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Treinamento e Desenvolvimento - T&D

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Apresentação em tema: "Treinamento e Desenvolvimento - T&D"— Transcrição da apresentação:

1 Treinamento e Desenvolvimento - T&D
Administração de Recursos Humanos 2

2 CONCEITO “Desenvolvimento de RH: é o conjunto de experiências organizadas de aprendizagem (intencionais e propositais) proporcionadas pela organização, dentro de um período específico de tempo, para oferecer a oportunidade de melhoria do desempenho e/ou do crescimento humano. Inclui três áreas de atividade: treinamento, educação e desenvolvimento” (NADLER; NADLER, 1990; apud. CHIAVENATO, 1999).

3 Treinamento e Desenvolvimento
Desenvolvimento Organizacional Desenvolver Pessoas Treinar Pessoas

4 Métodos de Desenvolvimento
Dentro do cargo:      Rotação de cargos ]     Posição de assessoria ]     Aprendizagem prática ]     Atribuição de comissões ] Participação em cursos e seminários externos ] Exercícios de simulação e dramatização ]  Treinamento (outdoor) fora da empresa ]     Estudo de casos ]     Jogos de empresas Dinâmicas de Grupo Estudos de Caso ] Centros de desenvolvimento internos Fora do cargo:      Tutoria Aconselhamento

5 Importância do T&D A função do T&D quando bem utilizada propicia ao administrador: Preparação do ambiente organizacional para mudanças; Melhorias nos níveis de produtividade Melhoria nos processos de comunicação Maior versatilidade dos colaboradores Diminuição de erros, desperdícios e índices de acidentes de trabalho Melhoria nos índices de satisfação do pessoal no trabalho

6 REFLEXÃO Desenvolver pessoas não se resume simplesmente na transmissão de informações, é um processo mais profundo e complexo com o intuito de provocar definitivas mudanças no modelo mental das pessoas. Como a função de T&D pode auxiliar o Administrador na gestão empresarial? Descreva um exemplo prático.

7 Conceito de Treinamento
“Treinamento é o processo educacional de curto prazo aplicado de maneira sistemática e organizado, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos” (CHIAVENATO, 2000, p. 497).

8 Objetivos do Treinamento
1)“preparar o pessoal para execução imediata das diversas tarefas do cargo; 2)Proporcionar oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal, não apenas em seus cargos atuais, mas também para outras funções para as quais a pessoa pode ser considerada; 3)mudar a atitude das pessoas, seja para criar um clima mais satisfatório entre empregados, aumentar-lhes a motivação e torná-las mais receptivas às técnicas de supervisão e gerência.” Fonte: Chiavenato (2000, p.498)

9 Ciclo PDCA do Treinamento
Avaliação do Treinamento Levantamento das Necessidades e Planejamento P D C A Execução do treinamento Controle das ações em curso

10 Indicadores de Necessidades de T&D
Indicadores a priori: a)  expansão da empresa e admissão de novos empregados; b)  redução do número de empregados; c)  mudança de métodos e processos de trabalho; d)  substituições ou movimentação de pessoal; e)  faltas, licenças e férias do pessoal; f)  expansão dos serviços; g) mudanças nos programas de trabalho ou de produção; h) modernização do maquinário e equipamento; i) produção e comercialização de novos produtos ou serviços.

11 Indicadores de Necessidades de T&D
Indicadores a posteriori: Problemas de produção, como: 9    qualidade inadequada da produção; 9    baixa produtividade; 9    avarias freqüentes em equipamentos e instalações; 9    comunicações defeituosas; 9    tempo de aprendizagem e integração ao cargo muito prolongado; 9    despesas excessivas na manutenção de máquinas e equipamentos; 9    excesso de erros e desperdícios; 9    elevado número de acidentes; 9    pouca versatilidade dos empregados; mau aproveitamento do espaço disponível, etc.

12 Indicadores de Necessidades de T&D
Indicadores a posteriori: Problemas de pessoal, como: Relações deficientes entre o pessoal; 9    Número excessivo de queixas; 9    Pouco ou nenhum interesse pelo trabalho; 9    Falta de cooperação; 9    Faltas e substituições em demasia; 9    Dificuldades na obtenção de bons elementos; 9    Tendência a atribuir falhas aos outros; Erros na execução de ordens, etc.

13 Planejando o treinamento
Quem deve ser treinado Época do treinamento e horário Quem vai treinar Treinandos Treinador ou instrutor Em que treinar Assunto ou conteúdo do treinamento Onde treinar Local físico, órgão ou entidade Como treinar Métodos de treinamento e ou recursos necessários Quando treinar Quanto treinar Volume, duração ou intensidade Para que treinar Objetivo ou resultados esperados

14 Vamos Praticar Levantar as necessidades de treinamento da turma
Escolher algumas das necessidades levantadas Elaborar projetos de treinamento

15 Ciclo PDCA do Treinamento
Avaliação do Treinamento Levantamento das Necessidades e Planejamento P D C A Execução do treinamento Controle das ações em curso

16 Execução e Controle Adequação do programa de treinamento às necessidades da organização. A qualidade do material de treinamento apresentado. A cooperação dos chefes e dirigentes da empresa. A qualidade e preparo dos instrutores. A qualidade dos aprendizes.

17 REFLEXÃO Se o meu pessoal está desmotivado, e o comprometimento dos aprendizes influi na qualidade e no resultado do treinamento, como a função de T&D pode auxiliar o administrador a resgatar o comprometimento e a satisfação das pessoas em trabalhar na empresa?


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