A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PNLD EJA 2014. Legislação PNLD EJA é regido pela Resolução nº 51/2009, do FNDE/MEC, e alterada pela Resolução nº 22/2013. Objetivo: prover as escolas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PNLD EJA 2014. Legislação PNLD EJA é regido pela Resolução nº 51/2009, do FNDE/MEC, e alterada pela Resolução nº 22/2013. Objetivo: prover as escolas."— Transcrição da apresentação:

1 PNLD EJA 2014

2 Legislação PNLD EJA é regido pela Resolução nº 51/2009, do FNDE/MEC, e alterada pela Resolução nº 22/2013. Objetivo: prover as escolas de Ensino Fundamental (1º e 2º Segmentos) e de Ensino Médio com obras e coleções de qualidade, na modalidade EJA. É ação do MEC/FNDE, em parceria com a SEE- SP e Municípios.

3 Todos os livros são consumíveis Doação aos alunos e professores; Sem necessidade de devolução no final do ano; Escolha é trienal, com reposição integral nos dois anos seguintes.

4 Processo de Escolha do 2º Segmento 1. Diretorias de ensino e escolas realizam a indicação das Coleções. 2. Equipe CGEB: - Consolida resultados; - Ratifica a indicação; e - Registra no Sistema.

5 Componentes Curriculares Língua Portuguesa; Matemática; História; Geografia; Ciências; Arte; e Língua Estrangeira Moderna – Inglês e Espanhol.

6 PNLD EJA Escolha Escolha da Coleção para o 2º Segmento do Ensino Fundamental (Anos Finais) Diretoria de Ensino região: Classifique em: 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª opção, sendo 1ª opção a mais adequada e 6ª a menos indicada para as escolas que oferecem EJA na Regional.

7 Nome da Coleção EJA 2º Segmento Classifique sua opção 027EJA2014 Alcance EJA - Editora Positivo LTDA. __ª Opção 022EJA2014 Caminhar e Transformar - Editora FTD S/A __ª Opção

8 Nome da Coleção EJA 2º Segmento Classifique sua opção 004EJA2014 EJA Moderna Moderna __ª Opção 014EJA2014 Saberes da Vida, Saberes da Escola - Editora Ática S/A __ª Opção

9 Nome da Coleção EJA 2º Segmento Classifique sua opção 035EJA2014 Tempo de Aprender - IBEP Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas LTDA. __ª Opção 033EJA2014 Viver, Aprender - Global Editora e Distribuidora LTDA. __ª Opção

10 Utilizem o Guia dos Livros Didáticos do PNLD EJA 2014 como principal instrumento para a escolha da Coleção, que contém as resenhas das obras aprovadas pelo MEC. Orientações para registrar as opções de escolha de livros didáticos do PNLD EJA 2014:

11 Período de escolha dos livros pela DE 26 de março a 7 de abril/2014 Não deixem para o último dia (o CEJA e o CEFAF terão que tabular os dados, realizar reuniões com equipes envolvidas etc.).

12 A Coleção indicada será distribuída a todos os alunos da EJA presencial, cadastrados no Censo Escolar, com base na projeção de matrículas para o ano letivo de Aluno receberá 01 Volume único, referente ao seu ano/turno, contendo todas as disciplinas do Currículo.

13 13 Quem São os Alunos da EJA? Jovens e Adultos que não concluíram os estudos na idade própria por vários motivos: trabalhar para ajudar na renda familiar; desempenhar tarefas domésticas ou rurais; desajustamento às regras escolares etc.

14 14 Juvenilização da EJA – Jovens egressos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio regular: Defasagem idade-série; Reprovação na série/curso regular; Abandono (evasão).

15 15 Principais razões do retorno aos estudos: Formação superior ou profissionalizante – continuidade aos estudos; Mercado de trabalho: ingresso ou mudança de emprego; ascensão profissional; Aprender a ler e a escrever para ajudar os filhos na lição de casa; Realização pessoal – autoestima.

16 16 Desafios do Professor da EJA Utilizar abordagens/estratégias adequadas de ensino, considerando as características dos alunos jovens e adultos: faixa etária; relações étnico-raciais; ritmos de aprendizagem; variáveis linguísticas; crenças e valores formados.

17 17 Espaço e Tempo da EJA Espaço – Organização da Escola Escola – para todos Espaços de Aprender Tempo – Institucional (escolar) – semestral Pessoal (aluno) – exigências sociais

18 Assim, tendo em vista a especificidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), é necessário verificar se as coleções atendem aos critérios que veremos a seguir.

19 19 Análise do Material Na análise do material didático, estas e outras questões devem ser contempladas: Por que aprender o que está sendo ensinado? Há experimentação com instruções para realização de tarefas? Privilegia só a memorização?

20 20 Orienta o aprendizado como resolução de problemas? Considera a heterogeneidade e a história dos alunos? Adultos se motivam para aprender quando percebem as transformações em suas aprendizagens.

21 21 Situações de aprendizagem contextualizadas; Linguagem acessível; Diversidade de linguagens, tipos e gêneros textuais; Apresentação de situações cotidianas; Resolução de problemas e ampliação dos conhecimentos; Então, o que observar nas coleções didáticas?

22 Propostas de atividades que estimulem a investigação científica; temas de estudo, atividades, linguagem e terminologia científica adequados e iniciação às diferentes áreas do conhecimento científico; Observações que não se limitem a experiências demonstrativas ou laboratoriais, mas que envolvam as percepções de mundo real, em que a participação e o registro feito pelos alunos sejam relevantes;

23 Respeitam os princípios éticos e democráticos constantes no país. Sejam também um auxílio ao trabalho do professor, no que diz respeito: - ao planejamento geral; - à organização de atividades; - ao fornecimento de informações corretas e atualizadas;

24 Se estimulam o convívio social e o reconhecimento da diferença, abordando a diversidade da experiência humana e a pluralidade social, com respeito e interesse; Se desenvolvem a autonomia de pensamento, o raciocínio crítico e a capacidade de argumentar; Se demandam muito tempo para estudos fora do ambiente escolar; Se a metodologia é adequada; Se o manual do professor contempla a proposta do material...

25 É relevante, atualizado, bem estruturado, correto, estabelece relações casuais, analisa contexto histórico, é interessante, dialoga com o Currículo Oficial do Estado de São Paulo. Quanto ao conteúdo: Favorecem o desenvolvimento da capacidade cognitiva; Favorecem a construção de novos conceitos e procedimentos; Se são adequadas às faixas etárias dos alunos; Quanto às situações de aprendizagem:

26 Contenham tabelas, gráficos, infográficos e mapas com dados atualizados. Indicação contextualizada e atualizada de filmes, livros e sites. Atenção à qualidade das imagens e dos mapas e a relação destes com o conteúdo proposto. As imagens, os mapas, entre outros, não são meras ilustrações.

27 Ilustrações: esclarecem, dramatizam, substituem ou complementam o texto, organizam a obra de forma clara, coerente e funcional, apresentam legibilidade gráfica adequada para o nível de escolaridade visado.

28 28 Materiais Didático- Pedagógicos Alunos Professores Escola EJA Mundo do Trabalho Cadernos de apoio ao Currículo Oficial SP Recursos Didáticos PNLD EJA

29 Não disponibilizar espaços públicos para eventos de editores, autores e seus representantes, relacionados ao PNLD EJA; Recusar vantagens de qualquer espécie de editores; Impedir a participação de editores, autores e seus representantes em reuniões para indicação dos livros; Dentre outras… Normas de Conduta - Portaria Normativa nº 7/2007

30 30 Coleções aprovadas pelo MEC para o triênio Ensino Fundamental – Anos Finais: 027EJA2014 – Alcance EJA, Editora Positivo; 022EJA2014 – Caminhar e Transformar, Editora FTD; 004EJA2014 – EJA Moderna, Editora Moderna;

31 31 014EJA2014 – Saberes da Vida, Saberes da Escola, Editora Ática; 035EJA2014 – Tempo de Aprender, IBEP – Inst. Brasileiro de Ed. Pedagógicas; 033EJA2014 – Viver, Aprender, Global Editora e Distribuidora. Ensino Médio: 034EJA2014 – Viver, Aprender, Global Editora e Distribuidora.

32 São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias. – 1. ed. atual. – São Paulo: SE, p. ____Educação de Jovens e Adultos: orientações para o professor; ensino fundamental – Matemática, matemática e suas tecnologias. – São Paulo: SEE, PICONEZ, Stela. Reflexões Pedagógicas sobre ensino e aprendizagem de pessoas jovens e adultas. SEE – CEJA. SP: SE pesquisa/niepe-eja/pefjat/ formacao_professores_eja.pdf. Acessado em 23/03/14. Referências


Carregar ppt "PNLD EJA 2014. Legislação PNLD EJA é regido pela Resolução nº 51/2009, do FNDE/MEC, e alterada pela Resolução nº 22/2013. Objetivo: prover as escolas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google