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Qualidade de Vida no Trabalho: elevado índice de absenteísmo da Enfermagem IPSEMG Júnia Beatriz de Araújo Mattos Lúcia de Castro Silva Souto Luiz Carlos.

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1 Qualidade de Vida no Trabalho: elevado índice de absenteísmo da Enfermagem IPSEMG Júnia Beatriz de Araújo Mattos Lúcia de Castro Silva Souto Luiz Carlos dos Santos Oliveira Marilene Viggiano Fernandes

2 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO Departamento de Enfermagem – DENF do Hospital Governador Israel Pinheiro – HGIP Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais – IPSEMG SITUAÇÃO ATUAL DO DENF Quadro funcional da enfermagem composto por 700 Auxiliares de Enfermagem e 100 Enfermeiros, em regime de plantão de 12x36 horas. Nº profissionais dia: 266,66 Nº faltosos dia: 40 (15%)

3 ANTECEDENTES Nos últimos 05 anos... Redução significativa do número de profissionais Falta de uma política salarial Ausência dos programas de valorização dos servidores e de saúde ocupacional Aumento da demanda para a assistência hospitalar e ambulatorial Contratação de terceirizados Condições precárias de trabalho (infra estrutura, falta de equipamento etc) Alto índice de absenteísmo, influenciando na qualidade dos serviços prestados pelo DENF

4 A ENFERMAGEM ENFERMAGEM = NURSE (AQUELA QUE NUTRE), QUE ASSISTE O PACIENTE, TENDO COMO OBJETIVO CENTRAL A CARIDADE ATITUDES CONTRADITÓRIAS NA RELAÇÃO COM O CUIDADO COM O PACIENTE PROFISSIONALIZAÇÃO DA ENFERMAGEM GERA EFEITOS DANOSOS À SAÚDE E AO PSIQUISMO DO PROFISSIONAL O modelo de mãe cuidadosa e abnegada é introjetado pela enfermagem. PERDA DA ESPONTANEIDADE DA ATIVIDADE E A AFETIVIDADE SE PERDEU, DANDO LUGAR AO CUIDADO REMUNERADO - MERCANTILIZAÇÃO Não lhe sendo permitido expressar preferências ou recusas, atração ou repulsa, por este ou aquele paciente.

5 FUNDAMENTAÇÃO Em consonância com as ações macro do Estado de Minas Gerais, como o PMDI, que tem como um de seus objetivos principais massificar os programas de melhoria da qualidade vida no trabalho e o PPAG que também inclui como programa a promoção da qualidade de vida para proporcionar saúde e qualidade vida aos servidores do Estado, este trabalho propõe ações para implementação de um Programa desta natureza para o Departamento de Enfermagem – DENF do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais - IPSEMG com o objetivo de reduzir o elevado índice de absenteísmo no mesmo.

6 OBJETIVO GERAL Propor a implementação de um Programa de Qualidade de Vida no Trabalho no DENF, com o objetivo de promover a motivação dos servidores, reduzir o índice de absenteísmo e, conseqüentemente, melhorar a qualidade dos serviços prestados. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Levantar, por meio de pesquisa de clima, a situação vivenciada pelos servidores do DENF no que se refere a sua motivação para o trabalho; - Propor ações que sejam convergentes para a motivação dos servidores do DENF; - Recomendar ações que propiciem aos servidores do DENF melhores condições físicas, ergonômicas e emocionais de trabalho;

7 PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO Oferecer um ambiente adequado de trabalho e bem-estar aos colaboradores é promover a saúde da instituição como um todo. Não se tem um corpo institucional saudável se suas células encontram- se doentes pela desmotivação, pela descrença no trabalho que executam, pelo sentimento de não pertencimento, pelo estresse entre outros. RESULTADOS ESPERADOS Implementação de um Programa de Qualidade de Vida no Trabalho – PQVT para o DENF do IPSEMG, que tem como objetivos fundamentais: motivar seus servidores diminuir o índice de absenteísmo melhorar a qualidade dos serviços prestados aos seus usuários.

8 METODOLOGIA – Estudo de caso Levantamento de dados – DENF Entrevistas – DENF Pesquisa de Clima - elaborada por meio da aplicação de um questionário. O questionário é composto de 17 questões e foi encaminhado a 200 servidores escolhidos aleatoriamente. Obteve-se um retorno de 84 questionários. Benchmarking – Programa Bem Viver – Belgo Mineira Sistems - BMS - (Considerado o melhor PQVT do Brasil em 2006)

9 PESQUISA DE CLIMA QUADRO 4 -Tempo de serviço - IPSEMG 79% dos servidores pesquisados possuem tempo de serviço igual ou inferior a 10 anos. Fazendo uma projeção e considerando as regras vigentes relativas à aposentadoria, esses profissionais terão, no mínimo, mais 20 anos de serviço, numa área de extrema complexidade, onde o resultado do seu trabalho pode significar a vida ou a morte de um paciente.

10 QUADRO 11 –Comunicação interna Do ponto de vista da comunicação interna, observa-se que 53% percebem deficiência no processo de comunicação

11 A relação entre os profissionais e as chefias imediatas é um fator altamente positivo, pois 91% informam que esta interação encontra-se entre boa e excelente (quadro 15). QUADRO 15 - Relacionamento entre chefia e servidor

12 Entretanto, 68% responderam que não se sentem valorizados e reconhecidos quanto à tarefa que executam (quadro 16). QUADRO 16 - Reconhecimento e valorização do trabalho

13 QUADRO 18 - Afastamento do trabalho 33% dos profissionais se ausentaram por doença. Segundo estatística da Superintendência Central de Saúde do Servidor, as doenças mais freqüentes naquele Departamento foram: DEPRESSÃO E PROBLEMAS OSTEOMUSCULARES. Diferentemente do que se podia imaginar, não foi detectado na pesquisa que o elevado índice de absenteísmo estivesse ligado, necessariamente, a doenças, pois 67% dos entrevistados não se ausentaram por este motivo (quadro 18).

14 QUADRO 20 - Fatores de motivação Quando sondados a respeito dos fatores que consideram mais importantes para sua motivação no trabalho, responderam: gostar do que faz (71), integração com a equipe de trabalho(43) e relacionamento com os coordenadores de áreas (34) como os quesitos mais representativos

15 PROPOSTA DE PQVT PARA O DENF O programa de QVT deverá contemplar cinco fases, quais sejam: 1 – Sensibilização: É a fase em que a Alta Administração compra e defende a idéia da implementação. Nenhuma ação dessa monta será bem sucedida se o staff da instituição não se posicionar de forma positiva; 2 – Planejamento: Estabelecem-se os mecanismos estratégicos, formam-se as equipes de trabalho, estruturam-se modelos e instrumentos a serem utilizados e estabelece-se o cronograma inicial; 3 – Diagnóstico: Faz-se a coleta de informações sobre a natureza e funcionamento do sistema técnico e o levantamento do sistema social do ambiente de trabalho; 4 – Execução e implementação: Fase do estabelecimento de prioridades e execução das ações; 5 – Avaliação e manutenção: No processo de avaliação, que deve ser anual, pode ser utilizado o mesmo instrumento da fase diagnóstica e feita a comparação para levantar a eficácia do Programa.

16 EIXOSFOCOAÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS QUALIDADE NO TRABALHO Relacionamento entre as pessoas, a cordialidade, o respeito, o estímulo à interação entre os colegas de trabalho através de ações dirigidas à humanização do ambiente de trabalho Eventos focando o relacionamento interpessoal, como cinema comentado, intervenção musical nas unidades, desenvolvimento das equipe através de gincanas, comemorações, entre outros. QUALIDADE FÍSICA E MENTAL A integralidade da saúde dos profissionais do DENF Oficinas de promoção de saúde, estruturação de Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, Segurança do Trabalho, Brigadas de Incêndios, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA. Trabalhos corporais, como: massagens e ginásticas laborais, trabalhos anti- estresse - aulas de yoga com exercícios de respiração, caminhadas apreciativas e perceptivas, sempre com a presença de monitores, oficinas de prevenção ao estresse. QUALIDADE PROFISSIONAL Desenvolvimento e capacitação profissional Programas de capacitação e desenvolvimento das competências profissionais, promovendo o realce dos talentos individuais para uma busca plena da qualidade de vida no trabalho. RECOMENDAÇÕES FINAIS Propor um PQVT a ser desenvolvido a partir de um conjunto de ações permanentes, abrangendo os três eixos abaixo determinados:

17 O SER HUMANO NASCEU PARA DESFRUTAR, CRIAR E IRRADIAR FELICIDADE. TODO INDIVÍDUO DEVE SER UMA ALEGRIA PARA SI MESMO, PARA A FAMÍLIA E PARA A SOCIEDADE. MAHARISH MAHESH YOGUI


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