A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I mostra Cultural municipal jornada Tic & Educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I mostra Cultural municipal jornada Tic & Educação"— Transcrição da apresentação:

1 I mostra Cultural municipal 4@ jornada Tic & Educação
Práticas Sociais da Leitura e Escrita por meio das mídias I mostra Cultural municipal jornada Tic & Educação Ursula Blattmann Florianópolis, 03 de novembro de 2008

2 Contexto A cidade e o cidadão A escola e seu universo
Estudantes, Pais e Responsáveis, Professores, Bibliotecários e demais atores no processo educacional Espaços para acesso e uso da informação: Sala de aula Sala informatizada Biblioteca Pátio Lar

3 esp@ços públicos de acesso e uso
Como preparar pessoas para a recepção da informação? A importância de profissionais com competências, habilidades e atitudes no acesso e uso da informação. As novas tecnologias da informação e comunicação no cotidiano da escola, da biblioteca. Alfabetização X Letramentos

4 O acesso e o uso da informação
O que significa informação? O direito à informação. Escolas um caminho para acesso e uso da informação: de suportes tradicionais aos digitais para facilitar o manuseio das novas tecnologias da informação e comunicação. Estamos preparados para o mundo digital?

5 Categorias de uso da informação
Fonte: Taylor apud Choo (2003, p.109)

6 Viver no mundo cheio de contrastes
Como ler e escrever? Quando ouvir e interagir? Compartilhar a informação e o conhecimento: Confiança Atenção Cuidado Zelo Prazer Necessidade Sobrevivência

7 Sete Saberes – Edgar Morin
As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão: manter a lucidez Os princípios do conhecimento pertinente: local e o global – as relações entre o contexto Ensinar a condição humana: ser humano Ensinar a identidade terrena: comunicação Enfrentar as incertezas: imprevisto e inesperado Ensinar a compreensão: necessidade de estudar a incompreensão a partir de suas raízes, suas modalidades e seus efeitos A ética do gênero humano: a sociedade e os indivíduos pela cidadania terrena.

8 Recursos Na sala de aula...
Quais as melhores condições para favorecer o ensino das leituras e escritas? Educar compete a todos preocupados com a vida: Melhores condições de ensino, de trabalho... Apreender a aprender Novos modos de interação Saber conhecer os suportes tradicionais e digitais O prazer da descoberta e de registrar a memória e cultura da humanidade O ser humano e suas relações

9 Evolução da biblioteca
Virtual Maturidade Tempo 1850 2000 a ERA 4 Digital ERA 3 Eletrônica ERA 2 Automatizada ERA 1 Tradicional moderna (CUNHA, 2000, p.75)

10 Reflexões A biblioteca na escola atende a demanda de informação?
Quais as condições ideais para o acesso e uso da informação? Acervo físico, digital e seus recursos são adequados e atualizados? Como usar os recursos da Web2.0: Blogs, Fóruns, MP3, MP4, MSN, Skype, Second Life, Wikis...

11 Referências BELLEI, Sergio Luiz Prado. O livro, a literatura e o computador. Florianópolis: EDUFSC, 2003. BLATTMANN, Ursula; FRAGOSO, Graça Maria (orgs.). O zapear a informação em bibliotecas e na Internet. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento. São Paulo : SENAC, 2003. CUNHA, M. B. Construindo um futuro : a biblioteca universitária brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n.1, p , jan./abr DEMO, Pedro. Saber pensar. 2. ed.  Cortez: Instituto Paulo Freire, (Guia da escola cidadã) p. 17 MORIN, Edgar Os Sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, Brasilia: UNESCO, 2000; 118 p. Disponível em:< > REYZÁBAL, María Victoria. A comunicação oral e sua didática. Bauru: EDUSC, p. SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, p.

12 Ursula Blattmann Grata pela atenção! ursula@ced.ufsc.br


Carregar ppt "I mostra Cultural municipal jornada Tic & Educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google