A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos de Engenharia de Software Projeto de Interface com o Usuário 2004/2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos de Engenharia de Software Projeto de Interface com o Usuário 2004/2."— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos de Engenharia de Software Projeto de Interface com o Usuário 2004/2

2 Alunos Clarissa Netto Vilela Eduardo Martins Neves Mário Augusto Fonseca

3 Introdução Importância Funções da aplicação Objetivo Principal Satisfaz necessidade de usabilidade, aplicabilidade e comunicabilidade dos usuários

4 Conceitos Básicos Interface O que é? A interface de usuário deve ser entendida como sendo a parte de um sistema computacional com a qual uma pessoa entra em contato física, perceptiva e conceitualmente - Moran

5 Conceitos Básicos Interface Componentes de hardware Teclado, mouse, tela,... Componentes de software Controle dos dispositivos de hardware Construção dos dispositivos visuais Geração de símbolos e mensagens do sistema Interpretação dos comandos dos usuários

6 Conceitos Básicos Interface Affordance do sistema Propriedades percebidas e reais de um artefato Exemplo: Affordance de um botão é que o pressionemos.

7 Conceitos Básicos Interação Ações sobre interface do sistema

8 Conceitos Básicos Usabilidade Qualidade da interação de sistemas com os usuários Aspectos Facilidade de aprendizado do sistema Facilidade de uso Satisfação do usuário Flexibilidade Produtividade

9 Conceitos Básicos Comunicabilidade Transmitir ao usuário de forma eficaz e eficiente as interações e princípios de interação que guiaram o seu design Junto com a usabilidade visa aumentar a aplicabilidade do software

10 Conceitos Básicos Perspectivas em IHC

11 Regras de ouro Coloque o usuário no controle Reduza a carga de memória do usuário Faça a interface consistente

12 Coloque o Usuário no Controle Defina os modos de Interação de uma forma que não force o usuário a ações desnecessárias ou indesejadas Proporcione interação flexível Permita que a interação com o usuário possa ser interrompida e desfeita

13 Coloque o Usuário no Controle Simplifique a interação à medida que a competência aumenta e permita que a interação seja personalizada Esconda detalhes técnicos internos do usuário esporádico Projete a interação direta com objetos que aparecem na tela

14 Reduza carga de memória do usuário Reduza a demanda da memória de curto prazo Estabeleça defaults significativos Defina atalhos que são intuitivos O layout visual da interface deve ser baseado numa metáfora do mundo real Revele informação de um modo progressivo

15 Faça a Interface Consistente Permita ao usuário situar a tarefa atual num contexto significativo Mantenha consistência ao longo de uma família de aplicações Se modelos interativos anteriores criaram expectativas para o usuário, não faça modificações

16 Modelos de Projeto de Interface O Engenheiro de Software cria um Modelo de Projeto O Engenheiro de Negócios estabelece um Modelo de Usuário O Usuário Final desenvolve uma imagem mental chamada de Percepção do Sistema Os implementadores do sistema criam uma imagem do sistema O Projetista de Interface cria uma representação consistente da interface unindo esses modelos

17 Ferramentas de Implementação Caixas de Ferramentas de Interface com o Usuário Criação de janelas, menus, interação com dispositivos, mensagens de erros,...

18 Ferramentas de Implementação Mecanismos incorporados: Validar entrada do usuário. Manipular erros e exibir mensagens de erros Fornecer realimentação Fornecer ajuda e provocações Estabelecer conexões entre o software de aplicação e a interface Permitir ao usuário personalizar a interface

19 Avaliação de Projeto Introdução Satisfaz necessidades do usuário? Técnicas de avaliação Realimentação imediata Métodos estatísticos

20 Avaliação de Projeto Ciclo de avaliação

21 Conclusão Interface com o usuário Janela do software Interface mal projetada

22 Exemplos de erros

23

24 Dúvidas??? Alguém tem alguma dúvida?


Carregar ppt "Fundamentos de Engenharia de Software Projeto de Interface com o Usuário 2004/2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google