A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

M ODULO VI – ESPECIFICA INTENSIVO Prof. Regis Romero.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "M ODULO VI – ESPECIFICA INTENSIVO Prof. Regis Romero."— Transcrição da apresentação:

1 M ODULO VI – ESPECIFICA INTENSIVO Prof. Regis Romero

2 QUESTÃO 1 – (RESOLUÇÃO) a) Queda do pH diminui a saturação da oxiemoglobina, liberando mais oxigênio para os tecidos. b) 10% c) A respiração libera gás carbônico, provocando acidose d) o pH mais baixo facilita liberação do oxigênio para os tecidos.

3 QUESTÃO 2 – (RESOLUÇÃO) A) O ácido úrico é resultado da metabolização das proteínas B) O sistema excretor e os rins são os responsáveis diretamente pelo acúmulo de ácido úrico. C) As artérias são vasos que distribuem sangue que sai do coração; contêm paredes grossas formadas por três camadas de tecido: a mais interna, de tecido epitelial; a intermediária, de tecido conjuntivo elástico; e a mais externa, de tecido muscular liso. Esses dois últimos tecidos terão seu funcionamento comprometido em virtude de sofrerem contração constante, já que a calcificação impede essa atividade. D) Os insetos convertem a amônia em ácido úrico E) produção de ácido úrico por alguns animais terrestres é vantajosa pelo fato de este ser uma substância menos tóxica que a amônia e ser menos insolúvel em água, o que faz com que haja uma menor perda de água na excreção desses animais.

4 QUESTÃO 3 – (RESOLUÇÃO) a) Anfíbios e Mamíferos. b) Aves (I), são animais endotérmicos. c) O tubarão (III), apresenta endoesqueleto cartilaginoso. d) Répteis crocodilianos (II) possuem coração tetracavitário. Os não crocodilianos apresentam coração tricavitário.

5 QUESTÃO 4 – (RESOLUÇÃO) A eritropoitina é um hormônio produzido pelos rins, em situações de baixa de oxigênio no sangue. O hormônio atua diretamente na medula óssea aumentando a produção de hemácias. Um volume maior de hemácias no sangue transporta o oxigênio com maior facilidade ao tecido muscular, evitando que entre em respiração anaeróbia, produza lactato e causa cãibra no atleta. O doping biológico era usado no passado como tranfusão de sangue.

6 QUESTÃO 5 – (RESOLUÇÃO) Quanto maior o peso do animal menor é a variação de temperatura da noite pro dia. Você deveria lembrar agora que o animal mais pesado: 1) tem maior quantidade de massa muscular e 2) tem maior quantidade de tecido adiposo... Se possui maior massa muscular é capaz de produzir maior quantidade de energia, impedindo que a temperatura corporal caia muito durante a noite. E o tecido adiposo, funciona nos animais como um isolante térmico, impedindo a perda de calor para o meio ambiente.

7 QUESTÃO 6 – (RESOLUÇÃO) Nos 20 minutos de grande atividade física realizada durante o mergulho da foca, há consumo de O2 (corresponde à linha 2) pela fibras musculares que passam a produzir mais energia (ATP) através da respiração celular e, conseqüentemente, há maior liberação de CO2 (corresponde à linha 1) eliminado durante o processo. Durante o mergulho, o animal não realiza trocas gasosas com o ambiente e o suprimento de O2 presente em seu sangue não é suficiente para o metabolismo aeróbio. Nesse caso, as fibras musculares também realizam fermentação lática (processo anaeróbio) para produzir ATP, liberando no final do processo o ácido lático (corresponde à linha 3),que é posteriormente degradado durante o metabolismo aeróbio.

8 QUESTÃO 7 – (RESOLUÇÃO) Com o aquecimento global, aumenta nascimento de tartarugas fêmeas em relação ao numero de machos. Por volta de 38° C ocorrera a origem de aproximadamente 70% de fêmeas para 30% machos.

9 QUESTÃO 8 – (RESOLUÇÃO) a) A bile é produzida no fígado e, posteriormente, reabsorvida no intestino delgado. b) As fibras provocam uma eliminação maior da bile, portanto, mais colesterol é requirido pelo fígado para a síntese da bile. Neste caso, há uma redução do colesterol circulante.


Carregar ppt "M ODULO VI – ESPECIFICA INTENSIVO Prof. Regis Romero."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google