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RELATÓRIO FINAL PONTOS CRÍTICOS E PROPOSTAS RESULTANTES DAS DISCUSSÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE ARQUITETURA Seminário de Melhoria do.

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1 RELATÓRIO FINAL PONTOS CRÍTICOS E PROPOSTAS RESULTANTES DAS DISCUSSÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE ARQUITETURA Seminário de Melhoria do Ensino de Arquitetura e Urbanismo

2 EIXO TEMÁTICO 1: Saber Arquitetônico Palestra 1: ENTRE DESCONSTRUÇÃO E CONSTRUTIVISMO DOS SABERES ARQUITETÔNICOS - Pasqualino Romano Magnavita Fundamentado em Michel Foucault, aborda a questão da desconstrução no pensamento arquitetônico, entendida como perda da hegemonia do pensamento dominante; pensamento rizomático em contraposição ao pensamento arborescente; a percepção, os afetos, criações – mundo da fenomenologia em contraponto à totalidade segmentária – pensamento binário, onde os princípios dominantes são: identidade, totalidade, analogia, oposição semelhança (ação, reação – claro e escuro), princípios da representatividade, forma dual de pensar. – Pensamento Pós-estruturalista.

3 EIXO TEMÁTICO 1: Saber Arquitetônico Palestra 2: O CURSO DE ARQUITETURA NA FAUFBA - Alberto Rafael Cordiviola (Chango) Aborda as questões estruturais do curso de FAUFBA que encontram- se em fase de consolidação das reformas introduzidas quando da sua adaptação à Portaria 1770/94 do MEC. Implantado do ponto de vista burocrático entretanto necessitando, do ponto de vista acadêmico, complementações à sua implantação. Embora objeto de uma avaliação profunda em 1999, suas recomendações ainda encontra-se sem implementações; Faz um breve comentário das características da modificação do currículo; Conclui afirmando que a arquitetura se faz pelo produto.

4 EIXO TEMÁTICO 1: Saber Arquitetônico PALESTRA 3: O ATELIÊ NA COMUNIDADE: ÉTICA E CIDADANIA. Ramalho Sanhá Na Maba O estudante questiona o compromisso da FAUFBA com a comunidade, entendendo que aproximar os alunos da realidade em relação ao projeto, projetar e acompanhar a obra são fatores fundamentais para os ateliês vencerem suas barreiras saindo das salas para os canteiros de obras interagindo a teoria e a prática, exercitando a profissão ainda na Academia. Sugere que os professores do curso utilizem a Habitação popular como exercício de Atelier usando casos reais que venham a ser executados para que os alunos tenham, ainda enquanto alunos, projetos seus executados.

5 EIXO TEMÁTICO 3: A Estrutura Curricular PALESTRA 1: ALGUMAS SUGESTÕES DE MODIFICAÇÕES IMEDIATAS DO CURRÍCULO DE ARQUITETURA DA FAUFBA. Alberto Rafael Cordiviola (Chango) Propõe modificações no currículo: Ateliê de integração (3º ano) Redução da carga horária dos ateliês; Redução da carga horária de Expressão Gráfica para 102 horas/semestrais. Realização de um Ateliê de Planejamento Urbano e Regional anterior ao Ateliê V.

6 EIXO TEMÁTICO 3: A Estrutura Curricular PALESTRA 2: PROPOSTA PARA A REFORMULAÇÃO DE DISCIPLINAS DE CONFORTO AMBIENTAL. Jussana Nery Propõe o agrupamento de Conforto I e II em única disciplina Conforto Térmico de 85 horas; Substituição de Conforto III por Conforto Luminoso e Acústico com 85 horas; Laboratórios de Conforto I, II e III por disciplinas optativas de Laboratórios de Conforto Ambiental para Ateliê III com 68 horas e Tópicos Especiais;

7 EIXO TEMÁTICO 3: A Estrutura Curricular PALESTRA 3: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA GRADE CURRICULAR, QUANDO COMEÇAR? Guivaldo D´Alexandria Propõe uma atividade Introdução ao Estágio por volta do 2º ano permitindo realizar um breve preâmbulo sobre as atividades de estágio; Manter a disciplina Estágio Supervisionado no fim do curso.

8 EIXO TEMÁTICO 3: A Estrutura Curricular ARQBAHIA - QUADRO ATUAL DA ARQUITETURA NA BAHIA: FORMAÇÃO PROFISSIONAL, DEMANDAS E MERCADO DE TRABALHO – O MERCADO DE ESTÁGIOS E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM ARQUITETURA E URBANISMO EM SALVADOR. Anderson Villaverde Apresenta os resultados da pesquisa em empresas de estágios com CIEE, IEL e a FAUFBA no período ; A empresa que mais disponibiliza vagas para estagiários é Empresa de Azulejos.

9 EIXO TEMÁTICO 3: A Estrutura Curricular SUGESTÕES, CRÍTICAS E PROPOSTAS DE ESTUDANTES Reclamam do acesso à Biblioteca e nos Laboratórios; Questionam sobre a falta do Desenho Arquitetônico; Sugerem a eliminação de pré-requisitos; Reclamam do espaço físico, equipamentos sucateados. SUGESTÕES, CRÍTICAS E PROPOSTAS DE PROFESSORES Professor Eduardo propõe da retirada de disciplinas técnicas, como o Desenho Arquitetônico, devem ser retiradas do Ateliê; Professora Izarosara critica à redução da carga horária de Expressão Gráfica, afirmando a qualidade do ensino e as aulas práticas do curso. E afirma que não há sombreamento com Ateliê I; Professor Francisco Costa fala a deficiência do estudante em desenhar esteja em Expressão Gráfica, o qual não consegue aplicar a teoria no desenho do projeto.

10 EIXO TEMÁTICO 4: A Estrutura da Gestão MESA REDONDA PONTOS DE CONFLITO: ESPERAMOS OU NÃO A REFORMA UNIVERSITÁRIA PARA REALIZARMOS AS ALTERAÇÕES PERTINENTES AO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO? DEVEREMOS OU NÃO CRIAR DISPOSITIVOS DE COBRANÇA DA PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS? (ESPECIALMENTE OS PROFESSORES DE 40 HORAS E OS DES) QUAIS DISPOSITIVOS SERÃO ESTES? O ESPAÇO FÍSICO DA FAUFBA NÃO É COMPATÍVEL COM UM POSSÍVEL USO INTEGRAL DO REGIME DE TRABALHO DOS PROFESSORES. QUE CAMINHOS TOMAREMOS EM UMA POSSÍVEL AMPLIAÇÃO ARQUITETÔNICA NA FAUFBA? COMPLETAR O QUE ESTÁ INACABADO? APROVEITAR O ESPAÇO DO SMURB CRIANDO UMA PASSARELA ATÉ LÁ? QUE DESENHO INSTITUCIONAL DE GESTÃO DEVERÁ SER ADOTADO PARA A FAUFBA A FIM DE GARANTIR A FORMAÇÃO DOS ARQUITETOS, A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE AS DIVERSAS ÁREAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO? OS DEPARTAMENTOS DETÊM UM PODER MUITO IMPORTANTE: O DE CONTRATAR PROFESSORES. SE SAIMOS DE 5 PARA 4 OU 3 DEPARTAMENTOS PERDEMOS VAGAS PARA PROFESSORES. PODERÃO AS VERBAS DA PÓS-GRADUAÇÃO, DE ALGUMA MANEIRA, AUXILIAR A GRADUAÇÃO? OS PROJETOS DE EXTENSÃO NÃO DEVERIAM SER ALGUMAS DAS MANEIRAS DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA A FAUFBA?

11 OS ALUNOS DA GRADUAÇÃO TÊM DE FATO ACESSO ÀS DISCIPLINAS DA PÓS-GRADUAÇÃO? ESTA CONTA COMO CRÉDITOS PARA O ALUNOS NA GRADUAÇÃO? A BIBLIOTECA FECHADA NÃO PERMITE O CONTATO DIRETO DOS ALUNOS COM OS LIVROS DISTANCIANDO-OS DE UMA SALUTAR E IMPORTANTE RELAÇÃO VISUAL COM AS PUBLICAÇÕES: LIVROS, PERIÓDICOS, ETC. PRESENTES NO ACERVO DA FAUFBA. O SISTEMA DE INFORMATIZAÇÃO AINDA É PRECÁRIO. O QUE PRECISA SER FEITO E O QUE PODE SER FEITO? OS LIVROS NOVOS DEMORAM MUITO PARA FICAREM DISPONÍVEIS NA BIBLIOTECA. QUE PODE SER FEITO PARA MELHORAR ISTO? SE ABRIRMOS A BIBLIOTECA, COMO GARANTIR QUE ESTA NÃO TENHA SEUS LIVROS DANIFICADOS POR ALUNOS, OU MESMO POR PROFESSORES? UMA BIBLIOTECA SETORIAL MUDARIA EM QUE ESTE PERFIL? OS ALUNOS PRECISAM CONHECER MELHOR A UNIVERSIDADE. DE QUE MANEIRAS ISTO PODE SER INCENTIVADO? A REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL FOI UM ESPAÇO CONQUISTADO E NÃO ESTÁ SENDO OCUPADO PELOS ALUNOS. EXISTEM DOIS DEPARTAMENTOS QUE APRESENTAM UMA CERTA IRREGULARIDADE: OS DEPARTAMENTOS II E III – O QUE SERIA MELHOR PARA O FUTURO DESTES DOIS DEPARTAMENTOS? DIVIDIR ENTRE ELES AS ATIVIDADES DE PROJETO DE ARQUITETURA URBANISMO E PAISAGISMO OU FUNDÍ-LOS EM UM SÓ DEPARTAMENTO DE ATELIÊS? SERIAM DE FATO NECESSÁRIOS FUNCIONÁRIOS PARA AS COPIADORAS OU PODERIA HAVER ALGUM TIPO DE SERVIÇO DE AUTO-ATENDIMENTO?

12 PROPOSTAS: CRIAÇÃO DE DISPOSITIVOS DE COBRANÇA DA PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES EM ATIVIDADES TAIS COMO REUNIÕES DE DEPARTAMENTO, CONGREGAÇÃO, DEPARTAMENTAL, ETC. CRIAR UMA PASSARELA LIGANDO A FACULDADE DE ARQUITETURA AO SMURB E INCORPORAR PARTE DO ESPAÇO FÍSICO DESTE PARA O NOSSO CURSO. ENCONTRAR CAMINHOS PARA QUE SE POSSA UTILIZAR PARTE DA VERBA DA PÓS- GRADUAÇÃO PARA A GRADUAÇÃO. CAPTAR RECURSOS DE CURSOS DE EXTENSÃO DE CURTA OU DE MÉDIA DURAÇÃO PARA AUXILIAR NAS DESPESAS DA FAUFBA. ABRIR A BIBLIOTECA PARA O ACESSO DOS ALUNOS E MELHORAR O SEU SISTEMA DE INFORMATIZAÇÃO E SEPARAR ENTRE O DEPARTAMENTO I E II AS ATIVIDADES RELACIONADAS A ARQUITETURA E URBANISMO, RESPECTIVAMENTE OU UNIR OS DOIS DEPARTAMENTOS EM UM SÓ. XXXXXXXXXXXX


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