A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO DOS PORTFÓLIOS DEI / IST Artur Ferreira da Silva 15 de Maio de 2003 15 de Maio de 2003.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO DOS PORTFÓLIOS DEI / IST Artur Ferreira da Silva 15 de Maio de 2003 15 de Maio de 2003."— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DOS PORTFÓLIOS DEI / IST Artur Ferreira da Silva 15 de Maio de 2003 15 de Maio de 2003

2 2 FONTES E NÚMEROS FONTES: Descrição da LESIM (ponto 4.2.) Descrição da LESIM (ponto 4.2.) DEI-2010 DEI-2010 Relatório da Avaliação Externa da Licenciatura (anexo ao anterior) Relatório da Avaliação Externa da Licenciatura (anexo ao anterior) Experiência do DEI / UC Experiência do DEI / UC "Novo Currículo Europeu" "Novo Currículo Europeu" (http://www.cedefop.eu.int/transparency/cv.asp )http://www.cedefop.eu.int/transparency/cv.asp NÚMEROS: Estudantes envolvidos Estudantes envolvidos –2002/2003: 24 (LESIM) –2003/2004: 24 + cerca de 300 –2004/2005: cerca de 600 –2005/2006: cerca de 900 (3º, 4º e 5º anos)

3 3 EXPERIÊNCIA DEI / UC Organização de actividades e projectos no quadro de Processos de Gestão e Gestão de Empresas (1º e 2º Semestres do 4º ano) Organização de actividades e projectos no quadro de Processos de Gestão e Gestão de Empresas (1º e 2º Semestres do 4º ano) Ver http://egti.dei.uc.pt http://egti.dei.uc.pt http://lage.dei.uc.pt/actividades.php Actividades voluntárias nos órgãos do LAGE – que aconselha, coordena e participa na avaliação das actividades de Gestão de Empresas Actividades voluntárias nos órgãos do LAGE – que aconselha, coordena e participa na avaliação das actividades de Gestão de Empresas Ver http://lage.dei.uc.pt/lage.phphttp://lage.dei.uc.pt/lage.php Estudantes envolvidos: 60 no 4º ano, 30 no 5º ano Estudantes envolvidos: 60 no 4º ano, 30 no 5º ano

4 4 OBJECTIVOS ESTIMULAR OS ESTUDANTES A: Aprender por si e cooperativamente, fora do contexto do ensino curricular, preparando-os para a vida profissional e a aprendizagem ao longo da vida Aprender por si e cooperativamente, fora do contexto do ensino curricular, preparando-os para a vida profissional e a aprendizagem ao longo da vida Adquirir conhecimentos e competências pessoais (de expressão oral e escrita, culturais, artísticas, desportivas,linguísticas, etc), e de trabalho em equipa, organizacionais e sociais Adquirir conhecimentos e competências pessoais (de expressão oral e escrita, culturais, artísticas, desportivas,linguísticas, etc), e de trabalho em equipa, organizacionais e sociais Adquirir progressivamente maior maturidade e profissionalismo, capacidades de gestão e liderança e de reflexão sobre a prática Adquirir progressivamente maior maturidade e profissionalismo, capacidades de gestão e liderança e de reflexão sobre a prática Contribuir para uma maior inserção / responsabilização dos estudantes na vida e imagem do DEI / IST e na própria gestão dos portfólios Contribuir para uma maior inserção / responsabilização dos estudantes na vida e imagem do DEI / IST e na própria gestão dos portfólios

5 5 MECANISMO DE COORDENAÇÃO E AVALIAÇÃO Os estudantes devem: –efectuar uma actividade semestral (excepcionalmente pode aceitar-se uma actividade anual) –realizar actividades diversificadas (de diferentes áreas) ao longo dos vários anos –terem uma evolução de carreira no quadro dos portfólios, começando por actividades simples, passando a actividades de coordenação, e terminando (alguns) com actividades de aconselhamento, gestão e apoio à avaliação A coordenação e avaliação dos Portfólios é assegurado por Docente(s), nalguns casos com apoio de estudantes finalistas A coordenação e avaliação dos Portfólios é assegurado por Docente(s), nalguns casos com apoio de estudantes finalistas Todos os docentes podem propor projectos para serem integrados em Actividades de Portfólio de estudantes Todos os docentes podem propor projectos para serem integrados em Actividades de Portfólio de estudantes

6 6 OS ESTUDANTES DEVEM ENTREGAR Um relatório de Actividades (colectivo, se a actividade o for) Um relatório de Actividades (colectivo, se a actividade o for) Um Relatório de Aprendizagens Pessoais, semestral e individual, incluindo auto-avaliação Um Relatório de Aprendizagens Pessoais, semestral e individual, incluindo auto-avaliação Certificado de participação em actividades externas, quando conveniente Certificado de participação em actividades externas, quando conveniente

7 7 UM SISTEMA (PORTAL) DEVERÁ PERMITIR Upload pelos estudantes de Propostas, Relatórios e Apresentações Upload pelos estudantes de Propostas, Relatórios e Apresentações Links para Páginas Pessoais (incluindo os trabalhos de Portfólios) Links para Páginas Pessoais (incluindo os trabalhos de Portfólios)

8 8 COORDENAÇÃO DOS PORTFÓLIOS (DOCENTES) GABINETE PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS (Estudantes) COORDENAÇÃO DE ÁREAS DE ACTIVIDADE ACTIVIDADES PLANO PARA 2005 / 2006

9 9 ÁREAS DE ACTIVIDADE Organização de Actividades Públicas Relações com Empresas Ligações a Associações Profissionais Centro de Estudos de Desenvolvi- mento de Competências Centro de Dinamização da Formação não Curricular Ligação a Ex-Alunos do DEI/IST Relações Internacionais Participação em Actividades Externas

10 10 PARTICIPAÇÃO EM ACTIVIDADES EXTERNAS Culturais, Sociais, Lúdicas,... Culturais, Sociais, Lúdicas,... Cursos externos Cursos externos Solidariedade social Solidariedade social Outros Outros –Certificação externa de participação quando adequado

11 11 ORGANIZAÇÃO DE ACTIVIDADES PÚBLICAS No DEI No DEI Sessões (Culturais, Desportivas, Técnicas, de Gestão,...) Sessões (Culturais, Desportivas, Técnicas, de Gestão,...) Grupos de Interesse Culturais (já existentes no IST e novos) Grupos de Interesse Culturais (já existentes no IST e novos) Mailing Lists temáticas e de suporte a grupos de interesse Mailing Lists temáticas e de suporte a grupos de interesse Livro do Curso Livro do Curso Acolhimento de alunos do 1º ano Acolhimento de alunos do 1º ano Concursos de Programação Concursos de Programação

12 12 ORGANIZAÇÃO DE ACTIVIDADES PÚBLICAS Abertas ao Exterior Abertas ao Exterior Conferências Conferências –Semana Informática –Outras Conferências Seminários Seminários –Técnicos –De Gestão –(...) Cursos Curtos Cursos Curtos –dados por alunos para estudantes da LEIC, de outras licenciaturas, ou público em geral (ex: criação de páginas Web) Feiras do Livro, Exposições, etc... Feiras do Livro, Exposições, etc... Ver http://lage.dei.uc.pt/actividades.php http://lage.dei.uc.pt/actividades.php

13 13 RELAÇÕES COM EMPRESAS Levantamento e Sistematização de Informação sobre Empresas Levantamento e Sistematização de Informação sobre Empresas –Dados de empresas –Dados da relação das empresas com o DEI / IST Criação da Base de Dados de Empresas Criação da Base de Dados de Empresas Visitas de Estudo Visitas de Estudo Actividades Profissionais ou para-profissionais de alunos (a tempo parcial) Actividades Profissionais ou para-profissionais de alunos (a tempo parcial) Inquéritos e Estudos sobre Organização e Gestão da Informática ou outros Inquéritos e Estudos sobre Organização e Gestão da Informática ou outros

14 14 LIGAÇÃO A ASSOCIAÇÕES PROFISSIONAIS Nacionais NacionaisExs: –Colégio de Informática da Ordem dos Engenheiros –API Internacionais Internacionais –Ex: ACM Criação de secções locais no IST e desenvolvimento de actividades de Associação Criação de secções locais no IST e desenvolvimento de actividades de Associação

15 15 LIGAÇÃO A EX-ALUNOS DO DEI / IST Portal de ex-alunos Portal de ex-alunos Listas de discussão de ex-alunos (abertas a docentes e actuais alunos) Listas de discussão de ex-alunos (abertas a docentes e actuais alunos) Associação de ex-alunos Associação de ex-alunos Base de dados de ex-alunos Base de dados de ex-alunos Ver http://web.mit.edu/alum http://web.mit.edu/alum Objectivos: –Ligação dos ex-alunos ao DEI / IST –Ex-alunos como Formadores, Speakers, Coachers, Patrocinadores, Mercado

16 16 RELAÇÕES INTERNACIONAIS Investigação sobre Universidades Internacionais da Investigação sobre Universidades Internacionais da área e afins (curriculos, best pratices, etc) Investigação sobre empresas internacionais Investigação sobre empresas internacionais Levantamento de organizações, recursos e sites internacionais com objectivos similares Levantamento de organizações, recursos e sites internacionais com objectivos similares Organização de viagens e intercâmbios internacionais Organização de viagens e intercâmbios internacionais No futuro, coordenação das relações das diferentes actividades de portfólio com vertente internacional No futuro, coordenação das relações das diferentes actividades de portfólio com vertente internacional

17 17 CENTRO DE DINAMIZAÇÃO DA FORMAÇÃO NÃO CURRICULAR Ateliers Ateliers –Ex: Expresão Corporal Cursos Livres Cursos Livres –Filosofia –Literatura –Línguas Estrangeiras –Técnicas de Apresentação –(...) Seminários e Workshops de fim de semana Seminários e Workshops de fim de semana Formação de estudantes dada por outros estudantes Formação de estudantes dada por outros estudantes Assistência a Conferências e Congressos de várias áreas disciplinares e seu resumo (oral, escrito e/ ou na Web) Assistência a Conferências e Congressos de várias áreas disciplinares e seu resumo (oral, escrito e/ ou na Web)

18 18 CENTRO DE ESTUDOS DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS Estudos sobre áreas de Competências Pessoais, de trabalho de Equipa e Organizacionais Estudos sobre áreas de Competências Pessoais, de trabalho de Equipa e Organizacionais Laboratório de Boas Práticas de Aprendizagem (incluindo Aprendizagem Cooperativa) Laboratório de Boas Práticas de Aprendizagem (incluindo Aprendizagem Cooperativa) Análise de Boas Práticas de Ensino e Experiências Inovadoras Análise de Boas Práticas de Ensino e Experiências Inovadoras Estudos sobre Gestão e sobre Criatividade, Inovação, Liderança,... Estudos sobre Gestão e sobre Criatividade, Inovação, Liderança,... Biblioteca (não técnica) Biblioteca (não técnica) Portal de Desenvolvimento de Competências Portal de Desenvolvimento de Competências Exs: Exs: http://sol.brunel.ac.uk/~jarvis/bolahttp://sol.brunel.ac.uk/~jarvis/bola; http://www.trainingvillage.gr/etv/default.asp; http://eden.dei.uc.pt/gestao http://www.trainingvillage.gr/etv/default.asp http://eden.dei.uc.pt/gestao http://sol.brunel.ac.uk/~jarvis/bola http://www.trainingvillage.gr/etv/default.asp http://eden.dei.uc.pt/gestao

19 19 COORDENAÇÃO DOS PORTFÓLIOS (DOCENTES) GABINETE PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ÁREAS DE ACTIVIDADE Ver http://lage.dei.uc.pt/lage.phphttp://lage.dei.uc.pt/lage.php

20 20 GABINETE PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS Constituído e gerido principalmente por Estudantes Finalistas (excepcionalmente, quartanistas) Constituído e gerido principalmente por Estudantes Finalistas (excepcionalmente, quartanistas) Coordenação das várias áreas de actividade e desenvolvimento de novas áreas de actividade Coordenação das várias áreas de actividade e desenvolvimento de novas áreas de actividade Aconselhamento de estudantes de anos anteriores, consultoria a actividades a organizar e participação na avaliação de estudantes de anos anteriores Aconselhamento de estudantes de anos anteriores, consultoria a actividades a organizar e participação na avaliação de estudantes de anos anteriores A montar até ao início de 2004 / 2005, para apoio aos portfólios dos terceiranistas A montar até ao início de 2004 / 2005, para apoio aos portfólios dos terceiranistas


Carregar ppt "GESTÃO DOS PORTFÓLIOS DEI / IST Artur Ferreira da Silva 15 de Maio de 2003 15 de Maio de 2003."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google