Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Informação x Inteligência
Hoje Notícias de ontem Ações para o futuro Informação Competitiva Inteligência Competitiva Fonte: Jim Richardson Vice President – Business Development Cipher Systems, LLC
2
Definição de Inteligência Competitiva
“ Programa institucional e sistemático para garimpar e analisar a informação sobre atividades dos concorrentes e tendências gerais dos negócios, visando atingir os objetivos e metas da empresa.” Larry Kahhaner
3
Porque surgiu a Sociedade do Conhecimento
Desenvolvimento econômico e social sustentável Mudanças demográficas Recursos naturais e meio ambiente Globalização da economia Desenvolvimento tecnológico: TIC O novo papel do Estado O fenômeno Ásia Customização da produção Gestão empresarial Conhecimento
4
Na prática, as empresas estão mais atentas porque...
Há novos entrantes; Produtos substitutos; Ambiente externo instável (mudanças políticas, tecnológicas, etc) O volume de informações cresceu muito; O volume de negócios tem crescido rapidamente; A globalização aumentou ainda mais a competição que é, a cada dia, mais agressiva; As mudanças políticas e tecnológicas são cada vez mais rápidas e inevitáveis Fonte: David Harkleroad - The Futures Group
5
Biblioteconomia e a Ciência da Informação
Como começou? Fim da Guerra Fria Mudança de enfoque (político > comercial); Espionagem em baixa; Excesso de Dados e Informação; Biblioteconomia e a Ciência da Informação Informação Organizada
6
A Inteligência Competitiva no Brasil
Abertura do mercado em 1990. Mercado regulado por uma enorme intervenção governamental. Forte competitividade. Concorrência global. EMPRESAS DESPREPARADAS
7
O lixo informacional Atualmente o volume de informação gerado e disseminado na sociedade é avassalador... A quantidade de informação descartável que nos atinge diariamente nos deixa perplexos, e muitas vezes, sem a agilidade necessária para definir relevâncias e prioridades.
8
Relevância e Prioridade
dado
9
Informação e Tomada de Decisão
RELEVANTE O QUE CONHECE O QUE PEDE O QUE OBTEM Fonte: AGUILLAR, Joseph Francis. Scanning The Business Enviroment. New Tork: Macmillan, 1967.
10
Informação e Tomada de Decisão
RELEVANTE O QUE CONHECE O QUE PEDE IC O QUE OBTEM Fonte: AGUILLAR, Joseph Francis. Scanning The Business Enviroment. New Tork: Macmillan, 1967.
11
Obrigado!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.