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Período Pré-Jesuítico

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Apresentação em tema: "Período Pré-Jesuítico"— Transcrição da apresentação:

1 Período Pré-Jesuítico

2 Localização * Os exploradores espanhóis penetraram no Paraguai em 1516, sob a chefia de Juan Diaz de Solis, esta conquista foi muito trabalhosa e sangrenta, e no final do século ainda não estava concluída; * Além do Paraguai a raça Guarani ocupava toda a área compreendida entre os confins do Equador e o Rio da Prata, quase todo o Brasil, onde foi dizimada pelos portugueses e ainda o Uruguai e as províncias Corrientes e Entre-Rios, na Argentina;

3 Localização * É de costume dizer que ocupava todo o Paraguai, porque o Paraguai no século XVI compreendia toda a bacia dos três grandes rios que convergem para o Prata, até o Andes, do Chile ao Peru, interior da Bolívia, do Brasil e do Uruguai, e mesmo dos Pampas ao Sul de Buenos Aires;

4 Cultura * Os Guarani eram conhecidos como agricultores, mas na sua alimentação também estava presente a caça e a pesca. Com o crescimento da população indígena não podiam sustentar a todos somente com a caça e a pesca, sendo necessário empenhar todas as energias no trabalho agrícola, bem organizado; * O trabalho sério e disciplinado era absolutamente indispensável, já como meio de subsistência, já como método de educação;

5 Cultura * Ao índio guarani não faltava boa saúde e força física, mas a forma como estava habituado a produzir dificultava-lhe o interesse e a constância no trabalho; * Era dotado de extraordinária habilidade, era difícil habituá-lo ao trabalho e mantê-lo ocupado, o dia inteiro, em tarefas que não respondiam aos seus interesses; * A maior dificuldade era a volubilidade dos guaranis: já atacavam o trabalho com denodo, já o largavam sob o pretexto de cansaço;

6 Cultura * Surgiu então a necessidade de muita organização, para não faltarem renovados estímulos; * Iniciou para os Guarani a época de prestar serviços em troca de subsistência, esta era então a primeira forma de trabalho organizado;

7 Encomiendas * A grande nação Guarani, teve seu projeto histórico interrompido e subordinado à conquista espanhola que enviava seus conquistadores a Assuncion em 1537, foi neste ano que os espanhóis estabeleceram um sistema de encomiendas; * O sistema encomiendas funcionava da seguinte maneira o patrono tinha a obrigação de doutrinar índios e, em troca, poderia utilizar a força de seu trabalho;

8 Encomiendas * O sistema era uma forma de escravidão dissimulada. Parte destes índios foi incorporada pelas imensa e complexa máquina colonial nas inúmeras encomiendas espanholas; * Desses grupos ecomiendados não sobrou mais do que 10% da população original, dizimada tanto pela intensidade do trabalho forçado, quanto pelas inúmeras doenças trazidas pelos conquistadores;

9 Casamento * A iniciativa para o casamento partia da mãe da noiva, ou, às vezes, do noivo; * Atualmente na maioria dos casos quem toma a decisão é o rapaz. Este este se entende com a moça e o pai dela, que serve de intermediário entre o pretendente e a mãe da jovem escolhida; * O rapaz se dirige primeiro ao futuro sogro por se tratar de um entendimento de homem para homem. O pai se importa muito pouco com os problemas matrimoniais dos filhos, ao contrário da mãe que se preocupa, pelo destino matrimonial da filha;

10 Casamento * Os Casamentos não duravam a vida toda e as mulheres podiam ser trocadas conforme os interesses e as circunstâncias; * Nos casamentos, a preferência era pelas sobrinhas, filhas das irmãs. A mulher era subalterna e sempre insignificantes, o homem era dominante e o sistema de parentesco regulava as relações entre as famílias;

11 Casamento * O casamento entre parentes eram uma forma de manter a posse das terras, de troca de produtos, de festas, viagens. Cantadores e discursadores percorriam livremente todas as comunidades mesmo em tempos de conflito;

12 Morte * A morte é considera pelos Guarani, como a perda da palavra, a pessoa era considerada morta tão logo ela perdia a capacidade de articular a palavra; * Segundo a teoria da concepção Guarani, a alma-palavra é recebida durante o sono, em sonho pelo pai. Este transmite o sonho a mulher e ela engravida. Quando a mulher engravida sem que o homem tenha sonhado, e porque a alma já havia procurado a mulher para renascer;

13 Morte * Os seus mortos (do grupo, da aldeia) erram enterrados em cemitério próximo à aldeia. O costume mais comum era colocar o cadáver ou os ossos descarnados num vasilhame de barro, coberto por outro menor. Acreditavam que a alma acompanhava o corpo, mas separada, seus mortos eram enterrados na posição fetal, segundo alguns historiadores, acreditavam na reencarnação.

14 Educação * Sua educação ganhou ênfase em 1611, um ano após a primeira fundação, pois os missionários instituíram ensino primário, quando este era privilégio de poucos, fato que causou muita estranheza; * Até na Europa poucos tinham acesso à educação primária. Esta porém era a vontade do rei que prescrevia “escola de primeiras letras aos Povos Indígenas”;

15 Educação * A formação da criança guarani quanto a sua condição de membro de uma aldeia, sua cultura e tradições herdadas de seus antepassados e dos adultos da tribo; * O aprendizado da criança indígena ocorre por meio de sua participação em eventos sociais, em atividades econômicas (caça e pesca) e religiosas (rituais), de acordo com posições predeterminadas pela sua idade e gênero;

16 Educação * Também participam de eventos específicos para seu crescimento social e físico, diferente da sociedade não-índia, a criação de filhos na cultura indígena não depende exclusivamente de seus pais, mas sim de parentes e de outros membros da comunidade;

17 Aldeias * Por serem os Guarani horticultores de floresta, procuravam localizar suas aldeias em meio a floresta sub-tropical, em locais de terras férteis, para fazer suas roças; * A floresta tem a tarefa de abastecer a aldeia com caça e coleta de frutas, raízes e material para construção das suas casas;

18 Aldeias * Outro meio de subsistência importante para os índios era a pesca, por isso não dispensavam a presença de rio nas proximidades, pois além de o rio fornecer os alimentos abastecia de água a aldeia; * Após a colonização, no Rio Grande do Sul, os Guarani construíram suas aldeias as margens de grandes rios e seus afluentes como os Rios Uruguai, Jacuí e Camaquã, também nas margens da Laguna dos Patos e nas encostas da Serra Geral;

19 Aldeias Figura 1 – Aldeias dos Índios Guarani. Fonte [CCM]

20 Religião * Os Guarani se destacavam por sua religiosidade tão intensamente vivida, eles tinham um apego tão grande aos cultos tradicionais e um segredo tão bem guardado sobre a parte sagrada de suas crenças; * Quando foram colonizados, aderiram a religião dos missionários jesuítas, foram batizados, mas jamais abandonaram seus Deuses, jamais deixaram seus rituais sagrados;

21 Religião * Os Guarani são considerados os mais místicos de todos os povos. Clastes diz que “a substância da sociedade guarani é seu mundo religioso. Se o seu ancoradouro neste mundo se perder, então a sociedade desmoronará”; * Os missionários Jesuítas, durante o período reducional, jamais se descuidaram da formação religiosa dos indígenas, mas reconheceram a importância de preservar a cultura tradicional do povo;

22 Religião * A partir de suas concepções religiosas poderiam introduzir uma nova cultura, aproveitando todos os campos da arte, como a música, o artesanato, a escultura onde em toda a criação iam deixando traços da cultura religiosa; * A maioria das esculturas criadas pelos índios reduzidos, são representações de Santos do Catolicismo;

23 Medicina * A medicina, dos tupi-guarani consistia em processos complexos, em que os elementos mágico-religiosos se confundiam com os conhecimentos por assim dizer, científico; * Sabiam do poder das plantas, mas mesmo assim apelavam para o misticismo como garantia do resultado esperado. Para exercer a medicina o médico-feiticeiro caía em estado de transe provocado por um pó de ervas que era aspirado pelas narinas;

24 Medicina * Para se tornar pajé ou médico-feiticeiro, o indivíduo se isolava, privando-se de todo o conforto e limpeza, até enfraquecer-se, quando então, lhe era dado defrontar-se com a entidade sobrenatural evocada que lhe atribuía poderes mágicos; * Entre as práticas medicinais em que o misticismo contribuía com a sua maior dose, podemos salientar as seguintes: a sucção, a sangria, o sopro, a fumigação, o jejum ou abstinência, as incisões e a pintura;

25 Medicina * A forma como a sucção era realizada, conforme os relatos do Padre Antônio Sepp, sem qualquer cuidado com a higiene ou esterilização, simplesmente passando de um ao outro, a dor era um fato secundário, a preocupação maior era a saúde; * O Sopro era outro processo empregado pelos tupi-guarani na cura das doenças. Muitas vezes o sopro antecedia a sugação;

26 Medicina * O sopro entra em todas as cerimônias e atos do pajé. Acreditavam que quando o curandeiro soprava a parte lesada, expelia o mal. E, que soprando também com a mão fechada, cujos dedos se abriam depois, lentamente, espalhava a infelicidade e a morte;

27 Caciques ou Chefes * Os caciques ou chefes eram escolhidos quer entre os mais bravos em combate, quer, com a mesma freqüência, entre os que se destacavam pela excelência de sua arte da palavra; * Cada tribo estava submetida a um cacique cuja autoridade era quase absoluta, se bem que frágil e à mercê de uma reação coletiva da tribo;

28 Caciques ou Chefes * Seria mais fácil descobrir mil caciques do que descobrir um cacique com mil súditos; * Os caciques tinham alguns privilégios, não trabalhavam porque eram sustentados pelos seus seguidores; * Tinham em média 20 a 30 mulheres, muitos filhos, além das criadas;

29 Atual Território Guarani
* Atualmente o território tradicional Guarani compreende o leste do Paraguai, a região de Missiones na Argentina, no norte do Uruguai e no Brasil, partes do Mato grosso do sul e nas regiões sul e sudeste; * No Brasil, a partir da década de 50, os Guarani foram classificados pela etnografia por três grupos: Kaiová, Xiripá e Mbyá. Os Mbyá, atualmente predominante nos estados do sul e no litoral do Brasil se auto-denominam “Nhandeva” que foi traduzido por “nossa gente” ou “ verdadeira pessoa Guarani”.


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