Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Percurso da Comunicação Aplicada
2
Apresentação do campo profissional da comunicação .
comunicação aplicada Preparação para o convívio social e no mundo do trabalho, a partir do desenvolvimento de competências e habilidades comunicativas. Articular as reflexões e práticas comunicativas com as outras áreas de conhecimento e de empregabilidade. Conceito de área de empregabilidade Apresentação do campo profissional da comunicação .
3
comunicação aplicada Exercícios de processos comunicativos. Promoção do pensamento crítico, criativo, relacional e ético. Caráter prático-reflexivo – perspectiva dialógica – caráter colaborativo – apropriações tecnológicas construção de redes.
4
Ênfases dos conteúdos e processos
Comunicação e convivência social Contexto da Comunicação Estudo de linguagens Práticas comunicativas
5
Estrutura curricular 1º. Ano
Comunicação e sociabilidade Redes comunicativas Comunicação na Prática: Identificação de Territórios Relacionar as ações comunicativas à construção das relações sociais. Ler e interpretar a mídia de modo crítico. Exercitar a expressão por meio de diferentes linguagens. Refletir sobre o uso de tecnologias e dispositivos de informação e comunicação. Compreender a dimensão ética da participação em redes sociais. Apropriar-se de critérios para a busca de informação na internet. Contextualizar e compreender o lugar onde se vive. Conviver com o outro em diferentes ambientes sociais. Construir sentidos e criar identificações com os espaços da cidade. Exercitar a colaboração.
6
Comunicação e sociabilidade
1º. Ano temáticas O papel da linguagem na construção das interações sociais Modos de estar juntos no espaço público – presenciais e virtuais Sistema midiático contemporâneo Contratos comunicativos Direito à comunicação Comunicação e cidadania Produção colaborativa em rede Comunicação na cidade Campo profissional da comunicação Comunicação e sociabilidade Redes comunicativas Comunicação na Prática: Identificação de Territórios - concepção de disciplina e de área; - (proposta de temáticas e não conteúdo) - aspectos (abordagem) tratados nos conteúdos como cidadania, relação com a comunidade e aproximação com o mundo do trabalho.
7
Comunicação na Prática: Projeto de evento
Estrutura curricular 2º. Ano Produção de eventos Criação visual Comunicação na Prática: Projeto de evento Observar os eventos enquanto estratégia de comunicação das organizações. Conhecer o processo de planejamento da comunicação Conhecer instrumentos de pesquisa para a realização de diagnóstico no planejamento. Estudo de públicos, mapeamentos Refletir sobre as potencialidades da linguagem visual Analisar produtos visuais, como anúncios impressos, páginas de jornais, revistas, sites e banners na web, cartazes, flyers etc. Elaborar e executar projetos gráficos de pequena complexidade Participar de eventos e exercitar a convivência Produzir eventos de modo articulado com outras disciplinas, com a organização escolar e com a comunidade.
8
Comunicação na Prática: Projeto de evento
2º. Ano Produção de eventos Criação visual Comunicação na Prática: Projeto de evento Tópicos especiais temáticas Evento como comunicação aproximativa Planejamento da comunicação Mapeamento de públicos Identidade visual Noções de linguagem visual para a produção gráfica Noções de editoração eletrônica Produção de evento local em articulação com outras disciplinas e projetos da escola
9
Linguagem audiovisual Projeto website.
Estrutura curricular 3º. Ano Produção para a web Linguagem audiovisual Projeto website. Conhecer especificidades da web design. Produzir conteúdo para a web, a partir de softwares básicos. Refletir sobre as responsabilidades inerentes às publicações na web. Conhecer recursos técnicos básicos dos dispositivos digitais para a produção de conteúdo audiovisual, a partir de computadores, câmeras e telefones celulares. Desenvolver a escuta e a percepção das necessidades no atendimento a professores de outras disciplinas, à comunidade escolar e do entorno na produção de conteúdo.
10
Linguagem audiovisual Projeto website Tópicos Especiais
3º. Ano temáticas Categorias de espaços da web: sites corporativos e de relacionamento, comércio virtual, educação a distância etc. Conteúdos audiovisuais para a web Noções de web design Articulação de demandas dos CBCs e áreas de empregabilidade para a produção de conteúdo web Produção e publicação de conteúdo na web ( veículo institucional) Produção para a web Linguagem audiovisual Projeto website Tópicos Especiais
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.