A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Construção de gráficos Prof. Renato Medeiros. FAP152 – Introdução às Medidas em Física Gráficos Representação do comportamento de uma grandeza em função.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Construção de gráficos Prof. Renato Medeiros. FAP152 – Introdução às Medidas em Física Gráficos Representação do comportamento de uma grandeza em função."— Transcrição da apresentação:

1 Construção de gráficos Prof. Renato Medeiros

2 FAP152 – Introdução às Medidas em Física Gráficos Representação do comportamento de uma grandeza em função de outra através da disposição de pontos numa área gráfica, definida por eixos associados às grandezas. Os pontos representam os valores dos conjuntos das grandezas para o sistema estudado. Permitem uma interpretação objetiva do comportamento de conjuntos de dados.

3 FAP152 – Introdução às Medidas em Física Título Eixos abscissas – eixo horizontal do gráfico correspondente à grandeza independente ordenadas – eixo vertical do gráfico correspondente à grandeza dependente Pontos Curvas/ajustes de funções Legendas quando o gráfico apresenta mais de um conjunto de pontos e curvas Símbolos das grandezas nos eixos Fatores multiplicativos e unidades x(cm) t (s) Curva Média x=f(t) Gráfico x vs t Componentes Gráficos Exemplo típico de um gráfico

4 FAP152 – Introdução às Medidas em Física Módulo – extensão da unidade da grandeza que, por exemplo, pode ser dada em centímetros. A escolha deve ser feita de modo a acomodar todos os pontos do conjunto de dados de forma clara Ex.: Suponha que se queira representar o valor de 3 segundos com uma reta de 6 cm. O módulo dessa unidade de tempo será 2 cm. Módulos pequenos podem comprimir os pontos numa dada região. Módulos grandes podem excluir pontos do gráfico Módulos convenientes para a representação gráfica são 1, 2, 5 (x10 +n ) Não se deve escrever o valor dos pontos nos eixos dos gráficos Confecção dos eixos num gráfico t(s) t(s) t(s) t(s) 0,5 3,5 2,51,56,55,5 4,5 9,58,5 7,5 PRÓXIMA AFASTADA

5 FAP152 – Introdução às Medidas em Física Assinalar claramente o ponto no papel (marcador) Representar as incertezas através de barras, de acordo com a escala adotada Não ligar os pontos Conjuntos de dados diferentes são representados por marcadores diferentes (símbolos ou cores) Representação dos pontos num gráfico Correto Errado Barras de incerteza Marcador

6 FAP152 – Introdução às Medidas em Física Tipos de Gráficos Papel Milimetrado

7 FAP152 – Introdução às Medidas em Física Papel Monolog

8 FAP152 – Introdução às Medidas em Física Papel log-log

9 FAP152 – Introdução às Medidas em Física Por que fazemos ajustes? Relação funcional que melhor descreve os dados experimentais dentro de um limite de validade. Representa o comportamento médio dos dados.

10 FAP152 – Introdução às Medidas em Física Ajuste visual vs. MMQ Depende de quem analisa É difícil de ponderar dados com incertezas diferentes Não é otimizado Bom para estimativas Independe de quem analisa A incerteza dos dados é ponderada É o ajuste que mais se aproxima dos dados Mais cálculos (PC)

11 FAP152 – Introdução às Medidas em Física

12

13 h(x)

14 FAP152 – Introdução às Medidas em Física EQUAÇÃO REDUZIDA DA RETA: y = ax + b onde, a = coeficiente angular da reta b = coeficiente linear da reta (ponto de intersecção com o eixo Oy. O coeficiente angular da reta a é numericamente igual a tangente do ângulo formado com a reta e o eixo Ox. a = tg α ( abertura ou inclinação da reta )

15 FAP152 – Introdução às Medidas em Física Coeficiente angular = 1 Em todas as retas o coeficiente linear ( ponto de intersecção com o eixo das ordenadas - eixo de y ) é zero b = 0. Coeficiente angular = 3 Coeficiente angular =2 ÂNGULO: 71.56º ÂNGULO: 63.43º ÂNGULO: 45º PODEMOS AINDA DIZER QUE f(0) = 0 para todas as três funções apresentadas acima

16 FAP152 – Introdução às Medidas em Física

17 Escrevendo a equação pelo MMQ y = ax +b


Carregar ppt "Construção de gráficos Prof. Renato Medeiros. FAP152 – Introdução às Medidas em Física Gráficos Representação do comportamento de uma grandeza em função."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google