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Gabinete do Secretário do Estado da Educação Prof. Herman Voorwald SECRETARIA DA EDUCAÇÃO.

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1 Gabinete do Secretário do Estado da Educação Prof. Herman Voorwald SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

2 Liderança Parceria Um formidável orador recusando-se a ceder seu lugar em um ônibus segregado não causaria o mesmo efeito de uma mulher modesta que claramente preferiu manter-se em silêncio; Parks não teria o necessário para eletrizar uma multidão se tivesse tentado se levantar e anunciar que tinha um sonho. Mudaram o curso da história dos Estados Unidos Rosa Parks – 01º de Dezembro de 1955 Martin Luther King Jr. Boicote dos ônibus de Montgomery

3 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Tipos Psicológicos Carl Jung – 1921 Popularizou os termos Introvertido e Extrovertido Pilares centrais da personalidade; Introvertido – Atraídos pelo mundo interior do pensamento e sentimento; – Trabalham de forma ponderada; – Focam em uma tarefa de cada vez; – Grande poder de concentração; – Recarregam as baterias ficando sozinho. Extrovertido: – Atraídos pela vida externa de pessoas e atividades; – Terminam as tarefas rapidamente; – Tomam decisões rápidas; – Mais de uma tarefa ao mesmo tempo; – Mergulham nos próprios acontecimentos. Precisam recarregar quando não socializam o suficiente.

4 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Verdadeiro ou Falso? Prefiro conversas individuais atividades em grupo; Geralmente prefiro me expresasar por escrito; Gosto da solidão; Pareço me importar menos que meus colegas com fama, fortuna e status; Não gosto de jogar conversa fora, mas gosto de tópicos profundos que importam para mim; As pessoas dizem que sou bom ouvinte; Não gosto de correr riscos; Gosto de trabalhos que me permitam mergulhar com poucas interrupções; Gosto de celebrar aniversários de maneira reservada, com apenas um ou dois amigos e familiares; Me definem como alguém de fala mansa ou meigo.

5 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Prefiro não mostrar meu trabalho ou discutir até que ele esteja terminado; Não gosto de conflitos; Trabalho melhor sozinho; Tendo a pensar antes de falar; Sinto-me exaurido depois de estar em público mesmo que tenha me divertido Às vezes deixo ligações cairem na caixa-postal; Se tivesse que escolher, preferiria passar um fim-de-semana para fazer a um com muitas coisas programadas; Não gosto de fazer muitas coisas ao mesmo tempo; Consigo me concentrar com facilidade; Em situação de sala de aula, prefiro palestras a seminários. Verdadeiro ou Falso?

6 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Estados Unidos Séc. XIX / XX Culto ao Caráter para o Culto à Personalidade Culto ao caráter: Alguém sério, disciplinado e honorável O que contava não era a impressão que causava ao público, mas como se comportava na esfera privada. Culto à personalidade: Pessoas focavam em como as outras a viam (performar) Houve a evolução de uma sociedade agrária para a de negócios A palavra personalidade não existia em inglês até o Séc. XVIII e a idéia de ter uma boa personalidade não foi definida até o Séc. XX.

7 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Início do Século XXI Nas escolas, estudantes estão num mundo em que status, salário e autoestima dependem mais do que nunca da habilidade em atender as demandas do Culto à Personalidade. Início do Culto a Personalidade Desenvolvimento de uma personalidade extrovertida por razões egoístas:aparecer no meio da multidão em sociedade nova, anônima e competitiva. Pergunta: Sempre faz sentido relacionar liderança e hiperextroversão?

8 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Harvard Business School - liderança carismática Essência do ensino: líderes têm que agir com confiança e tomar decisão diante de informações incompletas. Questão: Se você não tem os fatos, deve esperar agir? OU Ao hesitar arriscará perder a confiança dos outros. A resposta não é óbvia! Se falar com firmeza baseado em informações erradas, poderá levar seus companheiros ao desastre. Se transpirar incerteza, a moral sofre, o resultado não aparece. Modo de Ensino: Você pode não saber qual o melhor caminho, mas tem que agir de qualquer maneira! Exemplo: NIKE – JUST DO IT

9 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Percepção: Pessoas falantes são mais inteligentes que as quietas; Vemos pessoas falantes como líderes; Consideramos falantes rápidos mais capazes do que aqueles que falam devagar; Nossa tendência: seguir aqueles que começam uma ação – Qualquer ação! É FÁCIL CONFUNDIR LÁBIA COM TALENTO Presume-se que os líderes devem ser falantes... isso é parte da realidade Observação: pessoas quietas e falantes têm quase o mesmo número de boas (e más) idéias.

10 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Líderes e Liderança Peter Drucker :...o único traço de personalidade que encontrei em comum em todos eles era algo que não tinham ou pouco tinham: CARISMA. Bradley Agle – Universidade de Brigham Young: executivos mais carismáticos > maiores salários < performance. Jim Collin: companhias de melhor performance do fim do séc. XX foram administradas por líderes nível 5. Não precisamos de personalidades gigantes para transformar empresas. Precisamos de líderes que construam não o próprio ego, mas as instituições que administram. Líderes nível 5 – Não são conhecidos pelo carisma mas pela extrema humildade e uma intensa vontade profissional Pergunta: Líderes introvertidos fazem diferente – e às vezes melhor do que os extrovertidos?

11 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Teoria de Adam Grant Líderes extrovertidos melhoram a performance de grupo quando os funcionários são passivos. Líderes introvertidos são mais eficientes com funcionários proativos. Após uma análise das 5 maiores cadeias de pizzaria dos EUA : A filiais administradas pelos extrovertidos tiveram um lucro de 16% a mais do que as administradas pelos introvertidos Líderes introvertidos tiveram o resultado oposto. Quando trabalhavam com funcionários proativos, a performance foi 14% maior do que aquelas lideradas por extrovertidos

12 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Por que a eficiência desses líderes depende de seus funcionários serem passivos ou proativos? Introvertidos: Bons em liderar aqueles que tomam iniciativa Círculos de proatividade Extrovertidos: Para deixar sua marca, perdem grandes idéias Recaem na passividade Alcançam melhores resultados com trabalhadores passivos Importante: Companhias cultivam bons ouvintes assim como bons falantes para papéis de liderança E o papel das mídias sociais? Novas formas de liderança Introvertidos se expressam mais que os extrovertidos

13 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Pergunta: Pode-se concluir que pessoas que esperam ser inovadoras devem trabalhar em ambientes altamente sociais? Instituto de Análise e Pesquisa da Personalidade da Universidade da Califórnia ( ) Pessoas mais criativas tendiam ser socialmente classificadas como introvertidas Conclusão: devemos dar aos nossos funcionários bastante privacidade e autonomia Cada vez mais faz-se o contrário!! Escolas e locais de trabalho Eleva-se o trabalho em equipe Criatividade/ Conquistas intelectuais vêm de um lugar sociável

14 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO O Novo Pensamento de Grupo Popularidade – anos 1990 Em 2000 – 50% das empresas/Atualmente – 100% (trabalho em equipe) Para 91% dos gerentes – Equipes são a chave para o sucesso 70% do funcionários trabalham em escritórios abertos Espaço p/funcionário : 45m² (1970) – 18m² (2010) Eu trabalho – Nós trabalhamos O estilo de ensino reflete a comunidade dos negócios O NPDG não surgiu em um momento preciso Colaboração: conceito sagrado, chave para multiplicar o sucesso. Em vários campos, estando sozinho, se investe na prática Prática – chave para conquista Performance não depende apenas da prática, nos requer condições corretas de trabalho Conclusão: Enquanto extrovertidos tendem a alcançar a liderança em domínios públicos, os introvertidos tendem a alcançar a liderança nos campos teóricos e estéticos.

15 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Pesquisa:Mostra que escritórios abertos reduzem a produtividade e enfraquecem a memória. Associados a alta rotatividade; Funcionários com pressão alta; Graus de estresse elevados; Ficam gripados; Discutem com colegas; Barulho alto e incontrolável – aceleram o ritmo cardíaco – libera cortisol (hormônio do estresse no corpo); Pessoas socialmente distantes, irritáveis, agressivas e lentas; O publicitário Alex Osborn inventou o conceito de brainstorming – processo no qual membros de um grupo geram idéias em uma atmosfera não crítica. Regras: 1.Não julgue ou critique idéias; 2.Seja livre. Quanto mais louca a idéia, melhor; 3.Vá pela quantidade. Quanto mais idéias melhor; 4.Construa em cima da idéia de outros membros do grupo. Problema: 1.O Brainstorming não funciona; 2.Estudos mostraram que a performance piora quando o tamanho do grupo aumenta.

16 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Única exceção: brainstorming online Grupos quando fazem pela internet são melhores que os individuais; Melhores performances quanto maior for o grupo. Fracasso do brainstorming em grupo: Ócio Social: alguns relaxam, outros trabalham; Bloqueio produtivo: só uma pessoa produz uma idéia por vez enquanto os outros ficam passivos; Apreensão avaliativa: medo de parecer baixo na frente dos colegas Experimentos de Solomon Asch (perigos da influência de grupos); Reuniu estudantes universitários em grupos para teste de visão. Mostrou linhas de comprimentos variados. Perguntas - comparando uma com a outra: 95% Respondeu corretamente; Depois colocou outros no grupo (respostas erradas); Despencou para 25% as respostas corretas. Conclusão: Pressão dos colegas pode modificar a visão sobre um problema. (jogando sozinho, as imagens do cérebro mostraram atividades em uma rede de regiões que incluía o córtex occipital e o parietal (percepção visual e espacial) e o córtex frontal (tomada de decisões conscientes) Acompanhando a decisão errada do grupo – os conformistas demonstraram menos atividade cerebral nas regiões frontais da tomada de decisões e mais nas áreas associadas à percepção.

17 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Importante: 1.As equipes mais eficientes são compostas por uma mistura saudável de introvertidos e extrovertidos 2.Criar cenários onde pessoas se sintam livres para circular num ambiente de interação e desaparecer em seus espaços privados 3.Nossas Escolas devem ensinar às crianças a habilidade de trabalhar em grupo, mas também proporciona tempo e o treinamento para praticar sozinhas. Pergunta: O temperamento é determinado pelo destino? Em 1989, o Prof. Jerome Kagan e sua equipe reuniram 500 bebês de 04 meses em seu laboratório para o Desenvolvimento Infantil em Harvard. Expuseram os bebês a um conjunto de experiências novas As crianças ouviam gravações de vozes e de balões explodindo, viam móbiles coloridos e inalaram o odor de álcool em cotonetes 20% chorava forte e mexia fortemente os braços e pernas (altamente reativo) 40% permanecia calmo e plácido 40% entre os dois extremos Com 02 anos de idade – as crianças conheciam uma senhora vestindo máscara antiga e um jaleco; um homem com uma fantasia de palhaço e um robô controlado por rádio Aos 07 anos brincavam com crianças que não conheciam Aos 11 anos - um adulto desconhecido entrevistavam-nas sobre sua vida pessoal

18 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Equipe de Kagan – observava como as crianças reagiam, notando linguagem corporal e gravando o quanto riam, falavam e sorriam e se era espontâneo. Entrevistaram crianças e seus pais para saber do que eles gostavam fora do laboratório. Preferiam um ou dois amigos próximos a ter uma turma? Gostavam de visitar locais novos? Corriam riscos ou eram mais cautelas? Consideravam-se tímidas ou ousadas ? Conclusão: Os 20% altamente reativos – desenvolviam personalidades sérias e cuidadosas. Os poucos reativos – relaxados e confiantes Portanto: alta e baixa reatividade tendiam a corresponder à introversão e extroversão. Comentário: Temperamento – padrões comportamentais e emocionais inatos – determinados biologicamente. Personalidade – combinação complexa, depois que a influência cultural e experiências pessoais são agregadas. Por que bebês agitados se tornam adolescentes cautelosos e reflexivos e bebês quietos viram pessoas práticas?

19 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Resposta: Equipe de Kagan: mediu taxa cardíaca, pressão, temperatura e outra propriedades do sistema nervoso. Medidas controladas por um importante orgão localizado no cérebro chamado AMÍGDALA Localizado nas profundezas do sistema límbico – chamado cérebro emocional – fonte dos muitos instintos lógicos como: apetite, desejo sexual e medo. Quanto mais reativa a amígdala de uma criança, maior a taxa cardíaca, mais os olhos dilatam e mais tensas as cordas vocais, mais cortisol (hormônio do estresse) há na saliva – confronta o desconhecido em diferentes contextos. Pensam sobre e sentem profundamente o que percebem. Portanto: a alta reatividade é uma das taxas biológicas da introversão (40%-50% herdada geneticamente) Pergunta: Uma personalidade introvertida ou extrovertida pode ser reduzida simplesmente ao sistema nervoso com que seu dono nasceu? As pessoas mudam muito com o tempo E o livre-arbítrio – controle sobre o que somos e o que queremos nos tornar

20 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Pesquisas mostraram: Os traços de um temperamento de alta ou baixa reatividade nunca desaparecerem na idade adulta. Podemos modificar nossas personalidades, mas até certo ponto. Teoria do Elástico de personalidade. Somos como um elástico em repouso. Podemos nos esticar, mas até certo ponto – equilíbrio entre a parte primitiva do cérebro (amígdala e o sistema límbico), o neocórtex e particularmente o córtex frontal (uma das funções é amenizar medos infindados). A capacidade de adaptação- dentro dos limites – também se aplica aos extrovertidos Diferença entre introvertidos e extrovertidos – preferência por estímulos. Ideal – organiza a vida de acordo com níveis ótimos de estimulação.

21 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Conclusão 1.Olhe pare seus colaboradores como seres humanos e suas particularidades. Pessoas são diferentes umas das outras, têm necessidades e respondem aos estímulos de formas diferentes. É necessário estar atento às suas peculiaridades e agir de acordo com o que cada um precisa atingir os melhores resultados; 2.Dê o exemplo. Os grandes líderes baseiam as atitudes em um exemplo sólido de conduta e respeito, agindo de acordo com o que espera de seus liderados e sendo o primeiro a pôr a mão na massa se necessário; 3.Dê feedback. Mantenha sua equipe informada do que estão fazendo bem e o que precisam melhorar em suas atividades, atitudes e comportamentos, deixando claras suas expectativas e da organização em relação aos resultados, além de como atingí-los; 4.Transmita segurança e confiança. O verdadeiro líder age de forma condizente com seu discurso, ou seja, faz exatamente o que fala. A equipe sabe o que esperar dele em cada situação e sabe que ele estará ao lado de cada um sempre que houver necessidade.

22 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Conclusão 5.Envolva a equipe nas decisões e soluções do problemas. Não é porque alguém é líder que precisa tomar as decisões sozinho. Quem sabe e vive a realidade da operação são os colaboradores. Eles devem ser ouvidos e envolvidos nas soluções e questões, mesmo que não se possa fazer exatamente o que os colaboradores sugerem. É necessário ouvi-los e mantê-los informados do porquê de cada ação; 6.Conheça e estimule o uso das habilidades de cada um. É preciso saber o que cada colaborador tem a contribuir e ampliar o uso dessas habilidades individuais; 7.Utilize as diferenças em benefício da equipe. As diferenças podem ser usadas como oportunidades para o crescimento da equipe e para o desenvolvimento individual. Seja coerente e sincero, liderar será uma jornada desafiadora e excitante de aprendizados e realizações.

23 OBRIGADO!


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