A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A NOTÍCIA. Notícia é um gênero textual tipicamente jornalístico que expressa um fato novo de interesse geral. A notícia pode ser veiculada em jornais,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A NOTÍCIA. Notícia é um gênero textual tipicamente jornalístico que expressa um fato novo de interesse geral. A notícia pode ser veiculada em jornais,"— Transcrição da apresentação:

1 A NOTÍCIA

2 Notícia é um gênero textual tipicamente jornalístico que expressa um fato novo de interesse geral. A notícia pode ser veiculada em jornais, rádio, televisão, internet, revistas. Uma notícia deve ser imparcial e objetiva, deve expor fatos, não opiniões, pois sua finalidade é INFORMAR. Numa notícia predomina a narração. Nela devem ser respondidas as seguintes perguntas: O quê (fatos) O quê (fatos) Quem ( personagens/pessoas) Quem ( personagens/pessoas) Quando Quando Onde Onde Como Como Por quê Por quê Numa notícia predomina a narração. Nela devem ser respondidas as seguintes perguntas: O quê (fatos) O quê (fatos) Quem ( personagens/pessoas) Quem ( personagens/pessoas) Quando Quando Onde Onde Como Como Por quê Por quê

3 A notícia apresenta estrutura padrão LEAD OU LIDE É um relato sucinto dos aspectos essenciais do fato e consiste normalmente no primeiro parágrafo da notícia. Seu objetivo é dar as informações básicas ao leitor e motivá-lo a continuar a leitura. Deve fornecer ao leitor a maior parte das respostas às seis perguntas básicas: o quê, quem, quando, onde, como e por quê. LEAD OU LIDE É um relato sucinto dos aspectos essenciais do fato e consiste normalmente no primeiro parágrafo da notícia. Seu objetivo é dar as informações básicas ao leitor e motivá-lo a continuar a leitura. Deve fornecer ao leitor a maior parte das respostas às seis perguntas básicas: o quê, quem, quando, onde, como e por quê.CORPO São os demais parágrafos da notícia, nos quais se apresenta o detalhamento do exposto no lead, sendo fornecidas ao leitor novas informações, em ordem cronológica ou de importância. Toda notícia é encabeçada por um título (manchete). No título, devem-se empregar, com objetividade, palavras curtas e de uso comum.CORPO São os demais parágrafos da notícia, nos quais se apresenta o detalhamento do exposto no lead, sendo fornecidas ao leitor novas informações, em ordem cronológica ou de importância. Toda notícia é encabeçada por um título (manchete). No título, devem-se empregar, com objetividade, palavras curtas e de uso comum.

4 Características da notícia fato, pessoas envolvidas, tempo em que ocorreu o fato, o lugar onde ocorreu, como e por que ocorreu o fato. 1. Predomínio da narração, com presença de elementos essenciais de um texto narrativo: fato, pessoas envolvidas, tempo em que ocorreu o fato, o lugar onde ocorreu, como e por que ocorreu o fato. o quê, quem, quando, onde, como e por quê. 2. Estrutura padrão composta de lead e corpo; no lead normalmente se encontram as respostas às seis perguntas básicas: o quê, quem, quando, onde, como e por quê.

5 Características da notícia 3. Título 3. Título 4. Predomínio da função referencial da linguagem 4. Predomínio da função referencial da linguagem 5.Linguagem impessoal, clara, precisa, objetiva, direta, de acordo com o padrão culto da língua. 5.Linguagem impessoal, clara, precisa, objetiva, direta, de acordo com o padrão culto da língua. 3. Título 3. Título 4. Predomínio da função referencial da linguagem 4. Predomínio da função referencial da linguagem 5.Linguagem impessoal, clara, precisa, objetiva, direta, de acordo com o padrão culto da língua. 5.Linguagem impessoal, clara, precisa, objetiva, direta, de acordo com o padrão culto da língua. A linguagem jornalística adota o padrão culto da língua, sem contudo perder de vista o universo vocabular do leitor. A linguagem jornalística adota o padrão culto da língua, sem contudo perder de vista o universo vocabular do leitor. Exige o emprego de um mínimo de palavras e o máximo de informação, correção, clareza e exatidão. Exige o emprego de um mínimo de palavras e o máximo de informação, correção, clareza e exatidão. A linguagem jornalística adota o padrão culto da língua, sem contudo perder de vista o universo vocabular do leitor. A linguagem jornalística adota o padrão culto da língua, sem contudo perder de vista o universo vocabular do leitor. Exige o emprego de um mínimo de palavras e o máximo de informação, correção, clareza e exatidão. Exige o emprego de um mínimo de palavras e o máximo de informação, correção, clareza e exatidão.

6 Para uma boa redação: Construa períodos curtos, com estrutura sintática básica (sujeito+verbo+complemento), evitando ordem inversa desnecessária. Nunca use duas palavras se puder usar uma só. Evite os superlativos e adjetivos desnecessários. Empregue verbos de ação e prefira voz ativa, que dinamizam mais a frase e estimulam o leitor. Construa períodos curtos, com estrutura sintática básica (sujeito+verbo+complemento), evitando ordem inversa desnecessária. Nunca use duas palavras se puder usar uma só. Evite os superlativos e adjetivos desnecessários. Empregue verbos de ação e prefira voz ativa, que dinamizam mais a frase e estimulam o leitor. Empregue o vocabulário usual. Adote esta regra prática: nunca escreva o que você não diria. Termos técnicos ou difíceis devem ser evitados; se tiver que escrevê-los, coloque entre parênteses seu significado. Os termos coloquiais ou gírias devem ser usados com parcimônia, apenas em casos especiais. Empregue o vocabulário usual. Adote esta regra prática: nunca escreva o que você não diria. Termos técnicos ou difíceis devem ser evitados; se tiver que escrevê-los, coloque entre parênteses seu significado. Os termos coloquiais ou gírias devem ser usados com parcimônia, apenas em casos especiais.

7 LEGENDAS Grande parte das matérias jornalísticas é ilustrada com fotografias, gráficos e desenhos. Essas ilustrações vêm sempre acompanhadas de legendas. Legenda é uma frase curta, enxuta, que normalmente cumpre duas funções: descreve a ilustração, empregando de preferência o verbo no presente, e também dá uma informação sobre o fato veiculado na notícia. Legenda é uma frase curta, enxuta, que normalmente cumpre duas funções: descreve a ilustração, empregando de preferência o verbo no presente, e também dá uma informação sobre o fato veiculado na notícia.

8 Adaptado de: Eduardo Martins. Manual de redação e estilo de O Estado de S. Paulo: Moderna, 1997.

9

10 Proposta de produção textual (UECE ) A prova de redação, além de ter caráter avaliativo, constitui uma oportunidade de você expressar suas ideias e sentimentos, atuando como sujeito do discurso. Como ponto de partida para isso, leia letra da canção Imagine, do conhecido músico britânico John Lennon, que, em 1971, protesta contra a guerra, convidando as pessoas a sonhar com um mundo diferente, sem fronteiras de qualquer natureza.

11 Imagine John Lennon Imagine there's no heaven It's easy if you try No hell below us Above us only sky Imagine all the people Living for today Imagine there's no countries It isn't hard to do Nothing to kill or die for And no religion too Imagine all the people Living life in peace You may say I'm a dreamer But I'm not the only one I hope some day You'll join us And the world will be as one Imagine no possessions I wonder if you can No need for greed or hunger A brotherhood of man Imagine all the people Sharing all the world You may say, I'm a dreamer But I'm not the only one I hope some day You'll join us And the world will be as one Imagine John Lennon Imagine que não há paraíso É fácil se você tentar Nenhum inferno abaixo de nós Acima de nós, apenas o firmamento Imagine todas as pessoas Vivendo para o hoje Imagine que não existem países Não é difícil fazê-lo Nada pelo que matar ou morrer E nenhuma religião também Imagine todas as pessoas Vivendo a vida em paz Você pode dizer que eu sou um sonhador Mas não sou o único Desejo que um dia você se junte a nós E o mundo será como um só Imagine que não existem posses Fico pensando se você conseguiria Nenhuma necessidade movida por ganância ou fome Uma irmandade humana Imagine todas as pessoas Compartilhando o mundo todo Você pode dizer Que eu sou um sonhador Mas não sou o único Desejo que um dia Você se junte a nós E o mundo será como um só

12 SUGESTÃO 1 Assumindo o papel de repórter de um jornal, escreva uma notícia sobre um fato que poderia ocorrer nesse mundo imaginado por Lennon. INSTRUÇÕES: O não atendimento ao tema proposto para a Redação, a Redação ilegível, em branco ou escrita a lápis, implicará nota 0 (zero) nesta prova. Sua Redação deverá conter de 20 (vinte) a 25 linhas.


Carregar ppt "A NOTÍCIA. Notícia é um gênero textual tipicamente jornalístico que expressa um fato novo de interesse geral. A notícia pode ser veiculada em jornais,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google