A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MEDIDAS DE DISPERSÃO PROF. BRENO RICARDO. Desvio Padrão Para uma amostra de n observações, x1,...,xn, o desvio padrão S é definido como: A vantagem do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MEDIDAS DE DISPERSÃO PROF. BRENO RICARDO. Desvio Padrão Para uma amostra de n observações, x1,...,xn, o desvio padrão S é definido como: A vantagem do."— Transcrição da apresentação:

1 MEDIDAS DE DISPERSÃO PROF. BRENO RICARDO

2 Desvio Padrão Para uma amostra de n observações, x1,...,xn, o desvio padrão S é definido como: A vantagem do desvio padrão é que trata-se de uma medida de variabilidade que leva em conta toda a informação contida na amostra. O desvio-padrão de uma população é representado por σ e o desvio padrão de uma amostra por S.

3 Medidas de Dispersão As medidas mais utilizadas para representar a dispersão é a VARIÂNCIA e o DESVIO PADRÃO. Uma dificuldade é que a variância não é expressa nas mesmas unidades dos dados originais.

4 Desvio Padrão Exemplo: Para a amostra 10, 12, 14, 16 e 18: 1º passo: Calcula-se a média. 2º passo: Calcula-se os desvios de cada valor em relação à média: 10 – 14 = – 14 = – 14 = 0 16 – 14 = – 14 = +4 3º passo: Aplica-se a fórmula do desvio padrão:

5 S = No numerador calculamos os quadrados dos desvios já anteriormente calculados, e no denominador colocamos a quantidade de termos da série. Fazendo os cálculos, teremos: S = = = = 2,82

6 Variância A variância S 2 é definida como o quadrado do desvio padrão. A variância de uma população é representada pela letra grega σ. A variância é o quadrado do desvio padrão, ou seja, σ 2 = 2 = 8.


Carregar ppt "MEDIDAS DE DISPERSÃO PROF. BRENO RICARDO. Desvio Padrão Para uma amostra de n observações, x1,...,xn, o desvio padrão S é definido como: A vantagem do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google