A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROF. ANA PAULA FREITAS Cap.6. Intencionalidade discursiva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROF. ANA PAULA FREITAS Cap.6. Intencionalidade discursiva."— Transcrição da apresentação:

1 PROF. ANA PAULA FREITAS Cap.6. Intencionalidade discursiva

2 Intencionalidade discursiva: Intenções explícitas ou implícitas transmitidas nos discursos dos interlocutores. Textos que dialogam com o leitor (charges e anúncios publicitários) exploram bastante esse recurso. Muitas vezes, geram efeitos cômicos.

3 Manuel Bandeira dizia que a poesia está em toda parte e até onde menos se espera, eis uma frase dele: A poesia está em tudo – tanto nos amores quanto nos chinelos.

4 Existe algum personagem que não participou diretamente da história? Quem poderia ser? O desvio que o coelho fez foi correto em relação ao significado do sinal presente na placa? Por quê?

5 a) O que produz a ironia nessa tira de Hagar? Comente sua resposta. b) O que se pode concluir com a resposta de Hagar, no segundo quadrinho da tira? Justifique.

6 Observe que a expressão ver umas minas na areia é comumente utilizada com um determinado sentido. Que sentido é esse?

7 A)Na tira, há uma expressão que é usualmente empregada em seu sentido figurado. Qual é ela? Explique o que significa e em que contexto é utilizada. B)O humor da tira é produzido pelo sentido que essa expressão adquire no jogo dessas aves. Que sentido é esse?

8 Identifique a intencionalidade discursiva.

9

10


Carregar ppt "PROF. ANA PAULA FREITAS Cap.6. Intencionalidade discursiva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google