A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/20141 1.1 - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Todo sistema, usando ou não recursos de tecnologia da Informação,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/20141 1.1 - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Todo sistema, usando ou não recursos de tecnologia da Informação,"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Todo sistema, usando ou não recursos de tecnologia da Informação, que manipula e gera informação. Cite exemplos de sistemas. Informação: é todo dado trabalhado, útil, tratado, com valor significativo atribuído ou agregado a ele com sentido natural e lógico para quem usa a informação. Dado é entendido como um elemento da informação, um conjunto de letras, números ou dígitos, que, tomado isoladamente, não transmite nenhum conhecimento, ou seja, não contém significado claro.

2 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/20142 CONHECIMENTO:...quando a informação é trabalhada por pessoas e pelos recursos computacionais, possibilitando a geração de cenários, simulações e oportunidades... O conceito de conhecimento complementa o de informação com valor relevante e de propósito definido....é uma informação valiosa da mente humana, que inclui reflexão, síntese e contexto. Reflexão Síntese Contexto

3 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/20143 O CONHECIMENTO normalmente: é de difícil estruturação trabalhosa captura em máquinas frequentemente tácito ou subentendido de transferência dificultosa e complexo de gestionar.

4 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/20144 Nas EMPRESAS... são apresentados inúmeros problemas, e os mais complexos e relevantes estão concentrados no topo das mesmas. Esses problemas podem ser: sua perenidade e sobrevivência, manutenção de clientes, análise de concorrentes, influências do governo e do mercado, etc..

5 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/20145 Pirâmide dos problemas empresariais

6 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ POR QUE ESTUDAR SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? Por que você deveria se preocupar com sistemas de informação? Isso não é assunto para o pessoal técnico? Você verá que há pelo menos três razões pelas quais você deveria entender como os sistemas de informação funcionam.

7 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ POR QUE ESTUDAR SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? 1º: Como sociedade, estamos envolvidos em uma competição econômica global por recursos, mercados e receitas com outras nações. Adam Smith (economista escocês – séc. XVIII): a riqueza de uma nação dependia de como a sociedade organizava as produção em suas fábricas nacionais Hoje está claro que nossa sociedade terá de organizar mercados globais, corporações internacionais e força de trabalho multinacional, se quiser manter e melhorar nosso padrão de vida. Precisaremos de sistemas de informação para fazer isso com eficiência e sucesso.

8 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ POR QUE ESTUDAR SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? 2º: Precisaremos de uma ampla compreensão sobre S.I. para atingir níveis mais altos de produtividade e eficácia em nossas fábricas e escritórios nacionais. Será simplesmente impossível operar com eficiência mesmo uma pequena empresa sem investimentos significativos em sistemas.

9 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ POR QUE ESTUDAR SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? DESAFIOS: concorrência, tecnologia, relações políticas, condições econômicas, regulamentações governamentais aspectos sindicais

10 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ POR QUE ESTUDAR SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? DESAFIOS:...pedem muitos tipos de mudanças, tais como: técnicas mais aperfeiçoadas de produção de novos produtos, novos produtos e serviços novas habilidades dos empregados. Você deve saber como identificar esses problemas e oportunidades e como usar os sistemas de informação para aumentar a capacidade de reação da organização.

11 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ POR QUE ESTUDAR SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? 3º: PROFISSIONAL.... sua carreira e sua renda dependerá de como você se dedica à tarefa de compreender os sistemas de informação. Se você deseja ser um artista gráfico, um músico profissional, um advogado, um administrado de empresas ou dono do seu próprio negócio, você estará trabalhando com e através de sistemas de informação.

12 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES Um conjunto de componentes inter-relacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informação com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em empresas e outras organizações.

13 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ Atividades dos Sistemas de Informação: Entrada, Processamento e Saída.

14 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ Os S.I. contém informações sobre: pessoas,lugares e coisas de interesse no ambiente ao redor das organizações e dentro da própria organização; transformam a informação em uma forma utilizável para a coordenação de fluxo de trabalho de uma empresa, ajudando os empregados ou gerentes tomar decisões, analisar e visualizar assuntos complexos e resolver outros tipos de problemas. atuam na resolução de problemas através de um ciclo de três atividades básicas: e ee entrada, processamento e saída.

15 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ ENTRADA (ou input): envolve a captação ou coleta de fonte de dados brutos dentro da organização ou de seu ambiente externo. PROCESSAMENTO: envolve a conversão dessa entrada bruta em uma forma útil e apropriada. SAÍDA(ou output): envolve a transferência da informação processada às pessoas ou atividades que a usarão.

16 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ REALIMENTAÇÃO (ou feedback): é a saída que retorna aos membros adequados da organização para ajudá-los a reafirmar ou corrigir os dados de entrada.

17 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMPUTADORIZADOS: captam dados de fora ou de dentro de uma organização através de formulários em papel que registram e os colocam diretamente em um sistema de computadores através de um teclado ou outro dispositivo as atividades de entrada, tais como registro, codificação, classificação e edição, se preocupam em assegurar que os dados necessários são corretos e completos durante o processamento, os dados são organizados, analisados e manipulados através de cálculos, comparações, resumos e classificações, objetivando uma forma de disposição mais significativa e útil

18 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMPUTADORIZADOS: as atividades de saída transmitem os resultados de processamentos a locais onde serão usados para tomada de decisões, projeto, inovação, coordenação ou controle a saída dos sistemas de informação toma várias formas – relatórios impressos, apresentações gráficas, vídeos, som ou dados a serem enviados a outros sistemas de informação armazenam dados e informações de uma forma organizada, de modo a que sejam facilmente acessíveis para o processamento ou saída

19 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMPUTADORIZADOS: os sistemas de informação computadorizados são essenciais no ambiente de trabalho de hoje, pois podem ajudar as pessoas a analisar problemas, visualizar assuntos complexos, criar novos produtos, comunicar, tomar decisões, coordenar e controlar.

20 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ – COMPONENTES DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO Sistema de Informação Baseado em Computadores (SIBC): usa a tecnologia de computação um sistema de informação não é definido apenas em termos de computadores, é parte integrante de uma organização e é um produto de três componentes: tecnologia organizações e pessoas.

21 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/201421

22 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ ORGANIZAÇÕES moldam os sistemas de informação de várias formas consistem em unidades especializadas com uma divisão nítida de mão-de-obra e especialistas empregados e treinados para diferentes funções profissionais como vendas, produção, recursos humanos e finanças. as organizações são hierárquicas e estruturadas os empregados em uma empresa são dispostos em níveis crescentes de autoridades nos quais cada pessoa deve responder a alguém acima dela

23 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ ORGANIZAÇÕES procedimentos formais, ou regras para comprimento das tarefas, coordenam grupos especializados na empresa de forma que eles completem seu trabalho de uma maneira aceitável alguns desses procedimentos, como a forma de se preencher um pedido de compra ou a forma de se corrigir uma fatura incorreta, são incorporados em sistemas de informação cada organização tem uma cultura específica, ou premissas fundamentais, valores e uma maneira de fazer as coisas que foram aceitas pela maioria dos membros da empresa.

24 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ PESSOAS:...usam as informações vindas de um sistema baseados em computadores em seus trabalhos, integrando-as no ambiente de trabalho introduzem dados no sistema......necessitam de treinamento especial para fazer suas tarefas ou usar eficientemente os sistemas de informação suas atitudes a respeito de seus empregos, empregadores ou de sua tecnologia de computação podem ter um efeito poderoso sobre sua capacidade de usar sistemas de informação de modo produtivo

25 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ PESSOAS:... a ergonomia se refere à interação das pessoas e das máquinas no ambiente de trabalho inclui descrição das funções, questões de saúde e a forma na qual as pessoas se interagem com os sistemas de informação e representam um forte suporte para a moral, produtividade e receptividade dos empregados aos sistemas de informação a interface relatórios ou terminais de vídeo, também têm grande influência na eficiência e na produtividade dos empregados.

26 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ TECNOLOGIA é o meio pelo qual os dados são transformados e organizados para o uso das pessoas sistema manual: usando somente a tecnologia do lápis e do papel (um exemplo seria o diário do professor que contém os registros e notas dos alunos de seu curso) computacional: os computadores substituíram a tecnologia manual de processamento de grandes volumes de dados e de trabalhos complexos de processamento

27 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ TECNOLOGIA VANTAGENS: podem executar milhões de e até mesmo centenas de milhões de instruções por segundo, contemplando em questões de segundos uma tarefa que poderia levar anos pra ser feita manualmente também podem trabalhar por um intervalo de tempo bem maior do que um ser humano, e de forma constante e confiável.

28 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ HARDWARE: é o equipamento físico usando para tarefas de entrada, processamento e saída de um sistema de informação consiste na unidade de processamento do computador e nos vários dispositivos de entrada, saída e armazenamento, além dos meios físicos que interligam esses dispositivos o hardware de entrada coleta os dados e os converte em uma forma que o computador pode processar dispositivo de entrada: é o teclado, mas outros podem ser usados.

29 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ HARDWARE: o hardware de processamento transforma entrada em saída com base nas instruções fornecidas ao computador através de software uma unidade especial de processamento no próprio computador, chamada unidade central de processamento, é a principal responsável por essa tarefa o hardware de saída entrega a saída de um sistema de informação ao se usuário, e em geral consiste de impressoras e terminais de vídeo.

30 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ SOFTWARE DO COMPUTADOR: consiste de instruções pré-programadas que coordenam o trabalho dos componentes de hardware para que executem os processos exigidos a cada sistema de informação Sem o software, o computador não saberia o que fazer e nem como fazê-lo...consiste de programas que se relacionam, e cada um deles é um grupo de instruções para executar tarefas especificas de processamento.

31 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ TECNOLOGIA DE ARMAZENAMENTO é usada para conectar partes diferentes do hardware e para transferir dados de um ponto ao outro via redes uma rede liga dois pontos ou mais computadores entre si para transmitir voz, dados, imagens, sons e vídeo ou para compartilhar recursos com uma impressora a tecnologia de comunicação consiste de meios físicos e software que suportam a comunicação via meios eletrônicos.

32 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ – CONCEITOS a)Sistema Conjunto de partes que integram entre si, integrando-se para atingir objetivos ou resultados;

33 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ – CONCEITOS b) Sistema de informação Relatórios de determinados sistemas ou unidades departamentais, entregues e circulados dentro da empresa para uso dos componentes da organização; Relato de processos diversos para facilitar a gestão da empresa; Coleção de informações expressas em um meio de veiculação; Conjunto de procedimentos e normas da empresa, estabelecendo uma estrutura formal; Conjunto de partes (quaisquer) que geram informações.

34 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ – CONCEITOS c) S.I. com Tecnologia da Informação Grupo de telas, relatórios, habitualmente gerados na Unidade de TI...gerando informações importantes e oportunas aos clientes e/ou usuários; Conjunto de software, hardware e recursos humanos e respectivos procedimentos de antecedem e sucedem o software.

35 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ – CONCEITOS d) Sistema de Informação Empresarial Empresa e seus vários subsistemas internos, contemplando ainda o meio ambiente externo; Subsistema do sistema empresa....abordagem sociotécnica, pois os S.I. pressupõem o uso da tecnologia, contextualizado numa organização ou empresa. Um SI pode ser definido como o processo de transformação de dados em informação que são utilizadas na estrutura decisória da empresa e que proporcionam a sustentação administrativa, visando a otimização dos resultados esperados.

36 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ ABORDAGENS AO ESTUDO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO Conhecimento de computadores e conhecimento de Sistemas de Informação Computador: são as bases técnicas ou ferramentas dos sistemas de informação, armazenam, processam, distribuem e comunicam a informação. Os programas de computadores, ou softwares, são conjuntos de instruções que dirigem o processamento do computador. Sistemas de informação: são muito mais amplos em seu escopo. Abrangem: as tecnologias os procedimentos organizacionais as práticas e as políticas que geram informação as pessoas que trabalham com esta informação

37 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ Conhecimento em computadores significa saber usar a tecnologia da informação. Envolve um conhecimento de hardware, software, telecomunicações e técnicas de armazenamento de informação. De uma forma geral, esse conhecimento concentra-se no que acontece dentro da caixa chamada computador - como funcionam uma unidade de disco, como funciona uma memória RAM (random access memory) e assim por diante. O conhecimento de computadores é uma parte importante de soluções para os problemas, mas é apenas o primeiro passo.

38 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ Para desenvolver conhecimento de sistemas de informação, você precisa mais do que conhecimento de computadores. Você também precisa entender a natureza dos problemas enfrentados pelas organizações. De onde eles vêm? Como podemos desenvolver os sistemas para resolvê-los? Quem mais está envolvido na configuração das soluções do sistema? Como o trabalho pode ser coordenado? Essas questões envolvem projetos, organização e pessoas.

39 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ Habilidades para análise e solução de problemas. Habilidades para comportamento organizacional e individual. Conhecimento em Sistemas de Informação. Habilidade para Tecnologia da informação

40 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ Exemplo: Uma casa é uma boa analogia para as diferenças entre conhecimentos em computadores e sistemas de informação. As casas são feitas com tijolos, cimento, areia, pregos, martelos, madeiras, argamassa entre outros. Mas só estas coisas não fazem uma casa. Em uma boa casa, também estão envolvidos: Projeto Localização Terreno

41 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ Dados, informação e conhecimento. Platão ( a.C.), os dados puros em uma reflexão é uma parede de todas as coisas acontecendo no mundo. os dados podem ser considerados os fatos brutos, o fluxo infinito de coisas que estão acontecendo agra e que aconteceram no passado.

42 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ Informação: informare significa dar forma A maioria dos filósofos acredita que a mente humana que dá forma aos dados para criar uma informação e um conhecimento significativo. Platão e outros filósofos gregos tinham esse conceito de um mundo de significado, intenção e conhecimentos criados pelos seres humanos.

43 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ Informação: um conjunto de dados aos quais seres humanos deram forma para torná-los significativos e úteis Conhecimento: é o conjunto de ferramentas conceituais e categorias usadas pelos seres humanos para criar, colecionar, armazenar e compartilhar a informação. O conhecimento pode ser armazenado como um artefato em uma biblioteca – como um livro, por exemplo – ou como um programa de computador como um conjunto de informações que dá a forma a uma seqüência de dados que sem ele não teria sentido

44 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ Muitos sistemas de informação não conseguem ir além da etapa em que os dados são processados e informações são obtidas. Não conseguem gerar conhecimento Geração do Conhecimento MAIS INFORMAÇÃO + CERTEZA: Com o relacionamento de diferentes informações, é possível ampliar o nível de entendimento sobre determinado tema, situação ou problema, permitindo inferir probabilidades e avaliar a perspectiva de sucesso de ações. Tomada de decisões com maior propriedade e certeza.

45 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ Não são muitos os sistemas capazes de gerar conhecimento complexidade das relações o peso da qualidade da informação pertinência de sua aplicação exercem papel preponderante no resultado final e em seu potencial de utilização. feedback ou realimentação possam melhorar a qualidade da informação, não tem como atribuir pesos diferenciados a cada informação em função de sua qualidade.

46 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ atributos qualitativos é de difícil mensuração exige um maior grau de satisfação desses sistemas, o que nem sempre é contemplado durante o seu desenvolvimento é necessário abastecer o sistema com dados e informações atualizadas e com boa qualidade.

47 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ Exemplo: Ao dispormos de diferentes informações relacionadas a um tema, é possível ascender ao estágio de conhecimento, no qual a tomada de decisão pode efetuada com maior adequação e me longo prazo. Dessa forma, vamos analisar a informação a seguir: Em Santos, no dia 28 de setembro, às 10h17, estava fazendo 24ºC. Podemos acrescentar outras informações?

48 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ Não estava chovendo em Santos; Nessa época do ano é pouco comum chover em Santos; Nessa época do ano é reduzida a incidência de frentes frias; Historicamente, nessa época do ano, a temperatura máxima fica em torno de 26ºC e a mínima ao redor de 18ºC. Essas informações permitem considerar que é elevada a possibilidade de o tempo permanecer estável e agradável em Santos

49 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ Esse Nível de conhecimento pode ser obtido a partir de informações de dois tipos: De ordem histórica: - nessa época do ano é pouco comum chover em Santos; - nessa época do ano é reduzida a incidência de frentes frias; -historicamente, nessa época do ano, a temperatura máxima fica em torno de 26ºC e a mínima ao redor de 18ºC. Constatações que reafirmam as informações de ordem histórica: - em Santos, às 10h17, estava fazendo 24ºC; - não estava chovendo em Santos.

50 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ em Santos, no dia 28 de setembro, às 10h17, estava fazendo 24ºC, poderemos considerar a pertinência (ou não) de utilizarmos um casaco no dia em que a informação foi recebida com informações complementares (inclusive de ordem histórica), é possível planejar que roupas poderão ser utilizadas durante uma determinada época do ano e não apenas para um dia específico.

51 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ Desenvolvimento de Inteligência De acordo com Cortez (2008), verificam-se, recentemente, transformações na concepção de inteligência incluindo deslocamento dos indivíduos para os sistemas. Consequentemente, já não parece absoluto o entendimento da inteligência como uma competência, uma capacidade de compreender, de raciocinar, comprometida não diretamente com a ação, mas sim com aspectos lógico-matemático-linguísticos de sua representação é cada vez mais perceptível certa tendência adjetivar-se como inteligentes não mais indivíduos considerados isoladamente, mas sistemas capazes de exibir determinadas competências, a primeira das quais talvez seja a capacidade de mobilizar-se tendo em vista a realização de seus projetos.

52 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ A inteligência socialmente distribuída torna-se cada vez mais central para o sucesso da sociedade, sendo um reflexo dos talentos disponíveis na população e das formas de interação existente

53 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ Quando o indivíduo desenvolve a inteligência? Retira informações de um meio e as reconstrói... importância do grupo e de como um indivíduo interage com ele Dessa forma, a inteligência seria não apenas um atributo de ordem pessoal, mas poderia influenciar o coletivo, o grupo social e por ele ser influenciada. Durante a construção ou o desenvolvimento de um conhecimento sobre determinado assunto, podem ocorrer situações em que as informações são incompletas (faltam tijolos suficientes) ou deficientes (tijolos de qualidade duvidosa). O QUE FAZER?

54 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ Sabedoria Inteligência disponível sobre determinado tema é ampliada Geração de conhecimento + acúmulo de informações Inter-relacionadas e complementadas + experiência acumulada. Decisões são tomadas com MENOS erro a percepção do todo e a experiência acumulada fazem que diversas alternativas sejam consideradas com as respectivas possibilidades de erro e acerto.

55 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/201455

56 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ A estrutura piramidal apresentada acima tem dois propósitos: indicar que na medida em que cresce a importância (ou posição hierárquica) de um conceito, ele necessita do suporte ou subsídio imediatamente anterior; a quantidade de sistemas ou de pessoas aptas a desenvolver cada uma das etapas vai diminuindo da base (dados) ao topo (sabedoria), na medida em que aumentam os requisitos necessários ao estabelecimento das etapas superiores.

57 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ UMA PERSPECTIVA SOCIOTÉCNICA DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

58 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ Finalidade do estudo de Sistema de informação Existe uma boa probabilidade de que seu chefe lhe peça para achar um tipo de solução de sistema para um problema da empresa... Mas o que você precisa saber realmente sobre computadores e sistemas de informação para ser bem sucedido nos mercados de trabalho de hoje e de amanhã? -c-como um computador processa bits de dados -c-como programar computador em alguma linguagem esotérica -c-como ligar um workstation com um PC e uma impressora -c-como os elétrons comportam na superfície de um chip -c-como funciona uma unidade de disco -c-como uma empresa usa sistemas de informação para conseguir vantagem competitiva -s-saber tudo sobre computadores São perguntas difíceis de serem respondidas, por que?

59 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ Da ampla perspectiva sociotécnica: ninguém tem, sozinho, o conhecimento necessário para montar sistemas de informação bem sucedidos que possam resolver problemas empresariais mesmo que os profissionais técnicos reconhecem que nenhuma pessoa tem a compreensão técnica completa sobre tudo o que existe, por exemplo, em um PC IBM ou Apple Macintosh os sistemas de informação são sempre um esforço de grupo envolvendo pessoas diferentes com habilidades técnicas, administrativas e analíticas diferentes.

60 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ Portanto, você deve estar preparado para várias possibilidades no futuro. Dependendo do tipo de carreira que você deseja seguir, você pode ter uma alguma idéia das habilidades que vai precisar. Sistemas de informação Engenharia Gerência Marketing Contabilidade Finanças Vendas Carreira Mas a vida e as carreiras são imprevisíveis

61 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ Habilidades para a carreira Análise/ Solução de problemas Habilidades para Comportamento e Comunicações Habilidades para tecnologia Habilidades Específicas - Estrutura analítica - Requisitos funcionais - Projeto físico - Implementação - Desenvolvimento e procedimentos empresariais - Estratégia organizacional - Estrutura - Cultura - Processo decisório - Funções e procedimentos empresariais - Hardware - Software - Telecomunicações - Banco de dados Cursos Relevantes- Filosofia - Literatura - História - Ciências do comportamento - Matemática - Psicologia - Sociologia - Economia - Literatura - Línguas - Oratória - Banco de dados - Telecomunicações - Software avançado

62 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ TECNOLOGIA Colocando de forma resumida, enfrentamos dois problemas sobre tecnologia relacionados entre si: O hardware dos computadores está avançando mais rapidamente do que nossa capacidade de escrever softwares úteis; Ambos estão mudando mais rapidamente do que a capacidade de nossas organizações de compreender e aplicar o software.

63 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ O problema da produtividade. Por que não podemos melhorar mais rapidamente?

64 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ S.I. não devem apenas executar as tarefas bem definidas, mas também devem fornecer recursos que permitirão às pessoas fazer seu trabalho mais eficiente e eficazmente. Exemplo: biblioteca de sua faculdade O que mais será necessário para fazer a biblioteca aumentar a qualidade da pesquisa, do pensamento e da educação dos estudantes? Esse problema é muito mais complicado do que a simples mecânica de armazenar e acessar a informação.

65 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ Da mesma forma, a tecnologia da informação deve visar à preocupação mais ampla sobre a maneira pela qual as pessoas trabalham e pensam, de forma que elas possam tirar vantagem total da tecnologia. Um desafio constante desse curso é aprender como vergar a curva de produtividade para cima, de tal modo que ela fique mais em linha com a tecnologia. Algumas pessoas pensam em escolher a tecnologia certa para um sistema é um problema difícil. Na realidade, a parte mais difícil do projeto de um sistema de informação eficaz é compreender o problema que ele se propõe a resolver. Os sistemas de informação só podem aumentar a produtividade quando forem aplicados à solução correta.

66 Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/ Exercícios de fixação


Carregar ppt "Administração de Sistemas de Informação 16:25CAPÍTULO 16/6/20141 1.1 - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Todo sistema, usando ou não recursos de tecnologia da Informação,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google