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1 MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS NA PEQUENA EMPRESA DE SOFTWARE: O CASO DA ABC LTDA. Ariel Behr Orientador: Prof. Dr. Henrique Freitas MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS.

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1 1 MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS NA PEQUENA EMPRESA DE SOFTWARE: O CASO DA ABC LTDA. Ariel Behr Orientador: Prof. Dr. Henrique Freitas MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS NA PEQUENA EMPRESA DE SOFTWARE: O CASO DA ABC LTDA. Ariel Behr Orientador: Prof. Dr. Henrique Freitas Porto Alegre, 25 de fevereiro de 2010.

2 2 Uma realidade empresarial A competição das empresas de hoje já não se restringe simplesmente a uma boa gestão comercial, mas passa também pela gestão de suas outras operações, sendo necessário que sejam promovidas transformações profundas no serviço ao cliente, no processo de inovação e na capacidade de respostas rápidas ao mercado (TAPSCOTT, 1997) Um dos setores mais afetados com as mudanças do mercado, que responde por 98% do mercado empresarial (SEBRAE, 2007), é o das Micro e Pequenas Empresas, dada sua configuração enxuta e focada na atividade-fim. Introdução 1/3 Delimitação Objetivos (2) Elementos teóricos (3) Método (2) Resultados (5) Considerações finais Limites

3 3 A empresa de software O setor das MPE também tem especial destaque na indústria de software nacional, representando 96% das empresas da mesma. A Gestão da MPE de software é marcada pela carência de profissionalização, e se entende que tal fato é motivado por empreendedores que, geralmente, não possuem a formação administrativa necessária para a gestão do negócio, pois em sua maioria são profissionais da área de informática e tecnologia, com conhecimentos técnicos específicos (MIT- SOFTEX, 2002). Introdução 2/3 Delimitação Objetivos (2) Elementos teóricos (3) Método (2) Resultados (5) Considerações finais Limites

4 4 A Gestão por Competências Uma solução para harmonizar a gestão de pessoas das empresas à estratégia organizacional é a utilização do conceito de competências no âmbito organizacional (DUTRA et al., 2006). A noção de competências assume papel de destaque na condução das empresas e organizações em geral (RUAS, 2009a), permitindo que estas consigam responder às demandas impostas pelo ambiente no qual se inserem, e obter vantagem competitiva. Introdução 3/3 Delimitação Objetivos (2) Elementos teóricos (3) Método (2) Resultados (5) Considerações finais Limites

5 5 Delimitação do estudo Para operacionalizar a gestão das competências nas MPE de software é preciso primeiramente se identificar as necessidades do mercado e alinhá- las com a estratégia organizacional. Acredita-se então que a relevância deste estudo esteja na possibilidade de identificar as competências organizacionais, funcionais e individuais de uma MPE do setor de software, com base em seus pilares estratégicos. Introdução (3) Delimitação Objetivos (2) Elementos teóricos (3) Método (2) Resultados (5) Considerações finais Limites

6 6 Objetivo geral Estudar a colocação em prática do mapeamento de competências organizacionais, funcionais e individuais para uma pequena empresa do setor de software com base em seus referenciais estratégicos. Introdução (3) Delimitação Objetivos (1/2) Elementos teóricos (3) Método (2) Resultados (5) Considerações finais Limites

7 7 Objetivos específicos Compreender as características da Micro e Pequena Empresa (MPE) no cenário nacional; Compreender as especificidades das empresas que atuam no setor de software; Compreender os conceitos existentes na literatura referentes à noção de competências, à gestão por competências e ao mapeamento de competências; Identificar, por meio do mapeamento de competências, as variáveis que guiam o mercado e que estão presentes em uma pequena empresa do setor de software; e Desenvolver um framework de estudo do mapeamento das competências relacionadas ao tipo de negócio Introdução (3) Delimitação Objetivos (2/2) Elementos teóricos (3) Método (2) Resultados (5) Considerações finais Limites

8 8 Elementos teóricos A caracterização da micro ou pequena empresa (MPE) é relacionada ao seu faturamento bruto anual, onde a pequena empresa é aquela que aufere receita superior a R$ ,00 (duzentos e quarenta mil reais) e igual ou inferior a R$ ,00 (dois milhões e quatrocentos mil reais). O principal tutor destas empresas no cenário nacional é o SEBRAE, que ajuda com estudos setoriais e apoios na formação e consultoria para essas empresas. Algumas características das MPE são: Fonte: Cirillo (2007) Introdução (3) Delimitação Objetivos (2) Elementos teóricos (1/3) Método (2) Resultados (5) Considerações finais Limites

9 9 Gestão por Competências Elementos teóricos Introdução (3) Delimitação Objetivos (2) Elementos teóricos (2/3) Método (2) Resultados (5) Considerações finais Limites Fonte: Elaborado pelo autor

10 10 O Mapeamento de Competências Introdução (3) Delimitação Objetivos (2) Elementos teóricos (3/3) Método (2) Resultados (5) Considerações finais Limites Uma das complicações vividas pelas empresas está na identificação, ou mapeamento das competências, pois como Fleury e Fleury (2004) afirmam, a identificação de competências em âmbito organizacional e humano (essenciais e individuais) é uma tarefa altamente trabalhosa e criativa, visto que para tal se deve reunir a alta gerência, considerar a opinião dos clientes e dedicar um tempo razoável conversando com os funcionários de todos os níveis.

11 11 Método de pesquisa Este trabalho se estrutura por meio de uma pesquisa qualitativa exploratória, sustentada por um estudo de caso único. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi e não estruturadas, e análise de documentos. Introdução (3) Delimitação Objetivos (2) Elementos teóricos (3) Método (1/2) Resultados (5) Considerações finais Limites

12 12 Desenho de pesquisa Introdução (3) Delimitação Objetivos (2) Elementos teóricos (3) Método (2/2) Resultados (5) Considerações finais Limites Fonte: Elaborado pelo autor

13 13 Fatores Críticos de Sucesso e Pontos Fortes Introdução (3) Delimitação Objetivos (2) Elementos teóricos (3) Método (2) Resultados (1/5) Considerações finais Limites FATORES CRÍTICOS DE SUCESSOPONTOS FORTES NECESSÁRIOS PARA O NEGÓCIOQUE A EMPRESA JÁ POSSUI OU DEVE DESENVOLVER Boa relação custo-benefícioPolítica de preços flexível Facilidade de manuseio e utilização dos produtos Tecnologia de ponta, com interface amigável e em português Confiabilidade dos produtos/serviçosBoa qualidade dos produtos/serviços Suporte total ao usuário/clienteTratamento personalizado ao cliente Prazo de entrega adequadoCumprimento rigoroso de prazos Pessoas capacitadas para coordenar equipes Profissionais disponíveis capazes de coordenar equipes Proatividade na Pós-venda Gestão de informações dos clientes eficiente Ampliação do leque de atividadesGama de produtos/serviços Agilidade no atendimentoEficiência no atendimento ao cliente Infra-estrutura adequadaBoa estrutura de recursos e capacidades Flexibilidade nas soluçõesEquipe capacitada para solucionar Clareza na comunicação com clientesEquipe comercial qualificada Preparado para mudanças tecnológicasContar com soluções adaptáveis Fonte: Elaborado pelo autor

14 14 Competências Organizacionais e Contribuições das Áreas Introdução (3) Delimitação Objetivos (2) Elementos teóricos (3) Método (2) Resultados (2/5) Considerações finais Limites COMPETÊNCIA ORGANIZACIONAL ÁREACONTRIBUIÇÃO DE ÁREAS (CtAs) Capacidade de treinar colaboradores adequadamente ComercialCatálogo detalhado de produtos e serviços ComunicInformação sobre cursos de ponta disponíveis Técnico Manuais e fluxos de todos os produtos e serviços Adm-FinPlano de qualificação interna Capacidade de relacionamento com clientes Comercial Informação de pós-venda; Eventos para divulgar produtos ComunicEstudo de necessidades do mercado TécnicoAnálise dos relatórios de suporte técnico Adm-FinPlano de qualificação interna Capacidade de desenvolver e fortalecer soluções diferenciadas ComercialInformações de campo sobre produtos similares Comunic Informações e Projetos de produtos diferenciais no mercado Técnico Protótipos de produtos; Soluções sob encomenda Adm-Fin Orçamento para investimentos em tecnologia e infra-estrutura; Plano de qualificação interna Fonte: Elaborado pelo autor

15 15 Competências Individuais Introdução (3) Delimitação Objetivos (2) Elementos teóricos (3) Método (2) Resultados (3/5) Considerações finais Limites ÁREA CONTRIBUIÇÃO DE ÁREAS COMPETÊNCIA INDIVIDUAL TÉCNICO Manuais e fluxos de todos os produtos e serviços Busca sistematizar os conhecimentos que possui sobre os produtos e serviços; Análise dos relatórios de suporte técnico Analisa as dificuldades dos usuários e suas recorrências ao suporte técnico, buscando soluções permanentes; Plano de rodízio de atividades Conhece as atividades operacionais do setor e propõe melhorias quando às executa; Protótipos de produtos; Soluções sob encomenda Desenvolve produtos customizados e propõe adaptações nos existentes a fim de diferenciá-los; Instrumento de controle da demanda do cliente Desenvolve mecanismos que permitem o monitoramento da efetiva utilização dos produtos e serviços prestados; Análise de atividades técnicas a serem niveladas Avalia e capacita em funções técnicas que podem ser estendidas aos demais colaboradores da empresa; Fonte: Elaborado pelo autor

16 16 Mapa de resultados Introdução (3) Delimitação Objetivos (2) Elementos teóricos (3) Método (2) Resultados (4/5) Considerações finais Limites

17 17 Mapa de resultados Introdução (3) Delimitação Objetivos (2) Elementos teóricos (3) Método (2) Resultados (5/5) Considerações finais Limites Fonte: Elaborado pelo autor

18 18 Contribuições Gerenciais Reforça a promoção do trabalho coletivo (RUAS, 2009); Necessidades de definir diretrizes estratégicas mais específicas e tangíveis; Possibilidade de adequação do modelo de negócios (SaaS por demanda); Indicação das Competências Organizacionais em desenvolvimento sinaliza ainda existem oportunidades para a empresa; Setoriais Indicação bibliográfica de trabalhos aplicados ao setor; Grande necessidade de profissionalização em todas as áreas de gestão; Introdução (3) Delimitação Objetivos (2) Elementos teóricos (3) Método (2) Resultados (5) Considerações finais Limites

19 19 Contribuições Acadêmicas Valor que está incorporando aos poucos e restritos estudos sobre o mapeamento de competências; Contribuição aos estudos já citados sobre o setor das Micro e Pequenas Empresas de software; Metodológicas Permitiu identificar competências organizacionais e funcionais, o que outros trabalhos não permitem; Utilização de entrevistas com pessoal interno e externo à empresa e análise de documentos para identificar elementos da estratégia (como os Fatores Críticos de Sucesso). Introdução (3) Delimitação Objetivos (2) Elementos teóricos (3) Método (2) Resultados (5) Considerações finais Limites

20 20 Limites da pesquisa Pequena participação de clientes da empresa nas entrevistas promovidas; O momento de expansão que a empresa vive; Falta de análise da concorrência. Introdução (3) Delimitação Objetivos (2) Elementos teóricos (3) Método (2) Resultados (5) Considerações finais Limites

21 21 MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS NA PEQUENA EMPRESA DE SOFTWARE: O CASO DA ABC LTDA. Ariel Behr Orientador: Prof. Dr. Henrique Freitas MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS NA PEQUENA EMPRESA DE SOFTWARE: O CASO DA ABC LTDA. Ariel Behr Orientador: Prof. Dr. Henrique Freitas Porto Alegre, 25 de fevereiro de 2010.


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