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O Livro Didático e Ensino Religioso. Ementa sobre o tema e interações iniciais Ensino Religioso e o atual contexto: a partir de qual contexto estaremos.

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Apresentação em tema: "O Livro Didático e Ensino Religioso. Ementa sobre o tema e interações iniciais Ensino Religioso e o atual contexto: a partir de qual contexto estaremos."— Transcrição da apresentação:

1 O Livro Didático e Ensino Religioso

2 Ementa sobre o tema e interações iniciais Ensino Religioso e o atual contexto: a partir de qual contexto estaremos a refletir e a debater sobre o tema?... históriaobjeto de estudo história, legislação, objeto de estudo, sala de aula... currículo escolar necessidade e importância no currículo escolar... temas temas para o processo de aprendizagem durante o ano letivo critérios (eixos) critérios (eixos) previstos a etapa da Educação Básica?... O Livro didático e o E. Religioso: definiçõescaracterísticasfunções definições, características e funções do livro didático de E. Religioso. trabalho docente O livro didático de E. Religioso e o trabalho docente.

3 Vivemos em uma sociedade moderna, que adora as técnicas de atalho. Ensino Religioso e o atual contexto

4 Não há atalhos Não se obtém qualidade de vida pegando atalhos, por melhores que eles sejam. Não há atalhos. O que existe é um caminho. (Covey 1995).

5 Ensino Religioso e o atual contexto A sociedade atual é, na sua opinião, mais profana ou mais religiosa?... A sociedade atual é, na sua opinião, mais profana ou mais religiosa?...

6 O Ensino Religioso e o atual contexto

7 Ensino Religioso e o atual contexto... Em que sentido o contexto social (globalização, mídia, tendências diversas) potencializa/influencia/relativiza a importância da Religião na vida do ser humano de hoje?... (vídeo A Day Made of Glass Made possible by Corning)A Day Made of Glass Made possible by Corning

8 Ensino Religioso e o atual contexto As mudanças e transformações em todos os setores da sociedade são fenômenos constantes: instabilidades econômicas, políticas, ambientais,... um tempo de passagem, indefinição, angústias e expectativas Vivemos um tempo de passagem, indefinição, angústias e expectativas: da sociedade que conhecemos para o que ainda não se configurou... Constata-se cada vez mais alienação à condição de interdependência uma certa alienação à condição de interdependência global apatia com o coletivo apatia e descomprometimento com o coletivo enfraquecimento da pertença religiosa enfraquecimento da pertença religiosa e vácuo de valoresvácuo de valores novas agências produtoras do sagrado surgimento de novas agências produtoras do sagrado, ou seja, de felicidade, sonhos, desejos, necessidades, o que induz ao consumo desmedido (mídia, mercado) pouca cooperação entre as Religiões aproximação, conflito e, por outro lado, ainda pouca cooperação entre as Religiões

9 Ensino Religioso e o atual contexto Constata-se cada vez mais... versus interconectividade versus virtualização da vida social (internet, redes sociais,...) próprio mundo o cidadão se volta para o próprio mundo a família se engaja para garantir a carreira dos filhos estetização estetização demasiada da vida (aparência, ligth, diet,...) busca de satisfação imediata busca de emoções fortes, de satisfação imediata nova relação com o corpo nova relação com o corpo: virou vitrine, objeto, esteriotipado (tatuagens, piercing até no...rs),... em detrimento do sentido da doação, da disposição para o sacrifício, da noção de templo do Transcendente,... manadas gregárias adolescentes e jovens tais como manadas gregárias nos shoppings centers, nas calçadas, nos eventos,... dispensa de consulta à instituições mediadoras dispensa de consulta à instituições mediadoras (Religiões,...)

10 Ensino Religioso e a sala de aula A escola (a educação, o Ensino Religioso) não pode tudo, mas pode algo, pode muito... Trabalhar a sensibilidade para o coletivo, o religioso Resgatar o sentido da vida e sua sacralidade Educar, cativar, moldar o caráter, mudar o destino de certas tendências (vídeo - Rocky Balboa e o seu filho)moldar o caráter Apresentar razões e motivos para se aderir a uma causa, a uma confissão religiosa Semear senso crítico Apontar alternativas e/ou volta a princípios esquecidos Ensinar que todos somos provenientes de uma mesma origem, somos congênitos do Mistério Divino e, por isso, chamados a viver como irmãos (vídeo – Life Gods)somos provenientes de uma mesma origem Formar cidadãos capazes de resistir às dinâmicas de desumanização, guerra, violência, preconceito, intolerância,...

11 De que modo ajudar as gerações atuais a privar-se do que há de mais lamentável? vídeo - Criança Vê_ Criança Faz_ Dê o exemploCriança Vê_ Criança Faz_ Dê o exemplo O Ensino Religioso e a sala de aula

12 O religioso evidente em Francisco de Assis Era sereno por natureza e de trato amável, muito oportuno quando dava conselhos, sempre fiel em suas obrigações, prudente no julgar e em tudo cheio de elegância. Firme nas resoluções, equilibrado e perseverante. Tinha a inteligência pronta, uma memória luminosa e sempre simples. Era rigoroso consigo mesmo, paciente com os outros, discreto com todos, incapaz de ser arrogante (´Biógrafo Tomás de Celano).

13 O religioso transpõe o ser humano para o mundo das excelências... Sempre podemos crescer e melhorar (L. Boff). O Ensino Religioso e a sala de aula

14 Em tudo na vida sê inteiro! Nada teu exagera ou exclui! Põe quanto és em tudo o que fazes! (Fernando Pessoa). O religioso, assim como a inspiração ao poeta, emerge no ser humano a partir do discernimento, da livre adesão e vivência de uma crença. O religioso é intrínseco ao ser humano e abrange todos os aspectos do seu viver. pode definir a intensidade do seu encantamento e de sua realização. pode ajudá-lo a reconhecer sua importância e sua pequenez em relação ao mistério da origem e do destino de todas as criaturas. (vídeo – o pálido ponto azul)o pálido ponto azul O Ensino Religioso e a sala de aula...

15 Ensino Religioso na sala de aula catequese ou doutrina Em um contexto sociocultural heterogêneo, plural e em movimento constante, desde 1996 o Ensino Religioso não é mais no Brasil catequese ou doutrina de uma determinada Religião...

16 Ensino Religioso na sala de aula O Ensino Religioso é uma disciplina escolar cujo objeto de estudo é o fenômeno religioso nas suas mais diversas manifestações e contextos... (vídeo – diversidade religiosa e direitos humanosdiversidadedireitos

17 Lei n – 22/07/1997 Art. 1º - O artigo 33 da Lei n , de 20/12/96, passa a vigorar com a seguinte redação: O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão, constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural e religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.

18 O Papel da Escola e o Ensino Religioso... à escola compete integrar, os vários campos de conhecimento: o sensorial, o intuitivo, o afetivo, o racional e o religioso. PCNs de Ensino Religioso

19 Ensino Religioso, Currículo Escolar,... abrange todas as disciplinas O Currículo escolar abrange todas as disciplinas (Matemática, Português, História, Arte, Geografia, Ciências, Ensino Religioso,... temas, objetivos, atividades de aprendizagem e de avaliação Em cada Ano Letivo (bimestre/trimestre), o Ensino Religioso, assim como cada uma dessas disciplinas, se apresenta aos alunos com temas, objetivos, atividades de aprendizagem e de avaliação.

20 Currículo Escolar - exemplo do Ensino Religioso Religioso

21 Currículo Escolar – Exemplo do Ensino Religioso

22 o Ensino Religioso apresenta-se como uma pergunta Não é de hoje que o Ensino Religioso apresenta-se como uma pergunta para os alunos, os pais de alunos, para os profissionais da educação e, principalmente, para a sociedade. Por que estudar Ensino Religioso?... Sim! Por que estudar Ensino Religioso?... E bastaria apenas responder... que o Ensino Religioso é importante? que tal disciplina ajuda a compreender o ser humano de uma maneira mais ampla? que o Ensino Religioso leva a conhecer, a refletir sobre a dimensão sagrada e transcendente da vida? ou ainda que se estuda Ensino Religioso para reavivar princípios e valores que com o tempo foram sendo esquecidos? O Ensino Religioso no Currículo Escolar

23 Trata-se de uma oportunidade de realizar com propriedade a transposição didática dos saberes inerentes ao fenômeno religioso. realizar com propriedade a transposição didática dos saberes inerentes ao fenômeno religioso. atender às prescrições da atual lei maior da educação nacional. atender às prescrições da atual lei maior da educação nacional. ater-se à essência do ser humano ater-se à essência do ser humano, conhecer com maior propriedade a diversidade de manifestações que configuram o fenômeno religioso conhecer com maior propriedade a diversidade de manifestações que configuram o fenômeno religioso. à escola compete integraros vários níveis de conhecimento levar a bom termo a noção de que à escola compete integrar, os vários níveis de conhecimento: o sensorial, o intuitivo, o afetivo, o racional e o religioso O Ensino Religioso no Currículo Escolar

24 o sentido da existência humana, o valor da vida apresentar ao mundo o sentido da existência humana, o valor da vida de cada pessoa, independente da sua condição social, religiosa, cultural, étnica e de gênero. o valor sagrado da vida afirmar juntos o valor sagrado da vida, sobretudo do ser humano, considerando as diferenças nas formas de compreensão e de explicitação desse valor. respeito pela dignidade da pessoa e dos seus direitos promover um efetivo respeito pela dignidade da pessoa e dos seus direitos acima de interesses econômicos, culturais, políticos e religiosos. prática do respeito mútuo, do diálogo, da convivência pacífica e da cooperação entre as diferenças promover a educação e a prática do respeito mútuo, do diálogo, da convivência pacífica e da cooperação entre as diferenças, fundamental no mundo plural em que vivemos. ER, Currículo e a Carta das Religiões apresentada na cúpula dos povos no Rio + 20

25 a convergência dos diferentes paradigmas culturais e religiosos trabalhar para a convergência dos diferentes paradigmas culturais e religiosos dos povos, como uma possibilidade para melhor entendermos o mundo dentro de suas inter-relações e a convivência entre todos os seres humanos. condividir valores religiosos condividir valores religiosos, como a fé em um Ser Criador, o cultivo da relação com Ele, a compreensão da origem e do fim de cada pessoa. fortalecer as relações inter-religiosas fortalecer as relações inter-religiosas que possibilitam a cooperação entre os credos na solução dos problemas que afligem o nosso país e o mundo em que vivemos. os valores que constroem a paz discernir juntos os valores que constroem a paz no mundo. ER, Currículo e a Carta das Religiões apresentada na cúpula dos povos no Rio + 20

26 desenvolvimento do sentido da fraternidade e da solidariedade universal comprometer-se na promoção da convivência pacífica entre os povos e o desenvolvimento do sentido da fraternidade e da solidariedade universal, superando todo fundamentalismo e exclusivismo, bem como o consumismo irresponsável que causam conflitos entre as pessoas e os povos. compaixão para com os mais necessitados viver a compaixão para com os mais necessitados, empobrecidos e excluídos da sociedade. projetos sociais que fortalecem a solidariedade realizar juntos projetos sociais que fortalecem a solidariedade nas comunidades religiosas e na família humana. o valor e o cuidado da criação promover o valor e o cuidado da criação. o desenvolvimento de uma nova ética na relação com o meio ambiente comprometer-se com o desenvolvimento de uma nova ética na relação com o meio ambiente, sustentada numa mística que explicite a gratuidade e o dom da vida na criação. ER, Currículo e a Carta das Religiões apresentada na cúpula dos povos no Rio + 20

27 iniciativas ligadas à construção e promoção da cidadania contribuir efetivamente para com as iniciativas ligadas à construção e promoção da cidadania. vivência religiosa dos membros de nossas Tradições que favoreça o convívio social dos credos, a afirmação da tolerância comprometer-se na qualificação de uma vivência religiosa dos membros de nossas Tradições que favoreça o convívio social dos credos, a afirmação da tolerância e da liberdade religiosa. o cuidado da Terra reconhecer os imperativos morais de todas as Religiões sobre o cuidado da Terra. novos comportamentos, com prevalência da ética da tolerância, da liberdade, do respeito, da dignidade, da convivência desenvolver novos comportamentos, com prevalência da ética da tolerância, da liberdade, do respeito, da dignidade, da convivência da diversidade cultural e religiosa, dos direitos humanos. ER, Currículo e a Carta das Religiões apresentada na cúpula dos povos no Rio + 20

28 O Livro Didático e o Ensino Religioso Definições Um dos recursosUm dos recursos disponíveis ao desenvolvimento das atividades de ensino-aprendizagem conhecimento sistematizado um dos caminhos de acesso ao conhecimento sistematizado de um campo do saber. auxiliar do trabalho docenteauxiliar do trabalho docente em sala de aula instrumento auxiliar do ensino e da aprendizagem um instrumento auxiliar do ensino e da aprendizagem formal iniciatório Manual iniciatório fonte de pesquisa É uma fonte de pesquisa em História da Educação. O livro didático foi e continua sendo o objeto de estudo de vários trabalhos publicados no Brasil e no mundo

29 O Livro Didático e o Ensino Religioso Características conteúdos de naturezas diversas Encontra-se conteúdos de naturezas diversas. registros de concepções pedagógicas e suas respectivas práticas Reúne em si registros de concepções pedagógicas pertinentes de um determinado momento histórico e suas respectivas práticas. textos introdutórios atividades, exercícios, ilustrações Estrutura-se em textos introdutórios/informativos atividades, exercícios, ilustrações,... não é um produto pronto... o livro didático não é um produto pronto, mas sim um recurso de ensino e aprendizagem passível de constantes complementações.

30 O Livro Didático e o Ensino Religioso Funções interações entre o professor e o aluno instaura interações entre o professor e o aluno. diferentes leituras propicia diferentes leituras da realidade e dos fenômenos o modo de pensar organiza o modo de pensar dos leitores Torna mais acessível a cultura erudita uma compreensão da realidade propicia uma compreensão da realidade domiciliar/local dos mesmos e até a descoberta de soluções aos problemas atuais. abre a discussão do assunto/temaarticula o processo de aprendizagemabre a discussão do assunto/tema e de articula o processo de aprendizagem compreensão mais elementar dos temas leva o professor e o aluno a galgar a compreensão mais elementar dos temas de estudo.

31 O Livro Didático e o Ensino Religioso Funções as diversas possibilidades de compreensão do assunto Levar a desvendar as diversas possibilidades de compreensão do assunto que estiver em questão. conhecimentos iniciatórios e específicos Proporcionar conhecimentos iniciatórios e específicos Oferecer uma abordagem integrada e contextualizada dos temas; conceitos corretos; linguagem clara, compreensível, usual e mais próxima possível da vivência do aluno; desenvolvimento dos conteúdos por meio de situações-problema; aspectos metodológicos em sintonia com a proposta pedagógica da escola; sugestões bibliográficas.

32 O Livro Didático e o Ensino Religioso Funções Organizar as atividades de aprendizagem de forma sistemática e flexível. Proceder a preparação, o acompanhamento e a avaliação... Garantir a unidade entre relações: ensino e aprendizagem, ensino e pesquisa, conteúdo e forma, professor e aluno, teoria e prática, escola e sociedade, finalidades e objetivos

33 O Livro Didático e o Ensino Religioso Definições, Características e Funções O horizonte conceitual no qual o livro didático recebe sua definição e realiza sua função denomina-se material escolar, ou seja: o conjunto de objetos envolvidos nas atividades-fim da escola. Tudo aquilo que ajuda a aprendizagem.

34 O Livro Didático e o Ensino Religioso Um material didático dado à abordagem dos conhecimentos oriundos do fenômeno religioso, à sensibilização do aluno e à dimensão sacra da vida; que viabiliza, por meio de uma proposta legislativamente contextualizada, o estudo e a compreensão das Religiões a partir da diversidade; que oportuniza, enfim, um desenvolvimento metodológico propositivo, gradativo, sensível à faixa etária do corpo discente e de fomento a construção da experiência religiosa, a pesquisa e a criatividade docente; que oportuniza conhecimento embasado e sistemático oriundo do fenômeno religioso, consonância legislativa.

35 O Livro Didático e o Ensino Religioso Questões e considerações finais Como promover o cultivo da dimensão religiosa em meio aos atuais/futuros desenvolvimentos tecnológicos/econômicos?... (vídeo - HaPpY is A Finely Tuned Business) De que modo a escola (a educação) pode ajudar os alunos a conhecer melhor, além da Religião na qual foi iniciado, a diversidade de Confissões Religiosas presentes no mundo? Se a diversidade religiosa é um fato dentro e fora da sala de aula, como transformá-la em uma motivação significativa para a conquista de uma convivência respeitosa, fraterna, solidária e pacífica?... (vídeo – dois meninos e o lavrador)

36 Para onde quer que tu vás, vai todo! Leva junto teu coração.

37 Oração pela Paz - Atribuída a São Francisco Senhor Ó Mestre Senhor, fazei de mim um instrumento da vossa paz. Onde há ódio, que eu leve o amor. Onde há ofensa, que eu leve o perdão. Onde há discórdia, que eu leve a união. Onde há dúvida, que eu leve a fé. Onde há erro, que eu leve a verdade. Onde há desespero, que eu leve a esperança. Onde há tristeza, eu leve a alegria. Onde há trevas, que eu leve a luz. Ó Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado; compreender que ser compreendido; amar que ser amado. Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, é morrendo que se vive para a vida eterna. Amém!

38 Referências GILZ, Claudino. O livro didático na formação do professor de Ensino Religioso. Petrópolis: Vozes, Referências de vídeos -Diversidade Religiosa e Direitos Humanos - SEDH partes 01 e O que significa cidadania -Método Paulo Freire - A Day Made of Glass Made possible by Corning -Dois meninos e o lavrador -O pálido ponto azul Dublado em Português Carl Sagan -Rocky Balboa melhor cena do filme – dublado -Life Gods - MARISA MONTE E GILBERTO GIL -HaPpY is A Finely Tuned Business -Criança Vê_ Criança Faz_ Dê o exemplo


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