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“Qualidade de Vida no Trabalho: elevado índice de absenteísmo da Enfermagem” IPSEMG Júnia Beatriz de Araújo Mattos Lúcia de Castro Silva Souto Luiz.

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1 “Qualidade de Vida no Trabalho: elevado índice de absenteísmo da Enfermagem” IPSEMG
Júnia Beatriz de Araújo Mattos Lúcia de Castro Silva Souto Luiz Carlos dos Santos Oliveira Marilene Viggiano Fernandes

2 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO   Departamento de Enfermagem – DENF do Hospital Governador Israel Pinheiro – HGIP Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais – IPSEMG SITUAÇÃO ATUAL DO DENF Quadro funcional da enfermagem composto por 700 Auxiliares de Enfermagem e 100 Enfermeiros, em regime de plantão de 12x36 horas. Nº profissionais dia: 266,66 Nº faltosos dia: 40 (15%)

3 qualidade dos serviços
ANTECEDENTES Nos últimos 05 anos... Redução significativa do número de profissionais Contratação de terceirizados Condições precárias de trabalho (infra estrutura, falta de equipamento etc) Ausência dos programas de valorização dos servidores e de saúde ocupacional Alto índice de absenteísmo, influenciando na qualidade dos serviços prestados pelo DENF Aumento da demanda para a assistência hospitalar e ambulatorial Falta de uma política salarial

4 O modelo de mãe cuidadosa e abnegada é introjetado pela enfermagem.
ENFERMAGEM = NURSE (AQUELA QUE NUTRE), QUE ASSISTE O PACIENTE, TENDO COMO OBJETIVO CENTRAL A CARIDADE PROFISSIONALIZAÇÃO DA ENFERMAGEM PERDA DA ESPONTANEIDADE DA ATIVIDADE E A AFETIVIDADE SE PERDEU, DANDO LUGAR AO CUIDADO REMUNERADO - MERCANTILIZAÇÃO Não lhe sendo permitido expressar preferências ou recusas, atração ou repulsa, por este ou aquele paciente . GERA EFEITOS DANOSOS À SAÚDE E AO PSIQUISMO DO PROFISSIONAL ATITUDES CONTRADITÓRIAS NA RELAÇÃO COM O CUIDADO COM O PACIENTE

5 FUNDAMENTAÇÃO Em consonância com as ações macro do Estado de Minas Gerais, como o PMDI , que tem como um de seus objetivos principais “massificar os programas de melhoria da qualidade vida no trabalho” e o PPAG que também inclui como programa a promoção da qualidade de vida para “proporcionar saúde e qualidade vida” aos servidores do Estado, este trabalho propõe ações para implementação de um Programa desta natureza para o Departamento de Enfermagem – DENF do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais - IPSEMG com o objetivo de reduzir o elevado índice de absenteísmo no mesmo.

6 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
OBJETIVO GERAL Propor a implementação de um Programa de Qualidade de Vida no Trabalho no DENF, com o objetivo de promover a motivação dos servidores, reduzir o índice de absenteísmo e, conseqüentemente, melhorar a qualidade dos serviços prestados. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Levantar, por meio de pesquisa de clima, a situação vivenciada pelos servidores do DENF no que se refere a sua motivação para o trabalho; - Propor ações que sejam convergentes para a motivação dos servidores do DENF; - Recomendar ações que propiciem aos servidores do DENF melhores condições físicas, ergonômicas e emocionais de trabalho;

7 PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Oferecer um ambiente adequado de trabalho e bem-estar aos colaboradores é promover a saúde da instituição como um todo. Não se tem um “corpo” institucional saudável se suas células encontram-se doentes pela desmotivação, pela descrença no trabalho que executam, pelo sentimento de não pertencimento, pelo estresse entre outros. RESULTADOS ESPERADOS Implementação de um Programa de Qualidade de Vida no Trabalho – PQVT para o DENF do IPSEMG, que tem como objetivos fundamentais: motivar seus servidores diminuir o índice de absenteísmo melhorar a qualidade dos serviços prestados aos seus usuários.

8 METODOLOGIA – Estudo de caso
Levantamento de dados – DENF Entrevistas – DENF Pesquisa de Clima - elaborada por meio da aplicação de um questionário. O questionário é composto de 17 questões e foi encaminhado a 200 servidores escolhidos aleatoriamente. Obteve-se um retorno de 84 questionários. Benchmarking – Programa Bem Viver – Belgo Mineira Sistems - BMS - (Considerado o melhor PQVT do Brasil em 2006)

9 PESQUISA DE CLIMA QUADRO 4 -Tempo de serviço - IPSEMG
79% dos servidores pesquisados possuem tempo de serviço igual ou inferior a 10 anos. Fazendo uma projeção e considerando as regras vigentes relativas à aposentadoria, esses profissionais terão, no mínimo, mais 20 anos de serviço, numa área de extrema complexidade, onde o resultado do seu trabalho pode significar a vida ou a morte de um paciente.

10 QUADRO 11 –Comunicação interna
Do ponto de vista da comunicação interna, observa-se que 53% percebem deficiência no processo de comunicação

11 QUADRO 15 - Relacionamento entre chefia e servidor
A relação entre os profissionais e as chefias imediatas é um fator altamente positivo, pois 91% informam que esta interação encontra-se entre boa e excelente (quadro 15) .

12 QUADRO 16 - Reconhecimento e valorização do trabalho
Entretanto, 68% responderam que não se sentem valorizados e reconhecidos quanto à tarefa que executam (quadro 16).

13 QUADRO 18 - Afastamento do trabalho
33% dos profissionais se ausentaram por doença. Segundo estatística da Superintendência Central de Saúde do Servidor, as doenças mais freqüentes naquele Departamento foram: DEPRESSÃO E PROBLEMAS OSTEOMUSCULARES. Diferentemente do que se podia imaginar, não foi detectado na pesquisa que o elevado índice de absenteísmo estivesse ligado, necessariamente, a doenças, pois 67% dos entrevistados não se ausentaram por este motivo (quadro 18).

14 QUADRO 20 - Fatores de motivação
Quando sondados a respeito dos fatores que consideram mais importantes para sua motivação no trabalho, responderam: gostar do que faz (71), integração com a equipe de trabalho(43) e relacionamento com os coordenadores de áreas (34) como os quesitos mais representativos

15 PROPOSTA DE PQVT PARA O DENF
O programa de QVT deverá contemplar cinco fases, quais sejam: 1 – Sensibilização: É a fase em que a Alta Administração compra e defende a idéia da implementação. Nenhuma ação dessa monta será bem sucedida se o staff da instituição não se posicionar de forma positiva; 2 – Planejamento: Estabelecem-se os mecanismos estratégicos, formam-se as equipes de trabalho, estruturam-se modelos e instrumentos a serem utilizados e estabelece-se o cronograma inicial; 3 – Diagnóstico: Faz-se a coleta de informações sobre a natureza e funcionamento do sistema técnico e o levantamento do sistema social do ambiente de trabalho; 4 – Execução e implementação: Fase do estabelecimento de prioridades e execução das ações; 5 – Avaliação e manutenção: No processo de avaliação, que deve ser anual, pode ser utilizado o mesmo instrumento da fase diagnóstica e feita a comparação para levantar a eficácia do Programa.

16 AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS
RECOMENDAÇÕES FINAIS Propor um PQVT a ser desenvolvido a partir de um conjunto de ações permanentes, abrangendo os três eixos abaixo determinados: EIXOS FOCO AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS QUALIDADE NO TRABALHO Relacionamento entre as pessoas, a cordialidade, o respeito, o estímulo à interação entre os colegas de trabalho através de ações dirigidas à humanização do ambiente de trabalho Eventos focando o relacionamento interpessoal, como cinema comentado, intervenção musical nas unidades, desenvolvimento das equipe através de gincanas, comemorações, entre outros. QUALIDADE FÍSICA E MENTAL A integralidade da saúde dos profissionais do DENF Oficinas de promoção de saúde, estruturação de Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, Segurança do Trabalho, Brigadas de Incêndios, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA. Trabalhos corporais, como: massagens e ginásticas laborais, trabalhos anti-estresse - aulas de yoga com exercícios de respiração, caminhadas apreciativas e perceptivas, sempre com a presença de monitores, oficinas de prevenção ao estresse. QUALIDADE PROFISSIONAL Desenvolvimento e capacitação profissional Programas de capacitação e desenvolvimento das competências profissionais, promovendo o realce dos talentos individuais para uma busca plena da qualidade de vida no trabalho.

17 “ O SER HUMANO NASCEU PARA DESFRUTAR, CRIAR E IRRADIAR FELICIDADE
“ O SER HUMANO NASCEU PARA DESFRUTAR, CRIAR E IRRADIAR FELICIDADE. TODO INDIVÍDUO DEVE SER UMA ALEGRIA PARA SI MESMO, PARA A FAMÍLIA E PARA A SOCIEDADE.” MAHARISH MAHESH YOGUI


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