvem-se questões enriquecedoras, amplificadoras, contextualizadas

13 A tentação é perder-se nos detalhes / nas metodologias / na avaliação... O que eu vou ensinar hoje? – é a primeira pergunta Currículo Plano Caderno do Professor Decisões, opções, aperfeiçoamento, engajamento, oportunidade

14 AULA ESSENCIAL (5 a 7 minutos) AULA EXPANDIDA: Zonas de Sensibilização Z S O espanto, a curiosidade, o humor, o absurdo As histórias, as soluções As pesquisas, a lógica, as conclusões, as regras, o ainda não Os desafios para a classe, a dimensão social, a ética, as utopias... O espanto, a curiosidade, o humor, o absurdo As histórias, as soluções As pesquisas, a lógica, as conclusões, as regras, o ainda não Os desafios para a classe, a dimensão social, a ética, as utopias...

15 Novas curiosidades Atividades em grupos Interdisciplinaridade Pesquisas orientadas Intervenção social Divulgação de produtos Aprofundamento Redes sociais de pesquisa Apoio de múltiplas mídias Utopias Levantamento com alunos de novos temas Ética e estética Políticas / solidariedade......

16 Qual o mais precioso instrumento do nosso TRABALHO? 10 minutos de nossa inteira responsabilidade Não é da sociedade Não é do governo Não é do coletivo Não é do currículo Não é das tecnologias É meu! Sou autor, sou autoridade. É por ela que luto por TODO o resto!


Carregar ppt "Uma análise, uma proposta Professor Doutor Fernando José de Almeida PUC/SP e TV Cultura Águas de Lindóia, 1º de abril de 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google