A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A PELE E O SENTIDO DO TATO. PELE É o maior órgão do ser humano chega a ter 2 m 2 e pesar 4 Kg em um adulto. É constituída por duas camadas: epiderme:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A PELE E O SENTIDO DO TATO. PELE É o maior órgão do ser humano chega a ter 2 m 2 e pesar 4 Kg em um adulto. É constituída por duas camadas: epiderme:"— Transcrição da apresentação:

1 A PELE E O SENTIDO DO TATO

2 PELE É o maior órgão do ser humano chega a ter 2 m 2 e pesar 4 Kg em um adulto. É constituída por duas camadas: epiderme: mais externa tecido epitelial; derme: mais interna tecido conjuntivo.

3 TIPOS DE PELE Principais tipos de pele: com pêlos; pele glabra (sem pêlos).

4 PELE: FUNÇÃO Desempenha uma função essencialmente protetora e atua na regulação da temperatura corporal. pêlos: ação protetora contra a perda de calor pouco significativa em humanos; glândulas sudoríparas: produzem suor a evaporação da água do suor resfria a superfície da pele; glândulas sebáceas: produzem o sebo secreção oleosa que impermeabiliza e lubrifica os pêlos e a pele. A evaporação da água do suor resfria a superfície da pele. O arrepio e o eriçamento dos pêlos são mecanismos de proteção contra a perda excessiva de calor.

5 A PELE E OS RECEPTORES SENSORIAIS A pele é o maior órgão sensorial que possuímos suficientemente sensível para discriminar um ponto em relevo com apenas 0,006 mm de altura e 0,04 mm de largura quando tateado com a ponta do dedo.

6 Receptores de superf í cieSensa ç ão percebida Receptores de KrauseFrio Receptores de RuffiniCalor Receptores de Vater-PaciniPressão Receptores de MeissnerTato Termina ç ões nervosas livres Dor Discos de de MerkelTato e pressão PELE: RECEPTORES SENSORIAIS

7 MODALIDADE SENSORIAL ESTÍMULO TIPO DE RECEPTOR RECEPTOR SENSORIAL TATO PressãoMecanorreceptor Corpúsculos de Vater-Pacini, Meissner e Merkel TEMPERATURA Quantidade de calor Termorreceptor Receptores de Krause (frio) e de Ruffini (calor) DOR Estímulos intensos e substâncias químicas NociceptorTerminações nervosas livres PELE: TIPOS DE RECEPTORES

8 AS ORELHAS E OS SENTIDOS DE AUDIÇÃO E EQUILÍBRIO

9 ANATOMIA DA ORELHA Também chamada órgão vestíbulo-coclear ou estato- acústico. Está dividida em três partes: orelhas externa, média e interna (antigamente denominadas ouvidos externo, médio e interno).

10 ORELHA EXTERNA É formada pelo pavilhão auditivo e pelo canal auditivo externo (conduto ou meato auditivo).

11 PAVILHÃO AUDITIVO Todo o pavilhão auditivo (exceto o lobo ou lóbulo) é constituído por tecido cartilaginoso recoberto por pele capta e canaliza os sons para a orelha média.

12 CANAL AUDITIVO EXTERNO Estabelece a comunicação entre a orelha média e o meio externo. É revestido internamente por pêlos e glândulas, que fabricam uma substância gordurosa e amarelada cerume ou cera retêm poeira e micróbios que eventualmente entram nas orelhas. Termina numa delicada membrana - tímpano ou membrana timpânica fixada ao conduto auditivo externo por um anel de tecido fibroso: o anel timpânico.

13 ORELHA MÉDIA Consiste de: membrana timpânica cavidade timpânica três ossículos articulados suspensos por ligamentos martelo, bigorna e estribo. tuba auditiva ou trompa de Eustáquio coloca a orelha média em continuidade com o ar das fossas nasais normalmente fechada por uma válvula.

14 ORELHA MÉDIA - COMUNICAÇÕES Cabo do martelo comunicação com o tímpano; Bigorna comunicação com o martelo e com o estribo. Estribo apóia-se na janela oval comunicação com a orelha interna; Tuba auditiva (trompa de Eustáquio) comunicação com a faringe permite que o ar penetre na orelha média pressão do ar atmosférico igual de um lado e de outro do tímpano.

15 ORELHA INTERNA Também chamada labirinto. Parte anterior: cóclea ou caracol relacionada com a audição. Parte posterior: vestíbulo e canais semicirculares relacionada com o equilíbrio.

16 CÓCLEA OU CARACOL Membranosa formada por tubos espiralados. Composta por três tubos individuais, colados um ao lado do outro escalas (rampas) timpânica, média (coclear) e vestibular separadas uma da outra por membranas.

17 CÓCLEA OU CARACOL Função: separa os líquidos das escalas média e vestibular têm origem e composição química diferentes importantes para o adequado funcionamento das células receptoras de som. Escala vestibular memb.tectórica escala média membrana basilar escala timpânica

18 CÓCLEA OU CARACOL Órgão de Corti contêm células nervosas ciliares (células sensoriais). sobre o órgão de Corti membrana tectórica se apóia sobre os cílios das células sensoriais. O órgão de Corti está ligado ao nervo vestíbulo- coclear (par VIII).

19 CANAIS SEMICIRCULARES Três tubos em forma de semicírculo que contêm líquido um horizontal e dois verticais em cada lado da cabeça.

20 VESTÍBULO Cavidade cheia de um líquido (perilinfa) entre os canais semicirculares e a cóclea. Contém em seu interior duas bolsas membranosas contendo outro líquido – a endolinfa: utrículo póstero-superior, sáculo ântero-inferior. Não tem função auditiva importante na manutenção do equilíbrio do corpo.

21 AUDIÇÃO: ORELHA EXTERNA Pavilhão auditivo: saliências e sulcos coletam as ondas sonoras e canalizam para o canal auditivo membrana timpânica. Canal auditivo: proteção e amplificação de pressão.

22 AUDIÇÃO: ORELHA MÉDIA Membrana timpânica: a pressão e a descompressão alternadas do ar adjacente à membrana provocam o deslocamento do tímpano para trás e para frente. Membrana timpânica transforma as vibrações sonoras em vibrações mecânicas move os ossículos (martelo, bigorna e estribo) funcionam como alavancas, aumentando a força das vibrações mecânicas amplificadores das vibrações.

23 EQUILÍBRIO O aparelho vestibular detecta: posição da cabeça no espaço, mudanças bruscas de movimento.

24

25

26 LABIRINTITE Labirintite é uma desordem do equilíbrio, geralmente seguinte a uma infecção no trato respiratório superior. Como o nome sugere, a labirintite é um processo inflamatório que afeta os labirintos, os quais abrigam o sistema vestibular no ouvido interno.equilíbrio infecçãoinflamatóriolabirintosouvido


Carregar ppt "A PELE E O SENTIDO DO TATO. PELE É o maior órgão do ser humano chega a ter 2 m 2 e pesar 4 Kg em um adulto. É constituída por duas camadas: epiderme:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google