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PublicouMarina Marte Alterado mais de 10 anos atrás
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Espaços de participação na escola: práticas e diversidade
Cileda Perrella Novembro 2013
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Direitos Educação como direito Participação como direito
Direito à igualdade e direito à diferença Social Legal CF/88, ECA/90, LDB/96, PNE... Gestão Democrática
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Que gestão democrática conquistamos???
Essa gestão dita democrática não trouxe para o debate a questão da diversidade e da diferença na escola, não alterou significativamente o processo de exclusão que subjaz a organização em séries, de reprovação, de dificuldade de acesso e de permanência daqueles segmentos da sociedade historicamente excluídos do sistema educacional, enfim, não tocou na organização e na estrutura da escola (ARROYO, 2008)
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Na escola pública Maioria Crianças atendidas Mulheres trabalhando
Afrodescendentes Moradores das periferias
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O jogo: Interesses gerais X interesses particulares
Tanto na escola como na sociedade: Manifestação de diferentes formas de relações de poder Encobrindo questões de Classe Gênero Raça-Etnia Geração Condição física (deficiências) Hierarquizando relações
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Algumas práticas naturalizadas
Classe – ter prevalece em relação ao ser Gênero – culpa da mulher, estranhamento homossexualidade, Raça-Etnia - afreodescendentes, bolivianos inferiorizados Geração – crianças e adolescentes devem escutar e cumprir o que o adulto determina Condição física (deficiências) – não atendidos nas suas necessidades
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Espaços de Educação e de participação
Sociedade Escola Educação não acontece só na escola Educação: informal, formal, não formal Educação não é o mesmo que ensino Educação exige a participação ativa tanto do educador quanto do educando (isso não se restringe a professor e aluno)
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Espaços da escola e o exercício de práticas democráticas
Sala de aula Assembleias Reuniões de pais Conselho de Escola Associação de Pais e Mestres Conselho de Classe Grêmio Estudantil
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Estrutura total da escola exige considerar a articulação
Organização didática da escola Mecanismos coletivos de participação (PARO, 2010)
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Como grupo social a escola
Pode se apresentar pautada por relações de: Coerção Relação entre A e B = de dominação, de imposição Persuasão Relação entre A e B = de diálogo, de consentimento
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Participação direta Sala de aula Assembléias Reuniões de maes/pais
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Algumas práticas
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Participação por representação
Espaços coletivos de participação Conselhos, colegiados Na escola e na sociedade Representar o quê? Interesses gerais, coletivos ou interesses particulares, específicos? Como? Voz e voto Votação aberta? Votação fechada?
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Algumas práticas
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Associação de Pais e Mestres
O que é? Como surgiu? Com o passar do tempo o que foi naturalizado?
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Conselhos de Escola O que é? Como surgiu? Com o passar do tempo o que foi naturalizado? Limites possibilidades
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Grêmio Estudantil Na legislação Na prática
Deve ser subordinado ao diretor ou ao Conselho de Escola? Autonomia Qual o papel do poder público? Qual o papel do professor junto ao Grêmio?
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Conselho de Classe Qual a relação com a estrutura didática da escola e com a constituição do aluno como sujeito da ação? Quem decide? O que decide? Como decide? Por que decide? Para quem decide? Questões da diversidade estão presentes? Aluno real x aluno ideal
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O que ocorre em outros espaços da escola?
Bastidores Cozinha, Corredores, Portão, Salas da direção e coordenação Sala dos professores/as
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A estrutura total da escola e a garantia de direitos
Aluno é o centro de todas a decisões tomadas considerando as questões da diversidade?
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Algumas práticas
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Sugestões de leitura Educação como exercício de poder
Crítica à estrutura da escola Vitor Henrique Paro Outros Sujeitos, outras pedagogias Recuperar a radicalidade perdida Miguel Gonzalez Arroyo Pedagogia do oprimido Pedagogia da autonomia Paulo Freire Direito à igualdade, direito à diferença Carlos Roberto Jamil Cury
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