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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

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Apresentação em tema: "TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS"— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
CONTRATOS DE GESTÃO: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DO ACORDO DE RESULTADOS DO PODER EXECUTIVO DE MINAS GERAIS Cecília Oliveira Telles Clécia Maria Lopes Kalic Fernanda de Siqueira Neves Maria Cristina GonçalvesTorres Maria Thais da Costa Oliveira Santos FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO setembro/2007

2 ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO
Apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso Apresentação do Instrumento de Contratualização Avaliação da experiência de 2003 a 2006 Implantação do modelo: Conquistas Avaliação do modelo Pontos de melhoria a partir de 2007 2ª Geração do Choque de Gestão Desafio Novo modelo Alinhamento Estratégico – Balanced Scorecad Considerações Finais

3 ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO
Apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso Apresentação do Instrumento de Contratualização Avaliação da experiência de 2003 a 2006 Implantação do modelo: Conquistas Avaliação do modelo Pontos de melhoria a partir de 2007 2ª Geração do Choque de Gestão Desafio Novo modelo Alinhamento Estratégico – Balanced Scorecad Considerações Finais

4 OBJETIVO GERAL DO TRABALHO
Análise do Instrumento do Acordo de Resultados, identificando os seus pontos fortes, possíveis de serem replicados em outras experiências e identificando quais são os pontos que devem ser melhorados no modelo.

5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO TRABALHO
descrever o contexto no qual se insere a contratualização de resultados analisar a literatura especializada sobre contratualização no setor público; analisar a gestão estratégica e o BSC, como poderão ser aplicados na Administração Pública estudar detidamente o instituto do Acordo de Resultados, como vem sendo aplicado em Minas Gerais, quais são as vantagens de sua utilização e quais são as oportunidades de melhoria do modelo.

6 ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO
Apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso Apresentação do Instrumento de Contratualização Avaliação da experiência de 2003 a 2006 Implantação do modelo: Conquistas Avaliação do modelo Pontos de melhoria a partir de 2007 2ª Geração do Choque de Gestão Desafio Novo modelo Alinhamento Estratégico – Balanced Scorecad Considerações Finais

7 CONCEITO DE ACORDO DE RESULTADOS
Instrumento gerencial que busca o alinhamento das instituições com a estratégia governamental a partir da pactuação de resultados, que se dá mediante a negociação entre os dirigentes dos órgãos e entidades do Poder Executivo estadual e as autoridades que sobre eles tenham poder hierárquico.

8 OBJETIVOS DO ACORDO DE RESULTADOS
viabilizar a estratégia de governo por meio da disseminação da contratualização de resultados e sua respectiva avaliação ; alinhar o planejamento e as ações do acordado com o planejamento estratégico do Governo, com as políticas públicas instituídas e os demais programas governamentais; melhorar a qualidade e eficiência dos serviços prestados à sociedade; melhorar a qualidade do gasto público; dar transparência às ações das instituições públicas envolvidas e facilitar o controle social sobre a atividade administrativa estadual; estimular, valorizar e destacar servidores, dirigentes e órgãos ou entidades que cumpram suas metas e atinjam os resultados previstos.

9 ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO
Apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso Apresentação do Instrumento de Contratualização Avaliação da experiência de 2003 a 2006 Implantação do modelo: Conquistas Avaliação do modelo Pontos de melhoria a partir de 2007 2ª Geração do Choque de Gestão Desafio Novo modelo Alinhamento Estratégico – Balanced Scorecad Considerações Finais

10 IMPLANTAÇÃO DO MODELO: CONQUISTAS
Implementação de um novo conceito de gestão pública com foco em resultados; 24 Acordos de Resultados firmados; Cerca de 340 indicadores de desempenho pactuados, monitorados e avaliados sistematicamente; Prêmios de produtividade distribuídos aos servidores, atrelados diretamente ao resultado obtido.

11 AVALIAÇÃO DO MODELO Dificuldade de alinhar políticas públicas setoriais com a agenda estratégica de governo Dificuldades de definir/calibrar metas de forma realista e desafiadora (assimetria de informações) Liderança do acordado: participação passiva, exceto no monitoramento, mas de forma defensiva Precariedade da pactuação horizontal: limitações dos indicadores finalísticos nos projetos estruturadores e pactuação insipiente Restrições da política de incetivos: prêmio limitado a economia de despesa ou/a geração de receitas Alcance limitado da disseminação do Acordo de Resultados: baixo conhecimento e envolvimento dos servidores dos níveis operacionais no alcance das metas e objetivos governamentais

12 ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO
Apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso Apresentação do Instrumento de Contratualização Avaliação da experiência de 2003 a 2006 Implantação do modelo: Conquistas Avaliação do modelo Pontos de melhoria a partir de 2007 2ª Geração do Choque de Gestão Desafio Novo modelo Alinhamento Estratégico – Balanced Scorecad Considerações Finais

13 2ª GERAÇÃO DO CHOQUE DE GESTÃO
PONTOS DE MELHORIA 2ª GERAÇÃO DO CHOQUE DE GESTÃO Desafio: Consolidar o conceito de Estado para Resultados, buscando sua irreversibilidade, estendendo o alcance do Choque de Gestão a toda Administração Pública.

14 MINAS: O MELHOR ESTADO PARA SE VIVER
PLANO MINEIRO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO – 2007/2023 PERSPECTIVA DE LONGO PRAZO ESTADO PARA RESULTADOS PLANEJAMENTO E GESTÃO (CURTO E MÉDIO PRAZO) DESTINATÁRIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

15 MINAS: O MELHOR ESTADO PARA SE VIVER
PLANO MINEIRO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO – 2007/2023 Perspectiva Integrada do Capital Humano Investimento e Negócios Integração Territorial Competitiva Sustentabilidade Ambiental Eqüidade e Bem-estar Rede de Cidades QUALIDADE FISCAL QUALIDADE E INOVAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA ESTADO PARA RESULTADOS ÁREAS DE RESULTADOS Educação de Qualidade Investimento e Valor Agregado da Produção Redução da Pobreza e Inclusão Produtiva Rede de Cidades e Serviços Vida Saudável Inovação, Tecnologia e Qualidade Qualidade Ambiental Desenvolvimento do Norte de Minas, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce Protagonismo Juvenil Logística de Integração e Desenvolvimento Defesa Social DESTINATÁRIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PESSOAS INSTRUÍDAS, SAUDÁVEIS E QUALIFICADAS CIDADES SEGURAS E BEM CUIDADAS EQÜIDADE ENTRE PESSOAS E REGIÕES JOVENS PROTAGONISTAS EMPRESAS DINÂMICAS E INOVADORAS

16 2ª GERAÇÃO DO CHOQUE DE GESTÃO
PONTOS DE MELHORIA 2ª GERAÇÃO DO CHOQUE DE GESTÃO Novo modelo do Acordo de Resultados: Incorporação de melhorias devido ao aprendizado do processo: nova metodologia Maior aderência com a estratégia do governo Fortalecer vinculação entre resultados obtidos e concessão de incentivos.

17 ACORDO DE RESULTADOS - NOVO MODELO
1ª etapa INÍCIO DO ANO - Pactuação Estratégica: Grandes resultados a serem perseguidos - Função: Ser elemento orientador das ações iniciais e do detalhamento do planejamento ao longo do ano - Autonomia Imediata: Flexibilidade de alteração de cargos - Pré-condição para a pactuação de 2ª etapa 2ª etapa AO LONGO DO ANO - Detalhamento das ações e indicadores por equipes de trabalho em cada órgão - Função: Alinhamento estratégico com elevada participação e mobilização interna dos servidores - Incentivos: Pagamento de prêmio por produtividade e outras autonomias gerenciais após avaliação dos resultados

18 ALINHAMENTO ESTRATÉGICO - BSC
Proposta: Implementar a Gestão Estratégica, com aplicação do Balanced Scoredcard – BSC Objetivo: Promover o Alinhamento Estratégico: desdobrar as estratégias do governo em objetivos estratégicos institucionais, indicadores e metas por equipe; Disseminar a estratégia por toda a organização, visando maior participação e comprometimento – Plano de endomarkerting; Pactuar metas balanceadas em diferentes perspectivas numa relação de causa e efeito; Acompanhar os resultados.

19 O BALANCED SCORECARD - BSC
É UMA MODERNA FERRAMENTA DE GESTÃO QUE PERMITE MAPEAR A ESTRATÉGIA DE UMA ORGANIZAÇÃO EM OBJETIVOS ESTRATÉGICOS E ESTES, EM INDICADORES DE DESEMPENHO, SOB QUATRO PERSPECTIVAS: CLIENTES, PROCESSOS INTERNOS, APRENDIZADO E CRESCIMENTO E FINANCEIRA.

20 MAPA ESTRATÉGICO

21 OBJETIVOS DO ALINHAMENTO ESTRATÉGICO
Promover o Alinhamento Estratégico entre os objetivos institucionais e o PMDI; Fornecer elementos para a elaboração e assinatura do Acordo de Resultados – segunda etapa /metas por equipe de trabalho; Envolver e comprometer todos os servidores para o atingimento dos objetivos e metas institucionais; Oferecer instrumentos gerenciais para que a instituição possa monitorar sistematicamente os resultados e metas pactuados; Criar rede de conhecimento gerencial no governo.

22 METODOLOGIA BÁSICA DO ALINHAMENTO ESTRATÉGICO
Preparação 1 2 Workshops Acordo de Resultados 3 Acompanhamento 4 Sensibilização Definição e capacitação de equipe de gestão estratégica Definição/ revisão da Identidade Organizacional Elaboração dos Objetivos e Mapa Estratégico Desdobrameto dos Objetivos estratégicos em metas por equipes Formalização das metas por equipes em Acordos de Resultados Divulgação dos Objetivos e Metas Institucionais Definição da sistemática de acompanhamento Acompanhamento das metas acordadas

23 DETALHAMENTO DA METODOLOGIA BÁSICA
Reunião de Sensibilização Capacitação da EGE Mapa Estratégico Preliminar Workshop 2 Estruturação da EGE Validação do Mapa Estratégico Ambiente Externo OPO AME VISÃO Workshop 1 Identidade Organizacional OPORTUNI- DADES AMEAÇAS MISSÃO Elaboração dos indicadores e metas Oportunidades e Ameaças FORÇAS Validação dos indicadores e metas Objetivos estratégicos Rede de Valor Fatores críticos de sucesso Ambiente Interno Desdobramento em Mapas por Superintendência/indicadores e metas por equipes FRAQUE- ZAS Forças e Fraquezas Validação dos mapas, indicadores e metas por equipe Análise do PMDI Indicadores Finalísticos Pactuação do Acordo de Resultados Estruturadores Objetivos Estratégicos preliminares Agenda Setorial EGE Liderança Sistemática de acompanhamento

24 RESULTADOS ESPERADOS Á R E A S D E R E S U L T A D O
VISAO: Tornar MG o melhor estado para se viver REULTADOS PARA A SOCIEDADE Á R E A S D E R E S U L T A D O PROJETOS ESTRUTURADORES Secretaria Equipes das unidades vinculada e subordinadas CADERNOS: Metas e estratégia de implementação (por Secretaria) Estratégia Governamental: PMDI - PPAG Gestão de Pessoas: ADI e Prêmio GOV/VICE AR – 1ª Etapa AR – 2ª Etapa ADI PRÊMIO Estrutura Governamental e Modelo de gestão:

25 ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO
Apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso Apresentação do Instrumento de Contratualização Avaliação da experiência de 2003 a 2006 Implantação do modelo: Conquistas Avaliação do modelo Pontos de melhoria a partir de 2007 2ª Geração do Choque de Gestão Desafio Novo modelo Alinhamento Estratégico – Balanced Scorecad Considerações Finais

26 Para o sucesso do Instrumento de Contratualização é fundamental:
CONSIDERAÇÕES FINAIS O acordo de resultados é apenas uma ferramenta para orientar o alcance das estratégias institucionais alinhadas às estratégias de governo. Para o sucesso do Instrumento de Contratualização é fundamental: A percepção da necessidade da implementação da Gestão Estratégica por todos os atores envolvidos nesse processo; a percepção e compreensão do órgão acordado da sua necessidade de implementação de forma eficiente, eficaz e efetiva de suas políticas públicas; A visão de que toda a construção depende do envolvimento de todos os níveis da organização.

27 FIM


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