A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Líder e liderança. Conceito de liderança Segundo Robbins, é a capacidade de influenciar um grupo em direção à realização de metas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Líder e liderança. Conceito de liderança Segundo Robbins, é a capacidade de influenciar um grupo em direção à realização de metas."— Transcrição da apresentação:

1 Líder e liderança

2 Conceito de liderança Segundo Robbins, é a capacidade de influenciar um grupo em direção à realização de metas

3 LIDERANÇA Liderança é como a beleza: difícil de definir, mas fácil de reconhecer. Warren Bennis

4 O LÍDER EFICAZ O líder eficaz é alguém que: procura pela melhor pergunta, aceita a inexperiência, mantém-se em movimento, canaliza as decisões para aqueles que têm à mão o melhor conhecimento sobre determinado assunto, cria boas soluções com arte, é obcecado pela atualização, encoraja a improvisação e é profundamente consciente da sua ignorância pessoal. Weich

5 Diferenças entre o Líder e o Gerente GerentesLíderes Atitudes impessoais e passivas em relação a metas; Tendência a ver o trabalho como um processo de possibilidades envolvendo algumas combinações de pessoas e idéias interagindo para estabelecer estratégias e tomar decisões; Relacionamento com pessoas de acordo com o papel que estão representando numa seqüencia de acontecimentos ou num processo de tomada de decisão Atitudes pessoais e ativas em relação a metas; Trabalho em posições de alto risco. Buscam o risco e perigo sobretudo quando as recompensas são altas; Relacionamento com as pessoas de maneira mais intuitiva e com empatia

6 Características da liderança Os líderes possuem traços comuns? Carismáticos, entusiásticos, corajosos, inteligência superior, boa aparência, autoconfiança, habilidades de comunicação, capacidade de motivação, determinação, criatividade... O foco é nos atributos pessoais, sociais, físicos e intelectuais de definiriam os líderes e os diferenciariam dos não-líderes.

7 Estilos de liderança Autocrática – o líder fixa as diretrizes, as formas de execução das tarefas e as atribuições de cada um no grupo. Subordinados Líder

8 Estilos de liderança Democrática – as diretrizes, as formas de execução e as tarefas de cada um são debatidas e decididas pelo grupo, com o apoio e estímulo do líder. SubordinadosLíder

9 Estilos de liderança Liberal – as formas de execução e as tarefas de cada um são decididas exclusivamente pelo grupo, sem a participação do líder, que não interfere no curso dos acontecimentos. SubordinadosLíder

10 Liderança funcional A existência, para cada indivíduo, é uma contínua luta para satisfazer necessidades, aliviar tensões, manter equilíbrio. A maior parte das necessidades é satisfeita através de relações com outros indivíduos ou grupos de indivíduos. Para qualquer indivíduo, o processo de usar as relações com outros indivíduos como meio de satisfazer necessidades é um processo ativo, e não passivo.

11 Liderança funcional O líder é visto como um meio; através de relações com ele, as necessidades são satisfeitas (ou evita-se perda maior). O indivíduo está ligado ao líder como um meio de satisfazer suas necessidades ou de proteger seus meios disponíveis contra uma redução de satisfação. Ele segue e permite que suas atividades sejam dirigidas porque acredita que, assim agindo, conseguirá atingir seus objetivos.

12 Liderança funcional independente de suas características físicas ou intelectuais O líder é seguido porque promete levar, ou realmente leva, mais do que qualquer outra pessoa, seus seguidores para perto daquilo que querem, independente de suas características físicas ou intelectuais.

13 Teoria dos Traços Exemplo: Margaret Thatcher era primeira- ministra da Grã-Bretanha, costumava ser enaltecida por sua capacidade de liderança. Era descrita como confiante, portadora de uma vontade de ferro, determinada e decidida. Esses termos se referem a traços de personalidade.

14 Teoria dos Traços Teorias que buscam traços sociais, físicos, intelectuais ou de personalidade que diferenciem líderes de não-líderes. Um traço é uma qualidade ou característica da personalidade. Segundo esta teoria, o líder é aquele que possui alguns traços específicos de personalidade que o distinguem das demais pessoas. Assim, o líder apresenta características marcantes de personalidade através dos quais pode influenciar o comportamento das demais pessoas. Os traços mais comumente apontados foram os seguintes: 1. Traços físicos: energia, aparência e peso. 2. Traços intelectuais: adaptabilidade, agressividade, entusiasmo e autoconfiança. 3. Traços sociais: cooperação, habilidades interpessoais e habilidade administrativa. 4. Traços relacionados com a tarefa: impulso de realização, persistência e iniciativa.

15 Seis Traços que costumam diferenciar os líderes dos liderados 1. Ambição e Energia 2. Desejo de Liderar 3. Honestidade 4. Integridade 5. Autoconfiança 6. Inteligência

16 A abordagem dos traços apresenta pelo menos 4 limitações da Teoria 1. Não existe nenhum traço universal que possa prever a liderança em qualquer situação. 2. Os traços prevêem melhor o comportamento em situações fracas do que em situações fortes. Ex: Se uma Empresa A estiver passando por uma crise, algumas não permitem que o líder tenha liberdade para agir como gostaria, é obrigado aceitar certas decisões que eles acham o que é certo para a organização. 3. As evidências são pouco claras quanto à separação de causa e efeito. Ex: Seriam os líderes mais autoconfiantes ou o sucesso na liderança é que leva à autoconfiança ? 4. Os traços funcionam melhor para prever o surgimento da liderança do que para distinguir entre líderes eficazes e ineficazes.

17 Teoria Comportamental Busca descobrir quais são os comportamentos de um líder; Universidade de Michigan e de Ohio State; Focos nas pessoas x Foco na produção;

18 Teoria Comportamental Grid gerencial Limitações da teoria: Tipo de pessoas que está lidando Ambiente no qual se trabalha

19 O Grid Gerencial Desenvolvida por R. R.Blake e J.S. Mouton é a representação gráfica de uma visão bidimensional dos estilos de liderança. Uma matriz nove-por-nove, que pode representar até 81 estilos diferentes de liderança. Eles propuseram um Grid Gerencial baseado nos estilospreocupado com as pessoas e preocupado com a produção. O grid oferece apenas uma melhor estrutura para a conceitualização do estilo de liderança, porem não garante que o estilo 9,9 é o melhor em todas as situações.

20

21 Teoria da contingência em liderança Desenvolvida por Fiedler; Variavéis contingênciais: Relação líder-liderados; Estrutura da tarefa; Autoridade do líder.

22 Teoria da contingência em liderança Duas possibilidades: Muda-se o líder em busca de um perfil desejado; Muda-se a situação.

23 Liderança Situacional É uma teoria contingencial que se concentra nos seguidores. Comportamentos específicos do líder: Narrar Vender Participar Delegar

24

25 Teoria do Caminho-Objetivo Subordinados apresentam maior nível de motivação a medida que se sentem capazes de realizar a tarefa designada. Identificação de quatro tipos de liderança: Diretiva; (organiza) Apoio; (Amigável) Participativa; (Consulta) Orientada aos resultados. (desafios)

26 O Modelo de Participação e Liderança Teoria de Victor Vroom e Phillip Yetton. Relaciona o comportamento de liderança com a participação no processo decisório.

27 O Modelo de Participação e Liderança sobre liderança que oferece uma seqüência de regras que devem ser seguidas na determinação da forma e da quantidade de participação no processo decisório, em diferentes situações.

28 O Modelo de Participação e Liderança LíderProcesso decisão Estrutura da Tarefa Demandas diferentes O comportamento Do Líder Deve Ser Ajustado a Cada Estrutura De Tarefa Antes = Normativo ( seqüência de regras a serem seguidas de acordo Com cada situação). Arvore decisória que incorpora 7 contingências e 5 estilos alternativos de liderança. Modelo revisado mantém 5 estilos alter.de liderança e aumenta para 12 as contingências (problemas).

29 Algumas vezes a Liderança é Irrelevante Existem certas variáveis individuais, organizacionais ou relativas ao trabalho em si podem funcionar como substitutas da liderança ou neutralizar a influencia do líder sobre seus liderados. Ex:atvidades rotineiras Exemplos: características dos funcionários como sua experiência e treinamento, podem substituir a necessidade de apoio de um líder.

30 Papéis do líder

31


Carregar ppt "Líder e liderança. Conceito de liderança Segundo Robbins, é a capacidade de influenciar um grupo em direção à realização de metas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google