A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Física I (FIS121) Aula 2 – Primeira Lei de Newton Prof. José Garcia Vivas Miranda

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Física I (FIS121) Aula 2 – Primeira Lei de Newton Prof. José Garcia Vivas Miranda"— Transcrição da apresentação:

1 Física I (FIS121) Aula 2 – Primeira Lei de Newton Prof. José Garcia Vivas Miranda

2 Capítulo 2 -Inércia As idéias de Aristóteles - Física baseada na pura observação cotidiana. - Movimento natural e violento. - O conceito de puxões e/ou empurrões para os movimentos violentos - Quanto maior o peso mais movimento tem o objeto. - A Terra no centro do Universo a.C.

3 Capítulo 2 -Inércia Vocês acham que as hipóteses de Aristóteles estão corretas?

4 Capítulo 2 -Inércia 1564 – 1642 Galileu e a lenda da Torre inclinada. Refuta as idéias de Aristóteles com apenas um experimento!

5 Capítulo 2 -Inércia Os planos inclinados de Galileu: Bolas que rolam para baixo têm sua rapidez aumentada. Bolas que rolam para cima têm sua rapidez diminuída.

6 Capítulo 2 -Inércia Os planos inclinados de Galileu: Bolas que na horizontal têm sua rapidez alterada? Observou panos cada vez mais lisos e concluiu que caso as superfícies fossem perfeitamente lisas a bola continuaria seu caminho livremente. ATRITO

7 Capítulo 2 -Inércia Os planos inclinados de Galileu: Quanto maior a inclinação inicial Mais rapidamente a bolinha para na subida. No caso da subida ser nula o movimento Continua indefinidamente... A propriedade de um objeto tender a manter-se em um movimento horizontal ele chamou de inércia.

8 Capítulo 2 -Inércia 1ª Lei de Newton Apenas um refinamento da lei de inércia de Galileu Todo objeto permanece em seu estado de repouso ou de movimento uniforme numa linha reta, a menos que seja obrigado a mudar aquele estado por forças imprimidas sobre ele. Exemplo do lenço e do celular ou da mesa com copos e a toalha de mesa – 1727

9 Capítulo 2 -Inércia Inércia é apenas um rótulo. Por quê os objetos tendem a manter-se em seu estado??

10 Capítulo 2 -Inércia Resposta: Não sabemos!!! Trata-se de um princípio! É assim porquê Deus quis e pronto!!!

11 Capítulo 2 -Inércia Exemplos de inércia: Por que a moeda cairá no copo ao darmos um peleteco no cartão? Por que o movimento para baixo e a parada brusca aperta a cabeça do martelo? Por que um aumento lento e contínuo da força para baixo rompe o cordão acima da esfera e um aumento súbito rompe a parte de baixo?

12 Capítulo 2 -Inércia Força O que é Força?

13 Capítulo 2 -Inércia Força Não sabemos ainda bem seu significado, contudo: Variações que ocorrem no movimento devem a uma força ou a uma combinação delas. De forma simples é um puxão ou empurrão

14 Capítulo 2 -Inércia Força Pode ser expressa em unidades de Kgf = quilograma-força ou N = Newtons (Kg.m/s 2 )

15 Capítulo 2 -Inércia Combinação de Forças

16 Capítulo 2 -Inércia Condição de equilíbrio: Sempre que um sistema não esteja em movimento a combinação resultante das forças será sempre zero.

17 Capítulo 2 -Inércia Quando a força resultante sobre alguma coisa é nula dizemos que ele está em equilíbrio mecânico. Exemplo do equilíbrio do Saco de arroz

18 Capítulo 2 -Inércia Força de apoio/normal: O livro está em repouso? Quais as forças que atuam sobre ele?

19 Capítulo 2 -Inércia Testando... Complete o quadro ao lado.

20 Capítulo 2 -Inércia Qual a força resultante sobre uma balança quando nos pesamos nela?

21 Capítulo 2 -Inércia Quem teria coragem de fazer o experimento abaixo, porque?

22 Capítulo 2 -Inércia Qual o peso do andaime?

23 Capítulo 2 -Inércia Atrito

24 Capítulo 2 -Inércia Exercícios do livro: 16, 18, 19, 21,38 e 40


Carregar ppt "Física I (FIS121) Aula 2 – Primeira Lei de Newton Prof. José Garcia Vivas Miranda"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google