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Cileda Perrella Novembro 2013. Educação como direito Participação como direito Direito à igualdade e direito à diferença Social Legal CF/88, ECA/90, LDB/96,

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Apresentação em tema: "Cileda Perrella Novembro 2013. Educação como direito Participação como direito Direito à igualdade e direito à diferença Social Legal CF/88, ECA/90, LDB/96,"— Transcrição da apresentação:

1 Cileda Perrella Novembro 2013

2 Educação como direito Participação como direito Direito à igualdade e direito à diferença Social Legal CF/88, ECA/90, LDB/96, PNE... Gestão Democrática

3 Essa gestão dita democrática não trouxe para o debate a questão da diversidade e da diferença na escola, não alterou significativamente o processo de exclusão que subjaz a organização em séries, de reprovação, de dificuldade de acesso e de permanência daqueles segmentos da sociedade historicamente excluídos do sistema educacional, enfim, não tocou na organização e na estrutura da escola (ARROYO, 2008)

4 Maioria Crianças atendidas Mulheres trabalhando Afrodescendentes Moradores das periferias

5 Tanto na escola como na sociedade: Manifestação de diferentes formas de relações de poder Encobrindo questões de Classe Gênero Raça-Etnia Geração Condição física (deficiências) Hierarquizando relações

6 Classe – ter prevalece em relação ao ser Gênero – culpa da mulher, estranhamento homossexualidade, Raça-Etnia - afreodescendentes, bolivianos inferiorizados Geração – crianças e adolescentes devem escutar e cumprir o que o adulto determina Condição física (deficiências) – não atendidos nas suas necessidades

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9 Sociedade Escola Educação não acontece só na escola Educação: informal, formal, não formal Educação não é o mesmo que ensino Educação exige a participação ativa tanto do educador quanto do educando (isso não se restringe a professor e aluno)

10 Sala de aula Assembleias Reuniões de pais Conselho de Escola Associação de Pais e Mestres Conselho de Classe Grêmio Estudantil

11 Organização didática da escola Mecanismos coletivos de participação (PARO, 2010)

12 Pode se apresentar pautada por relações de: Coerção Relação entre A e B = de dominação, de imposição Persuasão Relação entre A e B = de diálogo, de consentimento

13 Sala de aula Assembléias Reuniões de maes/pais

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17 Espaços coletivos de participação Conselhos, colegiados Na escola e na sociedade Representar o quê? Interesses gerais, coletivos ou interesses particulares, específicos? Como? Voz e voto Votação aberta? Votação fechada?

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19 O que é? Como surgiu? Com o passar do tempo o que foi naturalizado?

20 O que é? Como surgiu? Com o passar do tempo o que foi naturalizado? Limites possibilidades

21 Na legislação Na prática Deve ser subordinado ao diretor ou ao Conselho de Escola? Autonomia Qual o papel do poder público? Qual o papel do professor junto ao Grêmio?

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23 Qual a relação com a estrutura didática da escola e com a constituição do aluno como sujeito da ação? Quem decide? O que decide? Como decide? Por que decide? Para quem decide? Questões da diversidade estão presentes? Aluno real x aluno ideal

24 Bastidores Cozinha, Corredores, Portão, Salas da direção e coordenação Sala dos professores/as

25 Aluno é o centro de todas a decisões tomadas considerando as questões da diversidade?

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30 Educação como exercício de poder Crítica à estrutura da escola Vitor Henrique Paro Outros Sujeitos, outras pedagogias Recuperar a radicalidade perdida Miguel Gonzalez Arroyo Pedagogia do oprimido Pedagogia da autonomia Paulo Freire Direito à igualdade, direito à diferença Carlos Roberto Jamil Cury

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